Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger
29/07/2010

Bailão Da Pesada

...................................................................

Zine ØØ:  Um Argumento Da Pesada! 
...................................................................


Confira abaixo. (clica no Leia Mais!)


 Da Pesada: os bailes black do Rio!! 




   Conheci Hélio como participante do cineclube Atântico Negro, organizado pelo professor Clementino - dentro do Espaço Templo Glauber Rocha (click!). Gente da correria. Só faltava o ZinZeroZero chegar junto Atlântico Negro adentro - o debate é intenso e não para! Numa dessas noites de cineclubismo, assistimos ao clássico da fase Blaxploitation: Sweet, Sweetback's Badass Song [1971]. Filme pioneiro no estilo, produzido com recurso quaze-zero por de Melvin Van Peeble. Temática urbana, muitas cores e som raro do Earth Wind and Fire. Vibramos! Afinal esse foi o início, que abriu as portas para o Shaft, com a cena das gangues de ruas e muito funking groove!



   No breve tempo antes da exibição, ficamos numa conversa também intensa: e chegamos a possibilidade de realizar um filme-documentário. Claro! Hélio Rodrigues é cineasta, diretor do filme em lançamento "A Via d´Poesia". O tema, foi tirado de nossas conversas sobre movimentos culturais e religião popular, sobre hip hop e black music, sobre nossos caminhos pessoais. Acabando o filme voltamos ao papo. O tema? Firmou no "baile funk", ou melhor, "Baile Black" - na cena Rio!



   Sobre Baile Black, Hélio sublinhou a importância de escrever um argumento sobre os Bailes de Charme do Rio, com um recorte no tempo entre os 70 e o movimento atual bombando, com o baile do viaduto Negrão de Lima/Madureira. O personagem central? Claro:
Corello DJ.



LUBstreet apresenta:

- a volta do Disco Voador de Marechal Hermes



Ou... Assista na Telona:
Disco Voador/2006 (Clicaqui!)
Youtube: LUBstreet



   Fiel ao movimento, Poeta Xandu pensou logo uma forma de incluir os breakers - afinal nossas gangues também merecem um espaço num filme baile-black! Para isso, o próprio filme do Melvin acabou sugerindo: dar espaço para cores e expressões negras. Algo como roteirizar com menos fala possível - trocar as tradicionais entrevistas, por... Talvez utilizar letreiros coloridos... talvez. Quem entende de câmera é o cineasta, é Hélio - mas quem escreve também vê coisas, imagina... Poeta Xandu escreve pensamentos em movimento veloz, ao vivo e à cores!



   Logo lembrei: o ambiente black do Catumbi foi um parte de minha infância! E também é um clássico na paisagem geral - até o Toni Tornado passou por ali! Também foram referências imediatas: o soul-man Piolho, que soltou um bailado bonito no evento "Dia do Hip-Hop" [nov/2009], no Buraco do Lume. O B.Boy Bala Machine, que tem uma pesquisa corporal forte em dança soul. Ôu! A banca da GBCR! (click!) B.Boy Luck, desde sempre nessa! Ele que me ensinou a respeitar a velha guarda da black dance, os bailadores: Big Paul de Irajá/Madureira, Dom Cridão, Dona Lurdes... O bom Harlley, já em docmentário. Fora os broders do charme: parceiros que formam na comuna dançante dos bailes, os Charmeiros Ning - boas referências!



--- vai de música black?
-----isso é breakbeat, estilo old-school, gosta?

DJ Groovy [CPZ Brasil-25.JUL/BH]
- Oh my God!!!

[PT 1]       [PT 2]       [PT 3]       [PT 4]       [PT 5]


                    






   O MC Slow é outro! Para conversar sobre DJ Luiz Bigode, é o canal - tem bigode de pai! Mas como ele não tá de "bigode na pista", também participa ativamente disso tudo! Sempre dá o seu confere no Clube do Vinil, nos bailes do Disco Voador, do Bangu Atlético Clube - rapper e apresentador respeitado na cena, sempre saudando os bons DJ's de milianos na cena Black Rio! MC Slow é um monstro.



   Escreve "Um Texto Novo Todo Dia" (click!), o que significa... Bom, é uma aula grátis e imperdível pra quem se interessa pelo assunto. Só da banca dele, é certo encontrar DPM Filó (Eq. Soul Gran Prix); DJ Marcão (Eq. Cash Box); DJ Português (Eq. A Cova), DJ Cientista (Eq. Hollywood) e, óbvio: DJ Luiz Bigode, seu pai. Outro dia mesmo: falando sobre a importância do Dr. Dre - deu um argumento + q perfeito para ligar os tempos: o tempo "Disco" ao tempo "H2 Gangsta". Muito bom! Pô, MC Slow é o cara mesmo...



   Do Movimento Negro, Slow lembrou do Zezinho Andrady, e na mesma hora me veio a cabeça o DJ Café: bota som black no intervalo do Buraco do Galo, em Osvaldo Cruz (1o sáb/mês). Café circula no mov. negro, colado com a família da Júlia, cuja mãe é outra referência no assunto: Dona Eva. Júlia é mãe do Toussaint, filho do professor Leandro Verssiani, meu chapa. Poeta Xandu já falou com o Lê pra passar esse adianto!


Grupo Philadelphia apresenta:
A Verdadeira Dança Soul/Charme (3ºmin.+/-)

Dica do Carlão DJ - e viva James Brown!



Ou... Assista na Telona:
Dança Soul p/ J.Brown (Clicaqui!)
Youtube: cultne



   Outra figura de muita luz é Jacqueline dos Prazeres - empolgadíssima no blog Black Factory (click!), faz produça forte em Black Music, figura de frente nas Festas Soul. Tá desde 96 na pista e suas festas são do Black Power legal! Festas que botaram as zonas norte e sul, juntas, nos passos marcados do Charme. E quem aparece de novo neste argumento multi-conversado?
Dj Corello!!




Charme Nacional?

Uma palhinha no passinho marcado:

Set Black Nacional vol.2 [Charles DJ]







Pequena Documentação:
   - Espero não magoar ninguém - muitos erros eu mesmo vou encontrando - todos os dias. Mas a inten... Bobagem! Achou alguma info errada? Favor dirigir-se a gerência! Só falar com o Poeta Xandu!






O Argumento Continua...
Conferir? clicaê...                            

   -[Pt.1]¬   -[Pt.2]¬   -[Pt.3]¬   -[Pt.4]¬   





Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: