...................................................................
Zine ØØ: Editorial de Dezembro!
................................................................... No Colubandê com
Prioridade SG
- Guetos Crew e B.Boy Pluto!!
Prioridade SG
- Guetos Crew e B.Boy Pluto!!
Arquivo Pr.SG: no "SG in Rap"
B.Boy Pluto representa pela Guetos Crew e fez a chamada: Girassol Hip Hop e Prioridade SG. Poeta Xandu é assim: marcou na fulinha, pega e vai! E foi! Mês da consciência negra, evento comunitário, os quatro elementos bem representados. Pluto também é raiz no Turbilhão Hip Hop, uma session de alto nível que acontece no SESC São Gonçalo - que o Zine00 também foi! Girassol é uma localidade do Colubandê, morro onde mora o parceiro Diego, músico e MC do Prioridade SG. E quer saber? Só guerreiro histórico, gang da CLAM, SG In Rap, raiz de muita coisa boa! Novembro é deles!
B.Boy Pluto nos mikes!
Hiii! É o segunte: vou começar falando da importância dessa região pro mês da consciência negra, por Zumbi dos Palmares, pelo cacique guerreiro Arariboia - com niver nesse 22 de novembro. Senta um bocadinho, que lá vem a história.
B.Boy Pluto popping
São Gonçalo e Nicterói é Hip Hop tipo preto: é interessante notar nomes geográficos tão desconhecidos pra tantos. O professor Pedro Paulo Funari (UNICAMP) ensina sobre o Quilombo do Palmares. Um lugar, sim, de resistência e autonomia negra, bastante africano culturalmente. Porém, registra a presença de pessoas e culturas diferentes também! É coisa que ninguém diz.
B.Boy Digo de chinela mermo
O Quilombo de Palmares era dividido em vários mocambos (aldeias): Aqualtene, Dombrabanga, Zumbi, Andalaquituche em idioma bântu; Subupira e Tabocas em tupi. A capital era o mocambo chamado Macaco, que pode ser português, ou algo da palavra bântu "mococo"; Amaro é de origem portuguesa. Quem vivia ali? Europeus fugitivos, como fugitivos também foram negros e índios dali. Um lugar de liberdade, autonomia e resistência para todas as cores. Até o dia do cerco: Zumbi dos Palmares caiu em 20 de novembro de 1695.
Certo. Em São Gonçalo temos o Colubandê, que vem "de nação", da cultura banto. João do Rio investigou sobre isso, sem muita preocupação de pesquisador, só umas entrevistas soltas. Seu entrevistado falou sobre os negros cambindas - "Por negro cambinda é que se compreende que africano foi escravo de branco. Cambinda é burro e sem-vergonha!" Será? Acho que não. Ficaram nomes fortes pela região: Cubango, Zumbi, Mocanguê, Colubandê... "...esses pretos sem-vergonha adoram a flor do girassol que simboliza a lua..."
B.Boy Pluto move forte
Girassol Hip Hop e Prioridade SG acontecendo no Colubandê... Sob a lua do girassol o povo está de break, rap, dj e grafiti - tá ligado? Sempre tem alguma coisa que ninguém suspeita. Pelo cultural o Zine00 fala sempre nesse estilo. Moral quem bota? é de preto pra preto. De volta pro Hip Hop então.
Diego: mestre de cerimônias
Uma rapaziada empolgada faz o Hip Hop São Gonçalo acontecer. Daí, é falar da importância do Dinho K2, que hoje é muito reconhecido, mas lá em 2001 era o início do CLAM (Consciência, Liberdade, Atitude e Movimento), com muito RAP e foi um dos maiores incentivadores: o Hip Hop tem que estar junto com a comunidade. Nessa juntou Bolinho, Pluto, Serpente, Rafael D+, Michel, Russo, Carlinhos, Boneca, mór galera. K2 já dançava desde 1982, com baile charme, com funk, até chegar ao break - foi professor nessa cumbuca da Guetos Crew.
DJ Mangueboy
Mas a responsa no Turbilhão Hip Hop é dividida. A Guetos Crew é uma parte, sendo o Prioridade SG a banca forte do RAP, o Siri entra com vários parceiros no graffiti - todos sendo reconhecidos em suas lutas pelo SESC, como trabalhadores do Hip Hop! Pluto, por exemplo, não treina mais o B.Boying como já foi, agora é mais professor, dá aulas em street. E é nessa que entra as battles da AKO Dance, uma academia sólida na região. E ainda acontece a União SG Breakerz, junto com a Guetos e a Gangstar Crew, Sangonça na sua face mais forte.
É desse movimento intenso que vingou o primeiro projeto social só deles: o Observatório do Hip Hop. A ideia é atuar na comunidade de Monjolos, em Sangonça mesmo, que é um local bastante necessitado de melhorias. Fecharam com a comunidade e programaram oficinas de mídia livre e muito break para molecada. Isso sem falar o tempo em que já atuam com os rappers quilombolas do Campinho, em Paraty. Que beleza é ver o break nas sociais! Casa fortêêê!
Pluto deixou seu salve pra gang da Flow 021, que está sempre por lá, que valoriza eventos de rua. Pro Fiell e Sky Dance Crew, representando o Santa Marta. Pro Tevez, tb F-021, pra KND Crew, pro JP Black. Pro Kaléo!!! Kaléo tá de aniversário por esses dias (28/Nov) e promete fazer a festa no Encontro H2 do Saco São Francisco/Nicterói!!
Na foto: Don Negrone
Recado do Pluto: "Precisa as gangs se juntarem. Parar com arrogância, como certos B.Boyz que aprenderam os primeiros passos já se acham. O lance é saber dividir energia e conhecimento pra fortalecer a molecada mais nova!" - é isso mermo, Plutôôô!
No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta Girassol Hip Hop!
Clicaê!
- Girassol Hip Hop [click!]¬
Clicaê!
- Girassol Hip Hop [click!]¬
Editorial de Dezembro:
Negritude e Hip Hop
- TV Hip Hop [click!]¬
- B.Boy School [click!]¬
- GBCR Respeito! [click!]¬
- Zulu Nation-Rio [click!]¬
- Guetos Crew [click!]¬
- Girassol Hip Hop [click!]¬
- Turbilhão Hip Hop [click!]¬
- Posse UERJ Hip Hop [click!]¬
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
2 comentários:
Sem palavras meu mano, ficou responsa a materia, muita paz tamo junto zine zero zero liga nós
pow mano fico honrado de pertecer essa cena , vamo q vamo familia , o movimento só cresce!!!
tamo junto d'outrolado prioridade sg guetos crew, essa é a familia!!!!
Gordo familia soldados da pista
Postar um comentário