Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Maio/Junho! 
.........................................................................................


   
Os Bailes Black e as Melôs!

[isso das antigas...]                                                


–    b a i l e    b l a c k    !


    Pra fechar com o baile dos cocotas - pra ninguém dizer que era ruim, coisa assim que ninguém gostasse... Não, geral caía dentro. E nisso vou lá no Humberto DJ buscar suas memórias, do seu falecido amigo Alaô, antigo diretor social do Sport Club Mackensie. De 1976 a 1978, Alaô agitava a molecada com suas brincadeiras, com os sucessos das Equipes de Som: Khaúnna, Apoluisom, Concepção Erótica, The House of Rock, etc.

[Clica!!      Clica!!]

    Então era isso: a importância do Alaô e do clube Mackensie. Ele fazia as tardes dançantes, o "Baile Chupeta", que começava de tarde e terminava as 19 horas. Botava o som dos blacks e também fazia os "eternos bailes cocótas, quando HOLD BACK THE WATER era o hit que abalava as estruturas do clube." Esse som aparece no filme Cidade de Deus - o baile de despedida do... Ah! vê lá.

B.T.O. (Bachman Turner Overdrive)
Som: Hold back the water

by Japan tour 1977-Thorens td 125 Mk II - Shure M97 he ah


Ou... Assista na Telona: B.T.O. (Clicaqui!)

    Um sucesso muito grande no rock foi esse som do B.T.O. - ficou pra sempre na memória. O som é bom, mas também firmou muito na memória por conta da sua "melô" popular. A letra? na tradução, fala do próprio músico, que por onde ele fosse tocar, por todo os EUA, sempre tinha uma fumacinha perseguindo ele. Fumacinha, qual? Ele diz que não fuma, jurou pelo pastor. Uma nuvem... Então, ele achava que era chuva, e cantava assim:

    Hold back the water, I gotta fine time to burn!

    Tradução:
    Segura a água: eu tenho um tempo bom para queimar!

    Que a galera traduziu como bem quis, num estilo bem Maracanã:

    "Vou dar porrada! Porrada vai comer na geral!"

    Imortal isso.


    Foi o Humberto DJ, quase sempre ele, que lembrou das melôs. Tinha um lado, que era das rádios, dos locutores botarem apelidos nas músicas - sobre isso, Humberto diz que tornou o povo mais ignorante, sem saber detalhes dos artistas, das músicas. E o outro lado das melôs - ah! essa era na boca do povo! que sabia tudo de inglês!! Inglês do tipo embromation, traduziam-se as músicas do jeito que melhor soava... Muita zuação!

    O mais clássico do baile funk, de todos os tempos, foi a música do grupo Freestyle - It´s Automatic. (que sem saber como falar isso, a galera transformou em "só-tó-méri!!" - muita sabedoria do povo!) Esse grupo esteve aqui (junho de 2008) pra se apresentar no Clube River - na responsa do DJ Português, Dj Ricardinho e Gello, abalando o recanto da Piedade. Mas daí, já não era mais pra banda de funk nem nada: era o tempo do eletrônico, anos 80 the killer! Agora, sente a diferença, numa session do Cassiano, ícone do soul-funk, batendo de frente com o RAP do GOG - som inspiração aqui do Zine00:

Cassiano                              
Nome: Genival Cassiano dos Santos                              
Faixa: Onda                               
LP: Cuban Soul (1978)                              

                              



            G.O.G.
            Nome: Genival Oliveira Gonçalves
            Faixa: Foi somente (onda)
            CD: Aviso às Gerações (2006)

            




A Morte dos Bailes da Pesada...
...e o surgimento dos Bailes Black!

-[ Amanda Palomo Alves ]¬ (click!)
* Mestre e Pesquisadora em História pela Universidade Estadual de Maringá.


    É técnica, é época. Essa coisa de memória é fogo. Se você segue pela Estrada do Madureira, em Cabuçu, vai encontrar Celinho DJ, fechando no Charme da Equipe Signal. Se colar no DJ Mamute, de vários bailes do Rio de Janeiro, sacudia pela Pipo´s, em São Gonçalo, no Vila Lage. E certa vez entrou no desafio com Humberto DJ, pela Signu´s. Humberto tava de convidado, ficou esperando pra ver o set esquentar - cachorro lôco! Celinho lascou com tudo de Miami, a começar com Bass Mechanic, sonzera do ADE - a Melô do Cachorro. Ficou ruim pro Humberto encarar.



Medley Porto da Pedra
Imagina a quantidade de gente que ía, com ônibus bancado pela Furacão, fazendo aquela zona pelo caminho? Hã? Chegar no baile de mulão, que alegria! E o desrespeito rola! rss Piruca avua! Hã?

Rádião sintonizado na Imprensa FM 102,1 - Hã? Clássico! kkk!

Ou... Assista na Telona: Porto da Pedra (Clicaqui!)
Youtube: conexo20000



ZZ Disco - ao vivo 2

Gritão na Praça da Bandeira - BF

Dick do Gramacho, Jardim, Morro do Engenho... Tempo de Festival no Pavunense, com grito de comunidade (medley), que distribuía troféu, fazia competição de RAP da Rainha, cabo de guerra, sueca, bandeira, o casal mais elegante - enfim... era ou não era um Carna-Black? Hã?


Ou... Assista na Telona: Gritão na Praça (Clicaqui!)
Youtube: DILO234tijuca



    Disso aê emcima é que se vê a diferença grande, entre o "RAP do Funk" e o "RAP de Hip Hop". O funk é um Carna-Black danado! A Pipo´s era "o encontro da massa", e de muitas lembranças pro Marquinhos MC´s, que emplacou o RAP da Gatinha. Pow! Marquinhos é um marco no Grande Rio! Formou em 1986 sua tropa dançante: a Turma dos Smurfs!! Um grupo histórico, representante da Vila Rosário/Duque de Caxias, que fez escola prum montão de outros grupos. Poeta Xandu ainda vai pedir a ele pra me conceder uma entrevista e poder escrever mais das suas memórias - por enquanto, só a palhinha... Esse grupo teve o nome de Simple Dance, como equipe de dança, abrindo vários shows, Lobão, Sandra de Sá, trabalhando com as equipes de baile - muita história!


    Turma dos Smurfs era frequente nos bailes da Equipe Giros, no clube de Nova Iguaçu. Formaram uma galera de baile diferente das que já existiam - e incendiaram a cena! O início foi no baile do CEMA da Vila Rosário, "que era muito vazio". Depois se espalharam: Brasil Disco Funk no Pavão, no baile da equipe Flash Dance no Pan do Pilar, no baile da Mind Power no Zito´s Clube, Rosário de Saracuruna, Clai de Imbariê. Forte mesmo era no Recreativo Caxiense, salão de festas predileto pra Turma dos Smurfs - dominou Duque de Caxias e Grande Rio!

Simple Dance

RAP de Caxias

Ou... Assista na Telona: RAP de Caxias (Clicaqui!)
Youtube: mmmcs41



Marquinho "Jackson"

    Tipo assim: Marquinhos é Old School, foi do Break, foi profissional nas danças funking. Junto com seu grupo, além de fazer uma grana nas danças, também chegou a ter uns RAPs gravados. Isso é força, é determinação. E outra também, é a cara do Poeta Xandu registrar isso: foi a presença do B.Boy Ninja ali pela Vila do Rosário. Paulista, que migrou pra ali nessa época - foi B.Boy Ninja quem passou a manha do moínho de vento para essa turma. Moinho de Vento, Tartaruga, Mortal, Giro de Cabeça, Giro de costas, Carrossel, Suicídio - olha só os nomes dos movimentos! Isso é Old School demaaais! kkkk!





nos moves!

Marquinhos, João Paulo e Bhega






   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta...
Clicaê!
         

[ A Turma dos Smurfs ] [click!]¬



Editorial de Maio/Junho:


Bailes Black: nosso Break atual!



[ B.Boyz na Taba! ] [click!]¬

[ Turbilhão H2: a volta! ] [click!]¬

[ Turbilhão: Bio Crew! ] [click!]¬

[ Turbilhão: Máfia 44! ] [click!]¬

[ Conexão na Fosfobox! ] [click!]¬

[ Conexão: tintas do Lima! ] [click!]¬

[ Guerra dos B.Boyz do Guetho ] [click!]¬

[ GBG - B.Girlz pela ZO! ] [click!]¬

[ GBG - B.Boy Max, Rubi e Kipula! ] [click!]¬

[ Na Rua - 1° Niver da Cypher! ] [click!]¬

[ Na Rua - Espaço e Vibe ] [click!]¬

[ Cypher Caxias: Entrevistas! ] [click!]¬

[ Cypher Caxias: Tradição! ] [click!]¬

[ Rio Breaking!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬




Bailes Black: nosso Old School!

(continuação... pesquisa sobre os Bailes da Pesada)

[ Os Black e os Cocotas! ] [click!]¬

[ A Reportagem de Lena Frias ] [click!]¬

[ Os Black e as Melôs ] [click!]¬

[ A Turma dos Smurfs ] [click!]¬

[ Bailes Black!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬



Bailes Black: nossos fundamentos!

(continuação... pesquisa sobre Atitude na Parada!)

[ Fundamentos do H2... Algo Novo?? ] [click!]¬

[ Fundamentos!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: