Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger
19/10/2010

Arte: Penetras

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Novembro! 
...................................................................





 Casa França-Brasil: com Oiticica!  



Guernica: Pintou-se antidonti, passou, foi ontem...


   Numa de cultura entrei num museu. Pra ver a expô do Hélio Oiticica... Conhece não? Nem é desse blog ficar dando lições de artes, mas o B.Boying é uma Arte, dentro do mundo - o mundo atual com tudo dentro! Darei algumas cambalhotas para mostrar a importância de uma simples visita ao museu. Cacildis!


Picasso - e sua pintura

Guernica em 3D



Ou... Assista na Telona:
Picasso (Clicaqui!)
Youtube: dragful


   Pra falar desse artista é preciso completar o que já disse sobre Arte Moderna e Graffiti. O Moderno possui um lado comercial, globalizado. Uma grande Arte Moderna pode ser uma nova cor, criada por um pintor - que logo é catada pela indústria de tintas, à balde. Outra técnica, com traços, é o exemplo das pinturas do Picasso. É o cubismo: na matemática do tempo, um tempo captado agora está antes do amanhã... O tempo é um relógio pra pensar: o amanhã se faz hoje; hoje é crucial, fundamental. Guernica previu a 2ª Guerra, pra quem quis ver... Enfim, o Picasso é um tremendo Picasso!





CORREDOR FRANÇA BRASIL


   Talvez, não tenho certeza, a Arte Contemporãnea seja essa fórmula, "a fotografia de 1 tempo que permite ver o amanhã". Uma bola de cristal diante de ti, é um quadro, que um pintor faz como uma cigana e te mostra o futuro. Ver o futuro? Isso permite muitas coisas: acertar o número da loteria, saltar do ônibus antes do ladrão entrar, assim, coisas boas! rss É a interatividade, que pode ser uma bobagem, pode ser um assunto mais sério, de importância social.


EXPÔ OITICICA




   Este blog! Você clicaqui, clicacá, clicalá, clicacolá - interativo isso. Se você não dançar break, nem tiver nehuma opinião sobre a vida de um breaker depois ler tanto tanto - que coisa bobinha, héin?! Perdeu tempo.


   O Hélio Oiticica fez algumas séries em Arte Contemporãnea. Fez uns casacões grandes, pra pessoa entrar no museu e vestir - série "Parangolés". Famoso isso.



   E outra grande expressão dele foi a série "Penetráveis". Oferece um universo paralelo que é ele, mas é você: cheio de sentimentos sobre você mesmo.


   Sair da mesmíce já é próprio do break - que manda você botar energia na dança, flavour, sentir a música funcking no ritmo interno. Antes, você era um simples andróide do sistema, sem atitude pra entender o lado humano e verdadeiro da cultura pop.



   O break é pós-pop, e junta com as preocupações do Hip Hop, nas sociais, raciais, e só fica parado quem for... meio bobinho, né? Finge que não sabe de nada. Tem medo dos outros, que vão falar. Ou só não quer fazer nada mesmo.







VÉUS-MISTÉRIOS

   O Hélio Oiticica manda: você obedece. Então, ele criou um labirinto diferente. O que ele sabe? Sabe que eu sou um viciado: usuário de tênis, sapato e chinela. Viciadaço!







   No labirinto dele, você só entra descalço: pra pisar no chão com os próprios pés! Pisar em tudo! Antes, tem um headphone pra tu escutar algumas músicas importantes. Pegou o ritmo, o espírito, escutou e entrou!








   No labirinto você não pode ver no que pisa, não assim de primeira: tudo cercado de véus. Puxa a cortina e pisa: areia! água! espuma! livros! E sai de lá preparado para um novo mundo!




















   Se você realmente entender que matou seus pés de tanto usar sapatos... Talvez ande descalço por um semana inteira. Descalço pelo centro da cidade, entrando em banco, em ônibus, tropeçando em calçada. Essa doeu... Mas é isso: um pé vivo, que sente, que faz, que tem muito a dizer!






AO PÉ DA LETRA



   Valeu Oiticica!

         Labirinto-Arte é assim...

               Poeta Xandu




   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta
Ensaio sobre Cegueira, Graffiti e Urbe!
Clicaê!
         
-[ Urbe-Labirinto!




Editorial de Novembro:




Arte-e-Poética


         -[ Urbe-Labirinto!
         -[Hélio Oiticica
         -[Colisão Literária/NI
         -[Poesia-Favela/UERJ
         -[Antropofagia Urbana!
         



Rota Diadema


         -[ AfroBreak/Beija-Flor!
         -[ Kaos Organizado
         -[ Graff's e Sk8's
         -[ E o Break?
         -[ Ant.Urb - os Breakerz!
         





Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: