Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger
07/03/2012

Luana + Capoeira

.........................................................................................

Zine ØØ [2º Aniversário! yeahh!]
 Editorial 2012 Janeiro/Fevereiro 
.........................................................................................


    Dona Luana!                                

[Ojuobá Axé - Centenário/D.Caxias-RJ]
                                                
–    R e s i s t ê n c i a   N e g r a  !!




   













 ONG Ojuobá Axé!














Conexão DC: Ojuobá Axé




   Alguém ouviu falar de respeito? ZineØØ é nesse modelo: respeita tudo! E muito, imenso, gigante respeito pelo trabalho de Dona Luana! Sabe? Deveria ganhar uma medalha do Itamarati - nomeada embaixadora da negritude de Caxias! E o Breaking por ali também é respeitado, ponto de apoio pros primo mais preto, é espaço conquistado! E vamunessa mulecada!!

Dona Luana e Michelle - Ojuobá Axé!




   Dona Luana? É uma senhora que honra a família antes que tudo! Diz a mãe orgulhosa das crias, da Michele e do Junior, que hoje partilham do mesmo carinho pela iniciativa comunitária. Juntos, realizam um trabalho social, com inclusão da criança, do adolescente, das famílias das redondezas do bairro Centenário!


Zumbi do Calçadão




   Sua história já nasce bonita na origem. Luana é natural de Salvador, na Bahia, onde é fundadora do primeiro bloco afro do Brasil, que é o Ilê Ayê. Outra marca da qual pode se orgulhar é ter criado a Instituição Afro Cultural Ojuobá Axé, uma linda história de amor que se iniciou ainda em 1999.








expressões negras!




















---------------------------------------
no Calçadão de Caxias - Dia Zumbi!
---------------------------------------




   Veio morar no Rio de Janeiro, em 1978, com a esperança de poder avançar, crescer socialmente... Mas encontrou um ambiente social bastante precário, uma forte cultura de discriminação racial, descaminho para os jovens... e se reinventou com sua atitude! Resolveu levantar as mangas: "Porque droga e violência tem no mundo inteiro!"

DJ DuNegro calçadão - Dia Zumbi!


   As famílias dali tem uma parceria com a casa, são pessoas que frenquentam os cursos, a custo zero, e já bateram a marca de 800 crianças! Hoje são mais de 400 meninos - isso não é pouco! Sempre foi respeitada, considerada, e abre as portas para todos - na condição que também se observe as regras da casa.























   A cultura de inclusão é o fundamento. São reais parcerias, com famílias dali, gente sofrida das comunidades pobres dali: da rua Cel. Alberto, da Manuel de Reis, Corte 8, Bela Vista, morro da Telefônica, morro do Sapo, Mangueirinha... São projetos que atendem a região.



   Junto com o que já existe na Ojuobá Axé: em capoeira, inglês, ballet clássico, dança afro, percussão... em breve veremos também o nosso Hip Hop! O Breaking beira mais essa frente! Depende de nós. Só falta um passo mais firme e tamos aê!


Zumbi dos Palmares

   Como sempre, o Novembro é intenso na Ojuobá Axé. Nos dias 20 e 21, no Zumbi dos Palmares, o famoso Calçadão do Centro de Duque de Caxias teve Hip Hop, capoeira, feijoada comunitária, e um momento ecumênico! Tudo na conta da Ojuobá Axé!
E O ZineØØ LÁ! COMO NÃO?!










   "Zumbi dos Palmares é líder do Brasil, de todas as raças, que fez a união de todas as culturas lá na Serra da Barriga. Será um momento de manifestação religiosa, com padre, pastor, pai de santo, cigano se aparecer. Um momento ecumênico - o Brasil é uma universidade imensa e nós somos contra qualquer tipo de discriminação!"

break no Calçadão - Dia Zumbi!












   Luana agradece "a comunidade do Centenário, a população que apoia a Ojuobá Axé, especialmente o pessoal da casa: o Júnior, a Michelle Luana, o Marcelo Eduardo, o Feijah que é da capoeira, o mestre Calado, que agora é pai, e todos que fazem a terceira geração - que se formaram aqui e hoje trabalham aqui! Beijo no coração de todos vocês!"

Muita honra Poeta Xandu estar ali e com ela: Dona Luana da Ojuobá Axé!

Axé!




Prof. Calado
- Ojuobá Axé

   Uma das fontes de maior renovação no Breaking, isso é certo: é a capoeira! Fonte dos melhores saltos mortais já vistos, foi a capoeira que deu prestígio ao B.Boy Alemão, hoje na Austrália, e também não posso esquecer: B.Boy Luan da Funk Fockers, e melhor - B.Boy Neguin! - nosso campeão dumundo também teve início na capoeiragem!






   No dia 20 o ZineØØ esteve em Caxias, numa de fechar com Zumbi e dar mais essa moral pra região. Na mesma Praça do Pacificador, onde rola a nossa cypher, também é ponto pra capoeira. Aliás, tava lá uma linda exposição sobre a trajetória de Abdias Nascimento, militante pelo negro brasileiro falecido nesse 2011, que também foi motivo de umas oficinas no final do mês de outubro!

teatro Raul Cortez - Dia Zumbi!




   Em Duque de Caxias são vários mestres de primeira linha, da herança do Mestre Nacional, pioneiro por ali. Da formação criada pelo Nacional saíram vários mestres da atualidade, inclusive o mestre do Prof. Calado!



   Mas pra dar o recado certinho o ZineØØ faz assim: debaixo da biblioteca do Oscar Niemayer estavam maiores capoeiristas dessa casa, os mestres Cosme, Ipiranga e Angolinha! Esses, fora os outros que ainda estavam por chegar, são professores em vários cantos do Rio de Janeiro, mas que formam na base forte de Duque de Caxias.

   E a chamada é pro dia 17 de Dezembro (todo ano é igual) - será o grande encontro da capoeiragem, com a vinda dos mestres que estão na Europa, nos Estados Unidos! Todos estarão no Rio especialmente para esse momento de confraternização!


dona luana
dj tecknikko e família













MC P,10




Onde?

   17/DEZ - No Colégio Marcos Freitas, na rua José de Alvarenga, uma esquina fundamental dessa grande escola de capoeira - e melhor! O mestre falou com o ZineØØ que é pra GERAL chegar! e formar uma roda de break por ali, que a capoeira é nossa mãe nisso tudo! Ôutz! Aí sim! Convite mais que forte!


   Voltando: o Prof. Calado é história que se confunde com o início dos projetos na Ojoubá Axé! Na sua época o forte era o bloco de afoxé e a capoeira. O jovem que chegava prali, muitas vezes com problema em casa, e encontrava nas ruas mais problemas ainda, nas drogas, na violência - mas podia ir para lá pra ter outra opção!

Capoeira - Ojuobá Axé!


   Prof. Calado: "O meu vício foi a capoeira! Foi o mestre Wali, foi o professor Pitu, de quem fui aluno e dou continuidade a esse trabalho."



capoeira no Calçadão - Dia Zumbi!


   16 anos depois, Prof. Calado virou professor e funcionário da casa, trabalhando com cultura, na capoeira - "poucos tem essa oportunidade!" Ali estão novas gerações, filhos de gente que se formou por ali mesmo. Hoje, as turmas batem em 80 alunos, e um batizado por ali: lota!


   "Hoje tenho meu conforto, dentro da cultura, e vejo o Hip Hop do mesmo jeito. Uma parte da capoeira abraçou o Hip Hop, e também o contrário, por conta dessa visão."



   "Deus deu muita sabedoria a todas as coisas... Como a capoeira, que pode ser usada para o mau... Tanto a capoeira, como o Hip Hop - tudo pode ter um benefício!"



   "A Ojuobá é lugar pra cultura. Que Deus ilumine Dona Luana, por tudo que ela significa, e faz desse lugar um canto especial - e minha pessoa, como um dos multiplicadores desse projeto!"



   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta...
Clicaê!
         

[ ZineØØ na Universidade ] [click!]¬



Zine ØØ - B.Boy Press [2º Aniversário! yeahh!]



    [ DC Kids - Duque de Caxias ] [click!]¬

        [ Evolution H2 - Guto Vieira ] [click!]¬

            [ H2 Freestyle - Cia. Enígma ] [click!]¬

                [ DC: Luana + Zumbi + Capoeira ] [click!]¬


[ ZineØØ na Universidade ] [click!]¬

[ Arará: Hip Hop Sanduba ] [click!]¬

[ Zulu Freak: Manguinhos! ] [click!]¬

[ B.Girl Talks - na Maré ] [click!]¬

[ RAP + Break Manguinhos! ] [click!]¬

[ 3º Perifery Escolar - Itaguaí ] [click!]¬

[ União Breaker de Itaguaí ] [click!]¬

[ Itaguaí x SJ. de Meriti ] [click!]¬

[ Cia. Da Rua - SJ Meriti/RJ! ] [click!]¬

[ Da Rua "Kids" - o projeto ] [click!]¬

[ Da Rua: fechamento ] [click!]¬

[ Rio Breaking!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬

[ Bailes Black!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬

[ Fundamentos!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬







Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: