Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Março/Abril! 


 Março/Abril? Mulheres, Índios e Ovos de Páscoa! Héin?! 
.........................................................................................




OBJ 2ª ed. - Old School

Teatro Cacilda Becker                                                    
[Carmem Luz, Gas-PA, B.Boy Mad!]


– e n t r e v i s t a s !!


    Carmem Luz
        - Cia. Étnica /Morro do Andaraí no Rio


Carmem Luz: luz!




    Carmem Luz: fez da Original Breaking Jam uma vitória certa. Está toda feliz pelo projeto Danças Negras, Festas e Pensamento - e pensou muito na GBCR na hora de escrever os detalhes do projeto. A GBCR teve proposta, e compôs residência no Teatro Cacilda Becker.

    Nas suas palavras, escolheu a GBCR porque o nome já diz: Consciente. Não há como a Cia. Étnica colar com quem não trabalha a consciência. "A GBCR é ótima, alto astral, e representa bonito a dança negra, a atitude urbana carioca!" E deixou um beijão pro Luck, pro Berzó, que estão sempre na guerrilha: representam tudo pelo Rio! O zine00 tb manda flores diariamente pressa moça: Carmem, luz e ação!


*Depois dessa OBJ, Poeta Xandu esteve mais duas vezes com a moça, nos espetáculos: Primevos Gestos, Cadiquê? e (quase fui!) na Reú do Sindicato da Dança RJ. Carmem inspirou, valeu do Zine00 um painel especial - dedicado às danças negras e a articulação entre grupos amadores e Cia.s profissionais do Rio de Janeiro. Texto Pesadinho, mas... - Vale conferir!





    MC Gas-PA - rap militante


    A Carmem anunciou e Zine00 anotou: outra Original Breaking Jam !! taremulá!! (*Cortei nesse trecho, que tá no início do post) O Zine00 vê assim: existem apoios, às vezes bem suspeitos, e existe o esforço e a solidariedade entre aqueles que fazem. Estar com Carmem Luz - é certeza de que estamos caminhando pra se organizar.

    Melhor se encontramos gente peso-pesado, como MC Gas-PA, rap militante Luta Armada - uôu! Gas-PA faz parte de um clã frenético no Hip Hop, o Luta Armada, que está representado em várias cidades do Brasil. Além disso, Gas-PA é RAP, BMX e revolucionário de Rio inteiro: asfalto e favela. Também já fez das suas por um break de luta!

B.Boy Júlio/ESAD na roda
e abaixo: gangs reunidas no flow





    Lá em Costa Barros botou uma lenha pra fazer o break acontecer, que de oficina em oficina fez o Costa Break meter frente pelas praças! Uma rapaziada de prima no footwork e o B.Boy Jeff ainda está por aí.


    Sua visão é que o break, o Hip Hop, é veículo pra soltar a emoção, expressão artística e instrumento de luta contra a violência promovida pelo capital. Mas as oficinas estão paradas, que o momento é estudar. Ler muito, escrever um bocadinho, se reunir, conversar sobre o mundo e voltar - com força e vitalidade!



DJs: Nino e Machintal


    Gas-PA espera que o break continue forte, que busque sempre a superação dos obstáculos. Afinal, diz ele: "o forte do break é a garra de batalhar, a reú sincera, a roda formada sem ter o dinheiro como finalidade."

    Deixou um abraço revolucionário para B.Boy Jeff da Maré, pro Lúcio Pedra do Galo, pro Luck da Roc e um salve especial pro Centro de Cultura Hip Hop Acreano e pra minas do rap Dialética! Essas tão pelo Rio, vão gostar de saber! E o Peba da B.Boys Break/AC - também vai gostar!



[ _ Centro de Cultura Hip Hop Acreano _ ] [click!]¬

[ _ Peba da B.Boys Break/AC _ ] [click!]¬






    B.Boy Mad - Old School de verdade!

    O brinco da princesa são nossas histórias: stance puro e verdadeiro. Honrar o break é ver quem faz escola. Lá em 1982, na matinê do Mesquitão, o funking robot levou o coração do B.Boy Mad - Old School de verdade! Tava lá, nessa OBJ histórica! Numa de intervalo, busquei a área de fumantes (ô, coisinha brega!), e encontrei B.Boy Luck de papo com o cara. E ficamos um tempão na pista nessa de trocação de ideia: porque B.Boy Mad já era comentário do Luck faz tempo. Mad, Nick e Luck - tudo garotão pelos bailes da BF!





    Mas B.Boy Mad veio antes do Luck! Essa gastou! rss O baile que hoje a gente conhece, era bem versátil naquele tempo: tinha soul, funk, e passou a ter o charme, o eletro funk e até o new wave entrou nessa, que era rock de roda. Poeta Xandu jogou muito isso também! Era o início dos 80, cheio de novidade pra geral dançar! E pela TV eram os programas BB Vídeo, que depois passou a ter o BB Break - quando formou a Street Dance Crew, com os B.Boyz: Mad, Rob Rap, Bizuca, Lula, Bidu, Xande, Arli - guarda os nomes que isso é o raro das antigas!

    Fertilidade nos bailes, break ocupando não só o Clube Mesquita, mas todos os clubes da BF. Como o break é bruto, logo pintou um enfraquecimento, que B.Boy Mad curou isso se chegando pro baile de Austin. Lá ainda tinha uma gang de break... que era bem fraquinha. Tipo uns 5 anos de diferença em técnica, dedicação.

    Essa gang fraquinha? Era a gang do B.Boy Luck!! kkk! Daí os 80 fechou com a queda do break na baixada e B.Boy Mad pegou e correu pro Largo da Carioca, no Centro do Rio - onde o DJ Marlboro metia roda de break, levava boom-box, mostrava suas montagens de eletro e miame - que depois virou o "baile funk" de hoje. Respeite Essa História - diz o CD da GBCR.


B.Girl Amanda - na sequência!






    Outra roda de break de muito sucesso no Rio foi na Saens Peña, que B.Boy Mad também fez. E assim: Metrô São Bento? História do Break, B.Boy de verdade tinha que ir! Foram B.Boy Mad e B.Boy Lek Bee (DJ tb!), de partida numa 6ª, pegava o sabadão na S.Bento e voltava de noite. Várias vezes isso.

    Conta que um lugar de muita responsa foi a Praça Roosevelt, que era um encontro mais tranquilão, mas também era forte do rap, casa do Código 13 (do disco Cultura de Rua/1988). Dessa época de ouro no Rio, tem Nick, mas na voz do Mad quem é monstrão mermo: B.Boy Luck! Deixou um abração pra GBCR, pro Setor BF de Mesquita, pro MC Slow e todos que fazem o Hip Hop atual!

    Recado do B.Boy Mad: "Honra Old School, não só história do Bronx, mas aqui: história dos Old School da tua área!"


Maluquinho do popping!

    Sabe... quando termino de escrever essas matérias, essas entrevistas... Seinão. Tamo fazendo história no Hip Hop - Poeta Xandu com seus dígitos - eu aprendo com vocês, vocês que leêm também aprendem! Vivam, quebrem, façam: depois tem entrevista. Tudonosso!

    Fui!



   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta...
Clicaê!
         

[ Danças Negras ] [click!]¬




Editorial de Março/Abril:


Mulheres, Índios e Ovos de Páscoa!



[ Original Breaking Jam 2011 ] [click!]¬

[ OBJ 2ª ed. - Shibata, Magic e Tiaguin ] [click!]¬

[ OBJ 2ª ed. - Old School ] [click!]¬

[ Danças Negras ] [click!]¬

[ Danças Negras - no verbo ] [click!]¬

[ Break VS. Danças Negras ] [click!]¬

[ Step One Session/2011 - 1° Niver ] [click!]¬

[ Step 1 - B.Girlz Thay e Amanda ] [click!]¬

[ Step 1 - Reú do 5° Elemento ] [click!]¬

[ SG Breaking Cypher ] [click!]¬

[ B.Boyz Kaléo e Gringo ] [click!]¬

[ B.Girlism - 2011 ] [click!]¬

[ B.GIRLZ na Fita /2011 ] [click!]¬

[ I Love Boom-Box ] [click!]¬








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: