Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Dezembro! 
...................................................................



Reflexo Urbano
   
UERJ - uma posse histórica!!






   Caraca. Voltar na UERJ e encontrar a Posse Retomada da Favela do Esqueleto - isso deu até arrepio! Pow, muito respeito aos B.Boyz Dieguinho, Claudinho e Alex, que a Reflexo Urbano é realmente bem organizada. Mas vou começar pelo fim, pode? Vamulá!


Reflexo Urbano, com:            
Dentinho, Alex, embaixo Claudinho e Dieguinho






   Cadê aquele galerão da Tijuca, Vila Isabel e por ali? Num tava. Mentiraa! B.Boy Dentinho represents! Mas cadê o Marcelo e uma rapa muito diboa lá de Acari, Lagartixa, Costa Barros? Não, esses não. Muitos outros também: não.


   Nessa conta, foi a Posse Retomada da Favela do Esqueleto, a militância estudantil tinha em mente honrar a cultura popular, trazer algum grupo ativo do povão para estar ali SEMPRE: o break no caso. Poucos "sempres" são tão "sempre" como foi essa posse.




   A Favela do Esqueleto foi um lugar sofrido, com seus moradores atacados por "novas" (1950) políticas na cidade do Rio de Janeiro: a construção do Maracanã e, bem depois, a UERJ. Fomos atrás de ex-moradores, suas histórias tristes, fotos antigas. Na posse, o peso da estrutura da UERJ ía contra. Manifestos, zines, ocupações. Hoje por ali? B.Boy Dentinho, Pitt, Flávio e Sorriso representando!


   Muito bom encontrar o B.Boy Pitt, sujeito histórico nessa resistência! Praticamente, é o Zumbi dos Palmares do Break na UERJ! rss E é isso mermo - falei?


   Pitt e Sorriso chegaram já de Elemento Surpresa, que vinha desde o ano 2000 fazendo os treinos lá em Belford Roxo. Daí passaram pela Fundição (Lapa), até que os Gêmeos acharam que tava bagunça - 2003 foi a vez da UERJ. Como já disse no Editorial do mês de setembro (com GBCR e B.Boy Luck), cabeça de crew no batismo da Posse eram: Jagal, Luck, Bala, Reis e Marcelo de Acari. B.Boy Luck firmou em Botafogo, Jagal e Reis pela Maré - Bala ficou mais tempo, com mais umas 50 cabeças.


The UERJ Sessions

Rio de Janeiro



Ou... Assista na Telona:
UERJ Sessions (Clicaqui!)
Youtube: navatorTV



B.Boy Pitt é intenso!



   B.Boy Pitt sempre foi dedicado: nos treinos era aquecimento e alongamento pesado, persistência a cada move - coisa que lembro bem. E consciente! Sempre participou da roda de 5º elemento, ideia forte que formava nos 20 minutos do fim. Flávio hoje é F-021, mas nem lembro dele. B.Boy Sorriso? sempre foi show-man! Todos gostavam dele, era competitivo, plástico. Nem sempre colava ali, não via sua presença assim... Nem sei, Poeta Xandu ainda vai perguntar.





   A militância saiu de cena e o piso ficou instável - muito sacode da segurança, professores reclamando, tudo mais. Foi o tempo em que se criou o B.Boy Dieguinho - morador de Vila Isabel, ali na beira. Dieguinho conta que foi em 2006, depois de formar na UERJ, fazer Aterro, treinar playground - juntou Rafinha, Café, Claudinho, Alex, Dentinho, Waltinho, Tales - nascia a Reflexo Urbano com base na concha acústica da UERJ, atrás do Teatrão (Teatro Odilo Costa Filho).


B.Boy Perna se dobra








   Piso instável, né? B.Boy Diguinho conta que foi uma luta, até que a diretora do Teatrão mandou a segurança chamar: "Pronto! Lá vem outra!" Nem acreditou na moral, que era pra legalizar o break da UERJ! Foram três cabeças lá na diretoria, papelada, e pelo acordo ficou certo: treinos de 2ª a 5ª, das 19 às 22hs. Magavilha!


   Época de profissionalismo foi esse 2006. A Elemento Surpresa disparou! Fechou com a Cia. Kafig, um grupo francês de grande prestígio no break. Na linha de apresentações da The Rock Steady Crew, uma parte do break pulou pra ficar só no teatro - e se manter nas bases, claro.    Foi assim na Compagnie Kafig, que tem no coreógrafo Mourad Merzouki um trabalho muito especial, desenvolvido desde 1995 quando o governo francês incentivou o Rencontres de la Villette - encontro breaker pralá de famoso.


Treino e Seriedade


   B.Boy Pitt ficou assim: turnê todos os anos, partindo de Paris pra Espanha, de lá pra Romênia, segue pra Suiça - coisa fina! Nesse 2010 foram 6 meses intensos só lá fora. E a Elemento Surpresa ri a toa: no Red Bull pela porta da frente, B.Boy Sorriso fazendo BC One lá em Sampa. Muita moral! Presença no Encontro da UERJ, tb com apoio da Red Bull. Mas essa é outra história.

Dieguinho no mortal





   No 2006, ano forte, a Reflexo Urbano consolidou o espaço na UERJ e também colocou metas no papel: investir em show case. Desse dia até hoje tudo andou: pra frente! Fizeram eventos da Red Bull, do wisque JB, das lojas Marisa, fizeram comerciais pra Caixa Econômica, pro Banco do Brasil, flash mob pra Vivo... A Reflexo Urbano é... É um exemplo claro do poder da organização! Organizou, faz!



B.Boy Alex se joga




   A Reflexo já está calejada - nas mãos - só de escrever projetos. Encontro da UERJ/2010 foi assim. Muitas marcas não falam em dinheiro, mas em apoio: em comida, em som, em estrutura. E o dinheiro que entra, eles pensam logo em fortalecer a categoria: valorizando quem trabalha pelo break. E isso vale também pra melhorar os treinos: entraram em acordo com a educação física da UERJ, numa de usar o espaço da ginástica olímpica, onde tem equipamentos de segurança para meter saltos mortais. Segurança também é projeto.





B.Boy Pitt e outros feras


   Encontrei Adriano Pernalonga nesse treino, que faz pela Híbrida Crew/Flow 021. Num treino mais forte em 2009 bateu com o joelho, uma poça de sangue interna que lhe custou 8 meses de fisioterapia - precisava operar. No dia da operação, por milagre ou tratamento, o joelho já estava bom. Break é impacto e o povo se empolga. Nessa condição, Pernalonga fez bem de comprar um capacete pra meter os treinos de head spin - que é um bizu repetido do Ken Swift. A vergonha é sua, mas passa. A cabeça é sua - vai testar no chão?


   Head Spin de capacete!









      B.Boy Pernalonga



   Sem perder as battles fica ainda melhor. Desde lá detrás, competindo no Batendo de Frente, no Faca a Face, fizeram Oi Street Jam, e seguem no Bradan, Hutuz, no Arena Híbrida sempre! Em Petrópolis Dieguinho venceu no Pety Battle, Alex levou na Maratona SESC 2009, em Rio das Ostras foi Mano a Mano, a batalha da Penha já foi também. Reflexo Urbano? - tudo medalhão!



Reflexo Urbano


   B.Boy Dieguinho deixou um salve forte pra toda a F-021, pra Híbrida, Elemento Supresa e, pro povo de Sampa, Bio Hazard e Funk Fockerz!


   Pernalonga mandou essa: "Rio é tudo família. A galera que busque evolução, pois tudo é possível - do nível dos seus sonhos!"


   Pitt mandou essas: "Um salve a todos que treinam, que acreditam nesse caminho, mesmo que seja difícil ter o break como profissão. Seja um B.Boy, não um B.Burro. Mantenha os estudos para não ser tirado por aí."




   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta
nada ???!
Clicaê!
         
-[Nada!




Editorial de Dezembro:




Negritude e Hip Hop


         - TV Hip Hop [click!]¬

         - B.Boy School [click!]¬

         - GBCR Respeito! [click!]¬

         - Zulu Nation-Rio [click!]¬

         - Guetos Crew [click!]¬

         - Girassol Hip Hop [click!]¬

         - Turbilhão Hip Hop [click!]¬

         - Posse UERJ Hip Hop [click!]¬






Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: