Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Dezembro! 
...................................................................



No Colubandê com
   Prioridade SG
- Guetos Crew e B.Boy Pluto!!





Arquivo Pr.SG: no "SG in Rap"




   B.Boy Pluto representa pela Guetos Crew e fez a chamada: Girassol Hip Hop e Prioridade SG. Poeta Xandu é assim: marcou na fulinha, pega e vai! E foi! Mês da consciência negra, evento comunitário, os quatro elementos bem representados. Pluto também é raiz no Turbilhão Hip Hop, uma session de alto nível que acontece no SESC São Gonçalo - que o Zine00 também foi! Girassol é uma localidade do Colubandê, morro onde mora o parceiro Diego, músico e MC do Prioridade SG. E quer saber? Só guerreiro histórico, gang da CLAM, SG In Rap, raiz de muita coisa boa! Novembro é deles!




B.Boy Pluto nos mikes!

   Hiii! É o segunte: vou começar falando da importância dessa região pro mês da consciência negra, por Zumbi dos Palmares, pelo cacique guerreiro Arariboia - com niver nesse 22 de novembro. Senta um bocadinho, que lá vem a história.


B.Boy Pluto popping



   São Gonçalo e Nicterói é Hip Hop tipo preto: é interessante notar nomes geográficos tão desconhecidos pra tantos. O professor Pedro Paulo Funari (UNICAMP) ensina sobre o Quilombo do Palmares. Um lugar, sim, de resistência e autonomia negra, bastante africano culturalmente. Porém, registra a presença de pessoas e culturas diferentes também! É coisa que ninguém diz.


B.Boy Digo de chinela mermo



   O Quilombo de Palmares era dividido em vários mocambos (aldeias): Aqualtene, Dombrabanga, Zumbi, Andalaquituche em idioma bântu; Subupira e Tabocas em tupi. A capital era o mocambo chamado Macaco, que pode ser português, ou algo da palavra bântu "mococo"; Amaro é de origem portuguesa. Quem vivia ali? Europeus fugitivos, como fugitivos também foram negros e índios dali. Um lugar de liberdade, autonomia e resistência para todas as cores. Até o dia do cerco: Zumbi dos Palmares caiu em 20 de novembro de 1695.






   Certo. Em São Gonçalo temos o Colubandê, que vem "de nação", da cultura banto. João do Rio investigou sobre isso, sem muita preocupação de pesquisador, só umas entrevistas soltas. Seu entrevistado falou sobre os negros cambindas - "Por negro cambinda é que se compreende que africano foi escravo de branco. Cambinda é burro e sem-vergonha!" Será? Acho que não. Ficaram nomes fortes pela região: Cubango, Zumbi, Mocanguê, Colubandê... "...esses pretos sem-vergonha adoram a flor do girassol que simboliza a lua..."


B.Boy Pluto move forte



   Girassol Hip Hop e Prioridade SG acontecendo no Colubandê... Sob a lua do girassol o povo está de break, rap, dj e grafiti - tá ligado? Sempre tem alguma coisa que ninguém suspeita. Pelo cultural o Zine00 fala sempre nesse estilo. Moral quem bota? é de preto pra preto. De volta pro Hip Hop então.



Diego: mestre de cerimônias



   Uma rapaziada empolgada faz o Hip Hop São Gonçalo acontecer. Daí, é falar da importância do Dinho K2, que hoje é muito reconhecido, mas lá em 2001 era o início do CLAM (Consciência, Liberdade, Atitude e Movimento), com muito RAP e foi um dos maiores incentivadores: o Hip Hop tem que estar junto com a comunidade. Nessa juntou Bolinho, Pluto, Serpente, Rafael D+, Michel, Russo, Carlinhos, Boneca, mór galera. K2 já dançava desde 1982, com baile charme, com funk, até chegar ao break - foi professor nessa cumbuca da Guetos Crew.



DJ Mangueboy
   
   No caminho da evolução aconteceram eventos de grande importância: o SG in Rap, com edição em 2005, 2006, ocupando o SESC da cidade. SG in Rap foi o núcleo forte pro evento Turbilhão, que desde 2008 vem agintando o SESC no quinzenal. Como estrutura, o Guetos Crew promove os 4 elementos, que soma os graffs do Tex, Uno, Pluto, o RAP do Pluto, K2, Alexandre e Dodi, mais o DJ Mangueboy, e no break é JF, Mion, Jefferson, Russo, Anelise, Clarissa, Tainá - e Pluto de novo! Tava vendo?




   Mas a responsa no Turbilhão Hip Hop é dividida. A Guetos Crew é uma parte, sendo o Prioridade SG a banca forte do RAP, o Siri entra com vários parceiros no graffiti - todos sendo reconhecidos em suas lutas pelo SESC, como trabalhadores do Hip Hop! Pluto, por exemplo, não treina mais o B.Boying como já foi, agora é mais professor, dá aulas em street. E é nessa que entra as battles da AKO Dance, uma academia sólida na região. E ainda acontece a União SG Breakerz, junto com a Guetos e a Gangstar Crew, Sangonça na sua face mais forte.

- Observatório do Hip Hop [Leia Já!]¬                              



   É desse movimento intenso que vingou o primeiro projeto social só deles: o Observatório do Hip Hop. A ideia é atuar na comunidade de Monjolos, em Sangonça mesmo, que é um local bastante necessitado de melhorias. Fecharam com a comunidade e programaram oficinas de mídia livre e muito break para molecada. Isso sem falar o tempo em que já atuam com os rappers quilombolas do Campinho, em Paraty. Que beleza é ver o break nas sociais! Casa fortêêê!


   Pluto deixou seu salve pra gang da Flow 021, que está sempre por lá, que valoriza eventos de rua. Pro Fiell e Sky Dance Crew, representando o Santa Marta. Pro Tevez, tb F-021, pra KND Crew, pro JP Black. Pro Kaléo!!! Kaléo tá de aniversário por esses dias (28/Nov) e promete fazer a festa no Encontro H2 do Saco São Francisco/Nicterói!!
Na foto: Don Negrone


   Recado do Pluto: "Precisa as gangs se juntarem. Parar com arrogância, como certos B.Boyz que aprenderam os primeiros passos já se acham. O lance é saber dividir energia e conhecimento pra fortalecer a molecada mais nova!" - é isso mermo, Plutôôô!





   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta Girassol Hip Hop!
Clicaê!
         
- Girassol Hip Hop [click!]¬




Editorial de Dezembro:




Negritude e Hip Hop


         - TV Hip Hop [click!]¬

         - B.Boy School [click!]¬

         - GBCR Respeito! [click!]¬

         - Zulu Nation-Rio [click!]¬

         - Guetos Crew [click!]¬

         - Girassol Hip Hop [click!]¬

         - Turbilhão Hip Hop [click!]¬

         - Posse UERJ Hip Hop [click!]¬





Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

2 comentários:

PLUTO disse...

Sem palavras meu mano, ficou responsa a materia, muita paz tamo junto zine zero zero liga nós

Gordo disse...

pow mano fico honrado de pertecer essa cena , vamo q vamo familia , o movimento só cresce!!!

tamo junto d'outrolado prioridade sg guetos crew, essa é a familia!!!!

Gordo familia soldados da pista