...................................................................
Zine ØØ: Editorial de Dezembro!
................................................................... Dia do Hip Hop - 12/NOV
Negro Livre, Negro Livro!
Negro Livre, Negro Livro!
Mídia impressa.
Zine00? Poeta Xandu lançou mais um fanzine! Simplezão esse trampo, mas tod@s que receberam o jornalzinho ficaram felizes e mais conscientes! Alguns nem sabia o que era um fanzine, outros sorriram por saber que isso ainda existe. É o fundamento: comunicação livre. A liberdade de expressão está em nossas mãos.
Na capa do zine: falar do Bambata, falar do Zumbi dos Palmares, Botar o Cabeção de Zumbi de novo no lugar - atitudes pretas para dias negros! É o niver da Z.1 B.Boyz!! 20 de novembro, dia de Zumbi, dia de PH, Negona, Tecnykko, dia dos ZumB.Boyz e B.Girlz de Caxias! Ôu! que breakatitude que beleza!
Mídia papo-reto.
Daí, que as histórias vão se encaixando nesse quebra-caBreaker! São pecinhas tortas, miúdas, que de longe ninguém diz que se encaixam... No fundo, as vitórias são como uma coleção de pinturas: na exposição só vão as bunitezas... mas um monte de rabiscos e pequenos desenhos ficam guardados, com aquele valor sentimental, das histórias, das alianças. O Poeta Xandu respeita geral - possa crer!
São mídias essenciais: -Mr. Adivan [click!]¬, Reporter Urbano na cena Paulista, os -Enraizados [click!]¬ de Nova Iguaçu, -Dança de Rua Brasil [click!]¬ com B.Boy Guil, os sites do -GOG [click!]¬, -Buzo [click!]¬, -Vaz [click!]¬ (falo nada), as produças do -Cavi [click!]¬, da -Fúria Hip Hop [click!]¬, da -LUB [click!]¬, a TV Rocinha Hip Hop com a -GBCR [click!]¬!!!
Muitas vezes uma crew, uma gang de break, um breaker - se evolver com educação e ativismo é um caminho comum, porém... Falta informação, uma boa Apostila de Hip Hop, nomenclatura de movimentos, noções sobre uma história pouco contado. O Zine00 encontrou e facilitou o acesso aos melhores textos e livros que falam do Hip Hop - uma tradição por aqui. Começo pela Apostila, que é trabalho da CLAM, do Dinho K2, esse grupo de São Gonçalo. Daí apareceu outro nome, Vini da Ativa Crew, que nem sei se é parceiro do Dinho - quem souber, é só falar! Também a South Brothers Crew, junto com Wagner do projeto Break Nos Trink, fizeram Apostila coisa-fina! Pediram pra mandar um alô, quem leu! (email: breaknostrink@hotmail.com) Já leu? Lê aê!
- Apostila Hip Hop (autores: Dinho K2 /CLAM) [Leia Já!]¬
- Apostila Hip Hop (autores: ?Vini? /Ativa Crew) [Leia Já!]¬
- BiBlioteka Hip-Hop CLAM [Leia Já!]¬
- Comunidade Hip-Hop VS. Pimp - Post/CLAM [Leia Já!]¬
- Break Nos Trink - Parte 1 [Leia Já!]¬
- Break Nos Trink - Parte 2 [Leia Já!]¬
Outros:
- Rodrigo Nogueira [Leia Já!]¬ escreve sobre Áfrika Bambaataa no Rio de Janeiro [16/5/2008]
- Revista +Soma (Nº 20) [Leia Já!]¬ Especial sobre o site Bocada Forte - Central Hip-Hop [Leia Já!]¬. Uma rapaziada que faz um b.boy press muito bom!
O Melhor da Leitura:
O Sistema Petrobras disponibiliza livros virtuais como alternativa de educação social on line. Você é do Hip Hop? Leituras obrigatórias acontecem! Conheça a - Seção Literatura [Leia Já!]¬ do Sistema Petrobras! Abaixo deixo alguns exemplos fortes! Ôu! leituras...
Livro: - Acorda Hip-Hop! [Leia Já!]¬
A história do hip-hop no Brasil é contada por DJ TR, com ênfase na politização e conscientização dos jovens da periferia. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - Cidade Ocupada [Leia Já!]¬
Ericson Pires escreveu sobre o Coletivo Imaginário Periférico, movimento com mais de 300 artistas atuando na valorização da produção artística da periferia. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - Cooperifa, Antropofagia Periférica [Leia Já!]¬
Sérgio Vaz conta histórias da Cooperifa, encontro de poetas e rappers de Diadema e periferia paulista. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - Favela Toma Conta [Leia Já!]¬
Alessandro Buzo, agitador cultural e apresentador do Buzão, no programa Manos e Minas, fala sobre hip-hop, literatura e a preocupação com a realidade periférica de São Paulo - só para “suburbanos convictos”. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - História e Memória de Vigário Geral [Leia Já!]¬
A professora Maria Paula Araújo (História /UFRJ) e de Ecio Salles, escreveram sobre Vigário Geral e a importância do AfroReggae, a partir de entrevistas com moradores da comunidade. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - Notícias da Favela [Leia Já!]¬
Cristiane Ramalho, editora do site Viva Favela entre 2001 e 2006, conta como foi a experiência pioneira de formar e trabalhar com repórteres, fotógrafos e editores de dentro das comunidades. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - Poesia Revoltada [Leia Já!]¬
Ecio Salles pesquisou a poesia de rapperz de três regiões – MV Bill /RJ, Racionais MCs /SP, G.O.G. /DF. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Livro: - Trajetória de um Guerreiro [Leia Já!]¬
O autor, DJ Raffa, é da geração original Hip Hop, e fala do movimento nas periferias e dos shows por todo o Brasil. (Aeroplano Editora e Consultoria)
Editorial de Dezembro:
Negritude e Hip Hop
- TV Hip Hop [click!]¬
- B.Boy School [click!]¬
- GBCR Respeito! [click!]¬
- Zulu Nation-Rio [click!]¬
- Guetos Crew [click!]¬
- Girassol Hip Hop [click!]¬
- Turbilhão Hip Hop [click!]¬
- Posse UERJ Hip Hop [click!]¬
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
2 comentários:
putz... todo dia mudam o link, e esse monte de livro agora está reunido neste outro endereço eletrônico aki:
http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura/projetos/27/172
infelizmente n está mais n
Postar um comentário