Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Ano Novo!


 2011, ano igual a 2010: break e luta! 
.........................................................................................



Espaço Enraizados
   - com Buzo e 40 ladrões


Poetas de Sampa de rolé pelo Rio!
























   Cheguei no Espaço Enraizados já tardão - lápelazonze! Tudo escuro na rua, bati de frente com o povo todo de entra-sai do ônibus. Achei estranho não estarem no aconchego da casa. Falei "pronto: acabou-se tudo." Que nada! O buzão tava só chegando. Era Alessandro Buzo e todos os 40 manos e minas de Sampa! E a poesia rola!


Poesia na Brasa, é fogo!



   Os poetas? Homens, mulheres, algumas pessoas já com idade - entraram de aventura num ônibus e vieram lá de Sampa só pra poetar pelo Rio! E poetaram no melhor estilo Zine00: pulando de quebrada em quebrada. Dia calorento, eles circularam pelo Alemão, visitaram o Fallet, Rio Comprido, e ainda chegaram com muita disposição pra fechar o tampo: no Espaço Enraizado de Nova Iguaçu. E o Poeta Xandu metido num zigue-zague parecido, pelo Grande Rio até chegar no Morro Agudo.


buzo de cerimonial


   Se existisse um ministério das quebradas, com certeza, o ministro seria Alessandro Buzo - direto das periferias de Sampa! Então formou esse bonde gigante, com os poetas do Sarau da Ademar, Sarau Suburbano Convicto, Sarau Vila Fundão, Sarau Palmarino, Sarau do Binho, Poetas do Tietê, Sarau Elo da Corrente e Sarau Poesia na Brasa. Tudo de quebrada, feito com muita garra mesmo. Parabéns galera!

os manos e os enraizados

   Não vou dizer que conhecia geral, que sai abraçando - conhecia ninguém. Peraí - de internet, alguns deles eu chego a considerar amigo, de tanto clique nos blogs! Expoente da literatura marginal, no Hip Hop, Buzo, claro. Mas cheguei até ele através do poeta Tubarão Dulixo - que realiza na casa Suburbano Convicto um trabalho de arte e reciclagem bem bacana. Lá como cá. Dulixo é poeta, recicleiro, blogueiro: bem no estilo Zine00 e Poeta Xandu. Esse foi o canal: Rio-Sampa conectado on line!



Dulixo na poesia

Sarau Suburbano Convicto

Último de 2010 - Bixiga/Sampa


Ou... Assista na Telona:
Dulixo (Clicaqui!)
Youtube: Suburbano Convicto


   Na casa, o palco não tava vazio: DMA mandando forte! É rolo compressor, sabe como é? Melhor sair da frente. Na humilde, DMA fechou o Rap e passou a bola pra poesia. No comando do palco não entrou bobo: tavam Markão e MC Diamante. Safra nova, cabeça forte! E o muleke Diamante foi logo mandando de mestre de cerimônias, pra organizar os poetas que chegavam! Joia rara!


DMA, MC Markão e MC Diamante





   Com todo esse povo ali, vi que ía formar fila: Poeta Xandu se adiantou! Diamante fez o anúncio e fui. Comecei falando de cada uma das crews que movem o breaking Rio! E também a satisfação de estar novamente no Enraizados, com DMA, Kall, Dumont, gente de muita correria... De ver ali, ao vivo, tanta gente de Sampa que conheço apenas de internet! Reality! E soltei a rima danada, que fala da cultura brasileira.


dida nascimento - tb é misterioso...

   Mundo misterioso. Vou contar. Mandei uma poesia somada: bate-bola + folia de reis + gangue de rua. Pow mano, de rolé na Rocinha, num papo com B.Boy Luck, falei: temos que montar um encontro Break + Folia de Reis... e o Luck foi criado nisso! O cara é de raiz na Baixada! Na ponta da língua Luck mandou vários versos que só mesmo um mestre de folia sabe mandar! E pensar que tive de estudar e andar pracaramba pra saber disso... Emocionou. Dediquei a sua pessoa, claro! Mestre de Folia e B.Boy: só o Luck! rss

ivone





   Saraus do Rio... Temos 1 no Piam/Belford Roxo. É o CC. Donana, casa de cultura, com a marca do Dida Nascimento. Um tempo atrás, nesse endereço, fui conhecer o Cineclube: Marcio Graffiti, Marcelo, Mateus, Josy. Paralelo disso, conheci o coletivo Pó de Poesia! Com Dida, a professora Ivone Landin, Marcio Rufino - bom! No Enraizados Dida foi só pra ver a Mostra - o dia todo de cultura por ali! Mas se animou: catou um berimbau e mostrou uma boa chula para os amigos de SP. Ivone, como sempre, lascou uma poesia de cepa forte.

   Não teve moleza não! Poetas de SP formaram frente e poetizaram de novo - pra eles foi o dia todo. Tudo ali começa com o toque dos Tambores, uma batucada pra levantar a poesia!







tamborzão tamborzada




   Era o povo da Poesia na Brasa, com Vagnão e sua trupe de Pirituba. Tinha Raquel Almeida, Osmar Proença, Diogo Nakakoge, e os mais velhos: Zé Correia, Eunice e João do Nascimento, famoso pelo "O Homem que viu o Cão". Douglas Alves, que é pernambucano convicto, e sustenta farta cabeleira manguebit. Do Capão Redondo, além do Fernando, criador desse bonde poético, tinha o Augusto, sujeito engraçado demais.

Poesia na Brasa: Vagnão fala









Kall / Leo da XIII e Círculo Palmarino / Douglas Alves-PE


   Enfim, cada um mandou sua variedade - e muita info eu tive que pesquisar.


?? e Samanta Biotti


   Samanta Biotti, que catou um livro de poemas pra ler, mas fez às cegas, de venda nos olhos: kkk! Teve gente do violão, como foi James Bantu, sonzinho de primeira, também a voz de Raquel Trindade. Zinho Trindade mandou "negrooooo!", que emenda com Poesia “Tem gente com fome" – de Solano Trindade, seu bizavô guerreirão do movimento negro. Um outro leu alguns parágrafos de tragédia no trem - do livro do Buzo. Muitos desses poetas são do Rap, como também é comum no Enraizados. Daí foi catar o rap e entoar como poesia - que é um bom exercício também.




DMA VS. MC Joyce, quebra tudo!








   E a coisa se abriu pro Rap de vez: teve um mano do Elo da Corrente que arrebentou. E na batalha de Rimas a banca da casa incendiou a arena, Ualax entrou pra encarar Zinho Trindade! Dura essa! Depois foi a vez do DMA segurar essa bronca com Zinho. Pior: teve pela frente o racha com MC Joyce, que nessa noite queria quebrar tudo e todos! Ó: a mina nem fez 18!


zinho e ualax


rappers de sp





Dida Nascimento e Ivone Landin






Átomo, Liza e filhinha





   O bonde da poesia correu quatro cantos: Alemão, Nova Iguaçu, Fallet, Tijuca e recebeu o apelido de “Rajada Poética”. Muito justo, porque do lado de cá também só tinha chapa quente: DMA e Fernanda Rocha, Dumont, Peter MC e Samuca, Ultimato à Salvação com Átomo e Lisa Castro, Bruno Thomassim e Léo da XIII. Foi bom reencontrar Átomo. Tava de plateia, com sua esposa Liza e filhinha miúda no colo. E os parceiros lá no MOF: nas tintas do Nextwo, Azarias, Gui-Late! Valeu os sketch!



nextwo e suas telas











   Conversei um tanto com o pai do DMA - o Duduzão do Morro Agudo! rss. Contou do dia que seu garoto cansou do trampo na fábrica: "Ó, não quer mais isso, quer hip hop? Então faz, mas faz com força!" E essa história já se tornou realidade faz tempo. Até jornal tem: Jornal Enraizados! Fator Baixada com Kall também - sempre no sorriso, falou pra voltar lá: pra fechar no encontro de DJ de Nova Iguaçu. Ser bem recebido é muito valor!



dumont, tomassin e dma




Enraizados




zinho e dma







   E o entrevistado da noite: quem?

   Tchãn-tchãn-tchãn-tchãn!

      Poeta Tubarão Dulixo tá em casa!



Seu Dico (pai do DMA) e dulixo


   Cria de Santos, Tubarão foi forjado na construção civil, na brita, no aço, na marreta, no cimento e na eletricidade. E temperava essa vida mais bruta com sua atividade artística, como artesão na Escola de Samba União Imperial. Foi essa bagagem com materiais diversos, essa dupla perspectiva arte + pedra, que o levou pra outro amor de sua vida: o movimento punk.



a moça? sorri sempre!


James Bantu, no violão


   Entrincheirado na União Libertária da Baixada Santista, produziu o fanzine Acorde e Discorde, uma arma que durou de 93 à 1995. Nesse tempo foi pra Sampa - capital - conheceu o Rap e não largou mais. Pedra, Arte e Consciência: são alimentos no cardápio desse tubarão.



buzo vê

   Um dia as pedras rolaram... Era o fim da vida bruta: foi demitido da firma. Então pensou: cato o seguro e vou viajar! E no lugar de trincheiras foi viver na pacata Nova Almeida, no litoral norte do Espírito Santo. Viu sol, viu peixinho frito, mas também viu muito lixo pelas praias! Voltou pra trincheira! rsss

   Partiu pra recolher o lixo com as mãos - transformando esses materiais em brinquedos, enfeites, praticando a reciclagem. Isso lhe valeu seu nome de guerra: Tubarão Dulixo! Esse caminho foi um novo passaporte: por conta da arte e do discurso sobre lixo e ecologia uma ONG de Santos captou seu sinal. Desse modo viveu de palestras e oficinas - e rodou mundo, Tocantins, Pará, Bahía, lugares pobres que lhe deram valor.

poeta afro


   Hoje já são 10 anos de Arte + Lixo, atuante no coletivo Arte com Lixo. Apesar da propaganda que diz: lixo é comércio, sua arte não está à venda. Arte e Lixo é bom para criticar nossa sociedade, consumo desenfreado, caos e destruição da natureza. Seu lema é: "O que é capaz de mudar o mundo das coisas, é a visão de cada um sobre as coisas do mundo". Falou? Tá falado. E fim de papo.

   Recado do Tubarão: "Respeita mãe, pai e respeita sua quebrada. Nessa vida a gente vale pelo que a gente respeita".


Conexão Rio-Sampa
xnd e dulixo - tamoaê!












   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta MUV... mente-se!!
Clicaê!
         
Madureira - MUV... mente-se!! [click!]¬




Editorial Ano Novo/2011:



Papai Noel real: somos nós!


         Geral - Balanço de Fim de Ano [click!]¬

         D.Caxias - Meeting Of Favela - V [click!]¬

         Pavuna - Break e Consciência Negra [click!]¬

         Alemão - 7º Circulando [click!]¬

         Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬

         Madureira - MUV... mente-se!! [click!]¬

         Cantagalo - B.Boy Confronto [click!]¬

         Press - B.Boyz Pedra e JP Black [click!]¬

         Press - B.Boyz Luan e Neguin [click!]¬






Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

2 comentários:

ivone landim disse...

Cara tá demais essa sua cobertura do evento, eu fiquei maravilhada com esse evento .Concordo com vc sobre essa galera de Sampa e acima de tudo o respeito deles por todos que participavam.Nossa Quebrada é que agradece por tão ilustres cidadãos da arte e das culturas.O Pó de Poesia manda um grande SALVE p/esse ZINE PANCADÃO. VC é um reporte de prima,e nem precisa falar que somos parceiros.Agora que achei o Zero vou começar um ano bem informada sobre essa grande expressão que é o hip hop.Conto contigo . BJS E SALVES.

Kall Alexandre disse...

Salve meu mano!!!
Aí, você sempre tira onda onde vai e, aproveitando, valeu, mais uma vez por aparecer na "quebra" dando cobertura geral pra gente!
Valeu parceiro e não esqueci que combinamos de você brotar no encontro de vinil em Morro Mgudo também!
ABÇ