...................................................................
Zine ØØ: Editorial de Outubro!
................................................................... Dee Jay'ing?
DJ de Funk Style
é bolacheiro Fundamental!
DJ de Funk Style
é bolacheiro Fundamental!
Políticos estão acima dos direitos... Ninguém fala nada? Mentira! Os Mundanos fizeram isso: protestaram contra a propaganda irregular! Vê aí, depois me diz. Usam a pixação, só que atualizada: são politicamente corretos! Desse jeito, todo mundo aceita. No Hip Hop também não tem bobo: usa dessa mistura de bem e mal, pra ganhar direitos que nunca teve. Os raps são alvo constante de moralistas... alguns bem violentos. Gostariam de calar as gangs - agora é rapper, b.boy, tudo na linha de frente nas ONG's. Os DJ's? Eram todos ladrões de direitos autorais - hoje os grandes artistas pedem - DJ é trabalho! É arte!
Quem pode nos julgar? Nascemos sob o direito à vida - daí, acabou-se o que era doce. Tem direito a mais nada: nem casa, comida, roupa, saúde, lazer e a educação? dizem que vai mal... Bom, temos a juventude, cheia de pressa - só aprontando. A propaganda pede pra consumir - que garoto não quer 1 tênis de 1000 reais? Se virar ladrão - ele é o único responsável? Isso é um disco arranhado, desses bem velhos.


A vida é boa! Outro dia estive no CCBB [1-10/out] para ver a exposição do Vinil é Cultura. Trouxe quem? Solamente o cabuloso scratch do DJ Hum!! O fera é original b.boying da Back Spin Crew/1984, metrô São Bento! E peguei meu caderninho - isso já tá no sangue! Perguntei a ele sobre os Bailes voltados para B.Boyz - tem feito também, disse ele.





No aniversário da Back Spin Crew tava lá - DJ Hum comandando o flow! Deve ter sido um dia clássico em Sampa - a pista de skate de São Bernardo tava como? Bombando nos breakz! E antes dessa celebração, fez no SESC São José dos Campos, animando a b.boyzada do ABC. Aos promoters do Break, DJ Hum recomenda muita atenção aos editais, correr atrás de verbas púbicas

É uma dificuldade: nossos B.Boyz e BGirlz não fazem o bar tremer. Ufa! Tudo saúde! E outra é preço, que acaba caro de mais - essas noturnas dificilmente fazem casa pra B.Boy. DJ Hum falou do fim cultural de um evento breaker, mas insiste: é para buscar promoters comprometidos! Pessoas capazes de fazer o comercial. Quem fica parado?
A fila anda - a vida vai, vai-e-vem,
É vucu-vucu no vinil, é o DJ, meu bem!
Discotecagem em alto nível - vem!
Agulha e sulco
é toca-disco
é tudo isso
é old school também!
Da Back Spin tem o Thaíde, DJ Hum - é zen!
É baile forte! break beat, tem swing, além!
Vinte-cinco de carreira, Back Spin! Parabéns!
Ele é cascudo
ajeita tudo:
pitch, graves,
médios e agudos!
Coleção de Bolacheiro - é pra quem tem os fundamentos!
Mete mix de vintage com os mais novos lançamentos!
Back to back, faz scratch, Dj Hum - a casa treme!
Baile Black, estilo Break... Nos trinteitrês RPM!
ÔôÔôu! Dá-lhe Poeta Xandu!
Um scratch das palavras em homenagem a DJ Hum!

No Hip-Hop temos esse apego aos Disc-Jockeys, sujeitos criadores, músicos dos toca-discos. Com a facilidade dos dias atuais, com o universo digital, muitas das novas produções sustentam um conteúdo "vintage" - uma pesquisa de sonoridades dos anos 70 feitas na base do clique. Alerta do DJ Hum: "Muitos desses não podem ser considerados DJ's, não conhecem a manha dos vinis - são apenas selecionadores de músicas". Poeta Xandu completa - se é que sabe o que é um Long Play, uma bolacha de vinil.

DJ Hum deixou um recado pra B.Boyzada aqui do Zine00:
"Ouçam os Clássicos, os fundamentais do Hip-Hop, Break-Beat, muito Funk, peças sonoras que movem o verdadeiro B.Boy!"
Outro DJ nessa expô: deveria ter encontrado o Corello DJ... Cheguei, ele já tinha ido. Quem não madruga, a sorte não ajuda - é o ditado. Mas Poeta Xandu vem é de outro planeta da sorte - encontramos o DJ Bruno Caetano! Esse é da área da Z1 B.Boyz, residente de Caxias - e divide atividade com o DJ Willamy! Nessa empresa vai muita pesquisa em grooves, nu eletro, break beats, além de um modernismo de bate-estaca - na eletrônica. Pegaram tudo isso, mais os trampos de sonorizar pra B.Boyz e fizeram a festa! Literalmente! É a Groove Party, -[Conhece não? click!]¬ já conhecida e amada pelo Zine00 - agora com sua 6ª edição.
Infelizmente, ainda não tivemos a oportunidade certa para estar lá - será que agora vai? DJ Bruno Caetano soltou o sucesso: na última a casa tremeu, mais de 400 pessoas lotando a pista - b.boyzada e b.girlzada tudo por lá! Bom, como o povo diz hoje em dia: o "serviço" é da Gafieira Elite, um casarão próximo à Central do Brasil/Souzaguiar [10 pratas - R.Frei Caneca, 4] - chegalá!

Humberto DJ, pessoa de alto grau de discotecagem, produz um blog que sou fã. Sim, é dedicado ao Charme, mas o Poeta Xandu vé valor em toda a black music. E vai lá, escuta o som, discute com outros leitores - até divulga alguns dos bailes. Tenho meus motivos de interesse também: é um sonho Zine00 roteirizar sobre expressão de dança - muitos b.boyz consideram sua escola nos soul-man/70's.

Em homenagem ao Humberto DJ, divulguei a breve pesquisa que já produzi --- Blaile Black? click!]. Voltar no tempo, encotrar os bailes black originais - tarefa difícil, que depende de quem viveu no tempo - o colega é 1. Não! é 10! Muito som de primeira, seleções primorosas, boas histórias. Apesar de tantos DJ's na ativa, pesquisadores, tudo isso - datas voam, histórias se perdem. É essencial fazer Filme-Doc, nessa responsa do Humberto DJ, William DJ Mix junto: salvar o relógio do tempo, já derretido num quadro de Salvador Dali.
Gente é gente, disco é disco. Gente vai se acabando. Os discos são gravações, músicas de época - eternas flores. Daí: LP pra Vender, Gente pra Comprar... É o que acontece na Feira do Vinil, -[Conhece não? click!]¬ em Copacabana/Rio [até10/OUT], é o que fazem os DJ's Niggas e Formiga, festa Vinil É Arte,-[Conhece não? click!]¬ mas Projeto Sulcos. Não sei. Sei da qualidade, ver Dj Jogado, Dj Campbell tocando com o DJ Kl Jay, de proposta com a Vinil Project.

São muitos encontros de DJ's, feiras, algumas festas - tá uma febre isso! Na cabeça mistura tudo: os discos de samba, bolero e cha-cha-cha, junto com black music, rock, jazz e eletrônicos-ao-infinito - sacode, bota sal e duas pimentas! Sai coisa boa! Isso ganhou nome de turntablism - o fusion, as misturas. É o fundamento de um bom DJ.

Ah! O DJ dedicado ao vinil, no caso do black music, tá com o povo, tá na rua - isso tá! Competição dá moral, respeito, mas não é tudo. [18/out - final do DMC World DJ Championship click!] Finalizo deixando meu salve pro DJ Nino e seu irmão DJ Jeff -[Conhece não? click!]¬, que vão disputar a final do DMC, e novamente pro DJ Mestre LAU! -[Conhece não? click!]¬ Conheci o Mestre agora, boa cria do Hip Hop - pesquisa forte, bailes de break cada vez melhores!
Editorial de Outubro:
Arranhões de Outubro - Conferir?
clicaê...
Cypher Na Rua/Out - Conferir?
Clicaê...
Antropofagia Breakin' - Conferir?
clicaê...
Duelo Imperial - Conferir?
clicaê...
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
0 comentários:
Postar um comentário