Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Outubro! 
...................................................................






   Cypher Na Rua recebe
B.Boy Ghél Nikaido
break de Caxias à francesa!




   Diretamente dos underground's de Paris, le garçon-breakê de Caxiê entré en la maison: B.Boy Ghél Nikaido - c'est la vie!








   Antes, uma história... Na Cypher Na rua de 08 de outubro tivemos uma má notícia: Não teremos cypher todas as sextas, será só na última do mês... Por outro lado, BBoy Tecnykko aproveitou para formar mais um núcleo além da Z1 B.Boyz: será o projeto Raízes Urbanas, com uma seleção de b.boyz muito especial - vamos aguardar.



Na foto: Chegou?
Já foi plugado na expô do DJ Hum! (CCBB-Rio)




   Em meio ao burburinho disso tudo, quem aparece? O lendário B.Boy Ghél! Figura mais que importante na cena Caxias, chegou da França onde vive: chegou cheio de ideias revolucionárias! Será uma nova fase para o projeto Favela, com núcleo francês e caixiense - vamos aguardar essa outra frente!




Mundo Gira - A Roda fica no lugar!





   Poeta Xandu só anda armado - pra todo lado surge com o lápis na mão! Alvo da vez? B.Boy Ghél, claro! Esse B.Boy conta que seu início foi de muito baile funk, muito charme e black music. Captou de tudo: ainda viu os mais velhos no estilo funking, curtiu os passos marcados no charme, o funk melody e viu surgir MC Neném, MC Marcinho e todos que estão aí. Um estilo importante foi o popping do Micheal Jackson - que reinou mesmo!



Ghél é recebido por B.Boy Júlio e ?? - novos amigos!



   Sua passagem para o break foi curiosa: teve a influência de poucos segundos de power-move na TV. Não sei se ocorre com advogados ou médicos, mas a os meios de comunicação são essenciais para o break: Poeta Xandu começou de popping, que era o destaque nos anos 80, Ghél já entrou no Power Move - era o que tinha na sua TV!

   Para aprender desse jeito, pela TV, foi logo se jogando no chão, se quebrando todo! rss Daí pegou o back spin, seguiu pra fase B: 6 meses pra completar o moinho de vento [Wind Mill]. B.Girl Petiz contou outro dia: a sua influência foi vídeo de YouTube! Cada um com sua época, seu jeito, sua antena... O Ghél é do nome mesmo, mas o vídeo-game
The King Of The Fighter incentivou a violência... Ficou: Ghél Nikaido - c'est la vie!


B.Boy Pizza tavalá!

   A pista de skate da Vila São Luís deixou de ser um simples território dos locais, passou a contar com a gang do break. Ali foi criada a Força Extrema Crew, que o B.Boy Ghél acredita ser a segunda geração de break em Caxias. Algum tempo depois, entrou o B.Boy Pizza nessa gang, fechando a história que tentamos contar. É Poeta Xandu, parece que as histórias do Ghél, do Téc e do Pizza serão recontadas várias vezes...




Parlê francé? Então falaê!

   Após o início com Força Extrema Crew, B.Boy Ghél fez turnê pela Europa, expandindo horizontes além-Caxias. Em 2004, junto com sua participação na GRN, B.Boy Ghél herdou o projeto Urbanos em Caxias, que era um grupo de 20/30 dançarinos no street dance do professor Júlio - quando esse resolveu parar, passou a guarda ao B.Boy Ghél, que introduziu para o grupo os fundamentos do break.


Ghél et les camarades de Caxiá!



   Ghél só deixou a GRN em 2008, quando montou família na França, morando por lá de vez. Mas o vínculo com o Urbanos continuou, no controle remoto, ele em Paris, Tecnykko em Caxias. Na França um universo diferente se abriu, com gente de variados países, cada um com uma história de resistência cultural. Onde vive, é considerado um lugar mais pobre, onde habitam muitos árabes e Ghél diz: são seres humanos como outros quaisquer. A propaganda é que distorce a imagem - de muitos.





   De uma vida breaker bem vivida, sua preocupação atual é trabalhar sua própria etnia: mesmo com break, Caxias não é Estados Unidos, não é França. No Brasil são graves cenários, sociais, ambientais - e muitas lutas por melhorias. Nesse sentido, o Projeto Favela percorre de Paris à Caxias, sem escalas. São muitos objetivos, de parte com várias frentes: atuar como Cia., fortalecer o Hip Hop, atuar pelo desenvolvimento social e formar crew para campeonatos. Putz... H2 um monte! Por aqui? cabô: Zé Fini!



   Esse B.Boy Press foi feliz - o registro da trajetória do B.Boy Ghél só engrandece nossa cultura!

Valeu Ghél!
Que a B.Boyzada tome o mesmo caminho,
                           fortalecendo nosso break de rua!

                              1 braço - Poeta Xandu






   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta
o Duelo Imperial!
Clicaê!
         
-[Duelo! - Pt.1




Editorial de Outubro:





Duelo Imperial - Conferir?
clicaê...                            



Cypher Na Rua/Out - Conferir?
Clicaê...                            



Antropofagia Breakin' - Conferir?
clicaê...                            


Arranhões de Outubro - Conferir?
clicaê...                            






Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

1 comentários:

Anônimo disse...

vídeo da Cypher - nesse dia aê!!
https://www.youtube.com/watch?v=Qr1mGouGXm8