Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Outubro! 
...................................................................





   Não se perca por aí...
chega na Cypher!
E cola com o Break Na Rua!



   Esse Zine00, foi de zero à dez em poucos segundos de b.boy press. Começou falando muita bobagem, até porque o break não é futebol - onde todos conhecem as regras. Fomos aprendendo - Poeta Xandu foi perguntando e escrevendo melhor - os b.boyz falando mais solto. E o compromisso é respeitar essa história, dar visibilidade ao break - quem faz o quê e de que jeito.
   B.Boy Tecnykko? Faz break daquele jeito.

                              Vou dizer como.


Na foto: B.Boyz Tecnykko e PH, de boa!




   No início era um trampo de danças urbanas, com street (1995). Ele hoje vê assim: existia um vazio de proposta cultural. Não? Certo. Faziam ensaios, coreografias, aqueles Michael Jackson todo, mas não tinha um conteúdo - como tem no break. Mesmo assim, o grupo foi crescendo, chegou a botar uns 80 bailadores no ritmo! Depois veio a parceria entre B.Boy Tecnykko e B.Boy Ghél Nikaidô, no projeto Urbanos (2002) - renovação importante na Baixada Fluminense, motor tubinado de Break e Hip Hop.





   B.Boy Tecnykko considera o ano de 2002 o início de sua profissão. Seu grupo colou no Grupo de Rua de Niterói e partiu de tournê pela França. Nessa, o Téc viveu à francesa por um ano; B.Boy Ghél continuou por lá, e hoje se empenha no Projeto Favela - com os núcleos Favela Caxias e Favela Paris.

   De volta ao Brasil, Téc assumiu a organização da Batalha Local [2003], que fez uma bela homenagem ao B.Boy Jagal - com o homem vivo! B.Boy Jagal sempre foi muito querido, também fundamental no Hip Hop 31, um marco breaker em São João de Meriti [2006]. Batalha Local e Hip Hop 31 - depois delas, geral começou a produzir vários rachas e batalhas.






   No Centro Cultural Lira de Ouro, em Caxias, o Mestre de Cerimônias P,10 já tinha posição forte e sempre incentivou a presença de todos os elementos do Hip Hop. Foi nessa que surgiu o 1º Ressaca Hip-Hop [2004], com a presença do MV Bill - evento que selou sua amizade com B.Boy Tecnykko! Como é tudo família da BF, logo o Pê o apresentou aos Enraizados de Nova Iguaçu - e pintou mais trabalho com Hip Hop. Na banca Enraizados: Dudu do Morro Agudo, Re.Fem., Dummont, Kall... B.Boy Tecnykko tem família forte, que só faz crescer!


















   Nada disso acontece pra quem não faz por si: na carteira de trabalho do Téc, tá lá: instrutor em danças urbanas, registrado no Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado Rio de Janeiro. De manhã cedo o despertador toca: são as aulas com Ojuobá Crew, com a molecadinha de Duque de Caxias - só baixa renda, só alto astral! No outro dia tá no Enraizados, em Morro Agudo; de lá pro Pro-Jovem de Austin. É coreógrafo, é instrutor, é produtor - fez até uma ópera-rap (2009), com o grupo Di Malandro. Faz DJ'ng e ainda tem dispô pra meter o Projeto Na Rua, essa nossa Cypher tão querida e amigona.



Na foto: Manos e Minas de São João de Meriti



   Do Urbanos original [de 1995] até o de hoje - muita coisa mudou! Pouca grana? Ainda é a mesma. O amor ao break também. Mas as pessoas estão mais fortes! Ressaca Hip-Hop já completou 8 anos! O rapper P,10 hoje ocupa o Bistrô Brasil/Caxias e o Audio Rebel, na sul, espaços novos, com RAP sempre. Os Enraizados de NI, a cada dia colecionam conquistas, sempre aberto ao break. O Urbanos perdeu seu vínculo com Lira de Ouro, mas promete renovar - com o Raízes Urbanas! Favela Crew, Z1 B.Boys, Raízes Urbanas. Ôu! Carro veloz que ninguém pode parar!



Fotos: os "parcêro" Breaking













   Olhando foto boa assim até... Não. Tudo é difícil. A caravana de break, direto da BF pra Campinas, a BOTY!, até prejuizo deu - isso não rouba a alegria. Conta que a experiência foi importante pela vibe monstruosa que rolou! Dançar break ao lado de gente de todo o país, com a presença de B.Boyz do mais alto nível - foi bom demais! Também foi importante como pesquisa, ver a técnica de outras crews, ver o profissionalismo que cada b.boy empenha para estar ali. Sem falar a troca com Flow Master!


   Um dia como esse, agora, de Cypher Na Rua - e apresentação no Teatro? A galera deu resistência, não topou a ideia de início, mas depois saiu uma coreografia bacana - e taí: re-a-li-za-do! Um espetáculo que vale por dois - vai ter prêmio! Dia 7 de outubro o público de Caxias irá aplaudir a Z1 B.Boys, a mãe do Tecnykko soltará algumas lágrimas... Ser homenageado em cerimonial, junto com personalidades da cultura em Duque de Caxias - isso é o reconhecimento! Parabéns Téc! Vivam as gangs da BF!



   Recado do B.Boy Tecnykko:

"É pra todo mundo acreditar no Break, botar fé em nossas rodas, fortalecer o movimento Hip Hop e esperar sempre mais de todos nossos encontros!"






   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta
o B.Boy Pizza!
Clicaê!
         
-[Pizza!




Editorial de Outubro:




Cypher Na Rua/Out - Conferir?
Clicaê...                            



Antropofagia Breakin' - Conferir?
clicaê...                            


Arranhões de Outubro - Conferir?
clicaê...                            


Duelo Imperial - Conferir?
clicaê...                            







Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: