Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Outubro! 
...................................................................






   Dee Jay'ing?
DJ de Funk Style
é bolacheiro Fundamental!


   Políticos estão acima dos direitos... Ninguém fala nada? Mentira! Os Mundanos fizeram isso: protestaram contra a propaganda irregular! Vê aí, depois me diz. Usam a pixação, só que atualizada: são politicamente corretos! Desse jeito, todo mundo aceita. No Hip Hop também não tem bobo: usa dessa mistura de bem e mal, pra ganhar direitos que nunca teve. Os raps são alvo constante de moralistas... alguns bem violentos. Gostariam de calar as gangs - agora é rapper, b.boy, tudo na linha de frente nas ONG's. Os DJ's? Eram todos ladrões de direitos autorais - hoje os grandes artistas pedem - DJ é trabalho! É arte!




   Quem pode nos julgar? Nascemos sob o direito à vida - daí, acabou-se o que era doce. Tem direito a mais nada: nem casa, comida, roupa, saúde, lazer e a educação? dizem que vai mal... Bom, temos a juventude, cheia de pressa - só aprontando. A propaganda pede pra consumir - que garoto não quer 1 tênis de 1000 reais? Se virar ladrão - ele é o único responsável? Isso é um disco arranhado, desses bem velhos.


   É preciso ter inteligência, é verdade... Direito é = Respeito; é pra quem tem. Vejo minha coleção de LP's: é uma caixinha de surprezas! Sempre tem um disco bom, desses que eu mesmo já nem lembrava! Faço minha reciclagem cultural visitando o passado, pra prever o futuro. É o que faz um DJ, quando ouve o som de hoje, mas vai na raiz e mistura tudo: cria um futuro novo! Hip-Hop é som de ladrão? B.Boy Frank Ejara e DJ Som 3 fizeram Operação Diamante(1999). Ou seja: pegaram os fundamentos do funk, botaram os beats, os breaks do Hip Hop e brilha! Quem falou mal, agora compra! O mundo dá voltas, como os 33 RPM na minha vitrola.


   A vida é boa! Outro dia estive no CCBB [1-10/out] para ver a exposição do Vinil é Cultura. Trouxe quem? Solamente o cabuloso scratch do DJ Hum!! O fera é original b.boying da Back Spin Crew/1984, metrô São Bento! E peguei meu caderninho - isso já tá no sangue! Perguntei a ele sobre os Bailes voltados para B.Boyz - tem feito também, disse ele. Atualmente DJ Hum cobre as nortunas com Hip Hop comercial, Black Music, Nostalgia [que é o segmento Flash-Back e Charme aqui no Rio] - e volta-e-meia pinta um breaking! DJ Hum? No locking, no popping, faz seu baile! É Hip Hop, joga nas 4, né?


   DJ Hum é humildão: depois de tocar um bocadão, tirou fotos com o público, ainda deu passeio para alguns na exposição de LP's. Eu me liguei: tinha lá um James Brown "Hell" muito nervoso, um Run DMC de tênis no pé, entre outras relíquias menos conhecidas - até pra mim! Mostrou detalhes de arte nas capas, respondia a perguntas: "foi você que comprou?" Uma vida inteira comprando discos e escutar isso... Que nada! Tem até sentido: muitos dos disco eram "novos" - com selo brilhantes da loja de discos, sebo, claro. Comprar disco, pra quem é bolacheiro?, isso vicia mesmo.











   No aniversário da Back Spin Crew tava lá - DJ Hum comandando o flow! Deve ter sido um dia clássico em Sampa - a pista de skate de São Bernardo tava como? Bombando nos breakz! E antes dessa celebração, fez no SESC São José dos Campos, animando a b.boyzada do ABC. Aos promoters do Break, DJ Hum recomenda muita atenção aos editais, correr atrás de verbas púbicas - já que os B.Boyz sustentam um forte papel social. Uma b.boyzada que merece respeito!








   É uma dificuldade: nossos B.Boyz e BGirlz não fazem o bar tremer. Ufa! Tudo saúde! E outra é preço, que acaba caro de mais - essas noturnas dificilmente fazem casa pra B.Boy. DJ Hum falou do fim cultural de um evento breaker, mas insiste: é para buscar promoters comprometidos! Pessoas capazes de fazer o comercial. Quem fica parado?



   A fila anda - a vida vai, vai-e-vem,
   É vucu-vucu no vinil, é o DJ, meu bem!
   Discotecagem em alto nível - vem!

      Agulha e sulco
      é toca-disco
      é tudo isso
      é old school também!

   Da Back Spin tem o Thaíde, DJ Hum - é zen!
   É baile forte! break beat, tem swing, além!
   Vinte-cinco de carreira, Back Spin! Parabéns!

      Ele é cascudo
      ajeita tudo:
      pitch, graves,
      médios e agudos!

   Coleção de Bolacheiro - é pra quem tem os fundamentos!
   Mete mix de vintage com os mais novos lançamentos!
   Back to back, faz scratch, Dj Hum - a casa treme!
   Baile Black, estilo Break... Nos trinteitrês RPM!


   ÔôÔôu! Dá-lhe Poeta Xandu!
Um scratch das palavras em homenagem a DJ Hum!



   No Hip-Hop temos esse apego aos Disc-Jockeys, sujeitos criadores, músicos dos toca-discos. Com a facilidade dos dias atuais, com o universo digital, muitas das novas produções sustentam um conteúdo "vintage" - uma pesquisa de sonoridades dos anos 70 feitas na base do clique. Alerta do DJ Hum: "Muitos desses não podem ser considerados DJ's, não conhecem a manha dos vinis - são apenas selecionadores de músicas". Poeta Xandu completa - se é que sabe o que é um Long Play, uma bolacha de vinil.





   DJ Hum deixou um recado pra B.Boyzada aqui do Zine00:
            "Ouçam os Clássicos, os fundamentais do Hip-Hop, Break-Beat, muito Funk, peças sonoras que movem o verdadeiro B.Boy!"



   Outro DJ nessa expô: deveria ter encontrado o Corello DJ... Cheguei, ele já tinha ido. Quem não madruga, a sorte não ajuda - é o ditado. Mas Poeta Xandu vem é de outro planeta da sorte - encontramos o DJ Bruno Caetano! Esse é da área da Z1 B.Boyz, residente de Caxias - e divide atividade com o DJ Willamy! Nessa empresa vai muita pesquisa em grooves, nu eletro, break beats, além de um modernismo de bate-estaca - na eletrônica. Pegaram tudo isso, mais os trampos de sonorizar pra B.Boyz e fizeram a festa! Literalmente! É a Groove Party, -[Conhece não? click!]¬ já conhecida e amada pelo Zine00 - agora com sua 6ª edição.



   Infelizmente, ainda não tivemos a oportunidade certa para estar lá - será que agora vai? DJ Bruno Caetano soltou o sucesso: na última a casa tremeu, mais de 400 pessoas lotando a pista - b.boyzada e b.girlzada tudo por lá! Bom, como o povo diz hoje em dia: o "serviço" é da Gafieira Elite, um casarão próximo à Central do Brasil/Souzaguiar [10 pratas - R.Frei Caneca, 4] - chegalá!




   Humberto DJ, pessoa de alto grau de discotecagem, produz um blog que sou fã. Sim, é dedicado ao Charme, mas o Poeta Xandu vé valor em toda a black music. E vai lá, escuta o som, discute com outros leitores - até divulga alguns dos bailes. Tenho meus motivos de interesse também: é um sonho Zine00 roteirizar sobre expressão de dança - muitos b.boyz consideram sua escola nos soul-man/70's. Em Sampa, o Nelson Triunfo é abraçado por todos - é a consideração entre gerações. Mergulho necessário, roteiro pronto e Humberto é outro. Já tá de roteiro e filmagens em ação! Viva! -[Conhece não? click!]¬



   Em homenagem ao Humberto DJ, divulguei a breve pesquisa que já produzi --- Blaile Black? click!]. Voltar no tempo, encotrar os bailes black originais - tarefa difícil, que depende de quem viveu no tempo - o colega é 1. Não! é 10! Muito som de primeira, seleções primorosas, boas histórias. Apesar de tantos DJ's na ativa, pesquisadores, tudo isso - datas voam, histórias se perdem. É essencial fazer Filme-Doc, nessa responsa do Humberto DJ, William DJ Mix junto: salvar o relógio do tempo, já derretido num quadro de Salvador Dali.


   Gente é gente, disco é disco. Gente vai se acabando. Os discos são gravações, músicas de época - eternas flores. Daí: LP pra Vender, Gente pra Comprar... É o que acontece na Feira do Vinil, -[Conhece não? click!]¬ em Copacabana/Rio [até10/OUT], é o que fazem os DJ's Niggas e Formiga, festa Vinil É Arte,-[Conhece não? click!]¬ mas Projeto Sulcos. Não sei. Sei da qualidade, ver Dj Jogado, Dj Campbell tocando com o DJ Kl Jay, de proposta com a Vinil Project. -[Conhece não? click!]¬ Sei dos DJ's soul/funk, ainda estão por aí - é conhecê-los para aprender mais sobres os discos que compra. Só os interessados captam vidas-outras, é o que eu sei. Sei que a -[Vida É Um Moinho click!]¬ e a -[Favela Toma Conta!! click!]¬ Tudo nesse findi também!



   São muitos encontros de DJ's, feiras, algumas festas - tá uma febre isso! Na cabeça mistura tudo: os discos de samba, bolero e cha-cha-cha, junto com black music, rock, jazz e eletrônicos-ao-infinito - sacode, bota sal e duas pimentas! Sai coisa boa! Isso ganhou nome de turntablism - o fusion, as misturas. É o fundamento de um bom DJ. São os seletores de frequência, tão bons quanto a trupe do Bê Negão. Outra é ser vazio, sem baile, sem festa - sem gente viva.

   Ah! O DJ dedicado ao vinil, no caso do black music, tá com o povo, tá na rua - isso tá! Competição dá moral, respeito, mas não é tudo. [18/out - final do DMC World DJ Championship click!] Finalizo deixando meu salve pro DJ Nino e seu irmão DJ Jeff -[Conhece não? click!]¬, que vão disputar a final do DMC, e novamente pro DJ Mestre LAU! -[Conhece não? click!]¬ Conheci o Mestre agora, boa cria do Hip Hop - pesquisa forte, bailes de break cada vez melhores!








   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta
Marcelinho Back Spin!
Clicaê!
         
-[Back Spin!




Editorial de Outubro:




Arranhões de Outubro - Conferir?
clicaê...                            


Cypher Na Rua/Out - Conferir?
Clicaê...                            



Antropofagia Breakin' - Conferir?
clicaê...                            


Duelo Imperial - Conferir?
clicaê...                            






Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: