Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Ano Novo!

 2011, ano igual a 2010: break e luta! 
.........................................................................................





      7º Circulando

- Raízes em
               Movimento









Muita PAZ no Alemão


   Já havia um bom tempo que o Zine00 não pintava por ali. Complexo do Alemão... A mídia sempre faz estardalhaço, e a PAZ dos últimos acontecimentos parece até novidade. Por ali não é novidade fazer ocupação militar - umas barricadas de guerra ficaram ali por anos. Muito feio. A diferença é que agora foi mais forte, ruas fechadas, tanques de guerra, revistas nos moradores. Não é milico que falta na segurança... Falta uma política de direitos, humanos, culturais, sociais...

Miq e Amen nos graffs





   Vou dizer: o que falta ao povo, o povo inventa. Ao morador, que vive ali - suas alegrias e tristezas parecem algo "normal". Mas na política, se falta um plano de moradia, o povo faz favela. Se falta luz, água, etc, o povo faz gato. Se faltam empregos, alguns dos "empregos inventados" não serão dos mais bonitos... Políticos enfiando dinheiro na cueca, defendendo caça-níqueis e outros desperdícios - isso é bonito? e o coro come!

graff-girl


   Resumindo: esperamos a reforma agrária, no campo, pra desinchar as cidades. A reforma urbana. Um plano concreto, que os sem-teto não precisem fazer suas favelas-moradias - é preciso melhoria social para o Brasil. Não desejamos o "fim da favela", com remoções, mas dignidade. Educação, lazer, saúde, empregos, pra ninguém precisar fazer capa de jornal. Construíram, é real, uma rede de teleféricos, alguns apartamentos no pé do morro, na beira do asfalto. Mas ainda falta. Valeu mídia? Anota essa e tenta falar disso no horário nobre, seus PIG*!

      *PIG = Política Intensão é Guerra


   Agora falo das belezas do Alemão. Xingar os políticos não basta. O Raízes em Movimento é um grupo orgânico de lá, com uma proposta de intervenção em meio-ambiente. Para fechar compromissos ecológicos, o Raízes e o Observastório de Favelas defendem um plano concreto para a Serra da Misericórdia (Alemão, Vila Cruzeiro, Penha). Trata-se de conquistar o diálogo entre autoridades e núcleos culturais de lá, para poder fazer as mudanças certas. Além das necessidades da população, isso inclui a beleza natural da região - sua ecologia. Raízes em Movimento: Conheça! Click!

Em cartaz: Raízes


Basquete


   Na educação, o Raízes atua com a criançada, promovendo diversos tipos de aulas. Uma das mais bonitas, com certeza, é com desenho e grafitagem. Não foi no Alemão, o 7º Circulando [18 de dezembro] foi realizado no largo do morro do Adeus, em frente à Grota. E o Zine00 foi agraciado de encontrar rapidamente o grafiteiro Amém colorindo um muro. Muita sorte, pois estava usando máscara anti-respingo, estava irreconhecível. Foi muito bom encontrar de novo: Mário Bands, Alan - que estavam na linha de frente do imenso palco levantado no Adeus.

CTO



   Fazendo no chão, em frente ao palco, o povo do Teatro do Oprimido fez bonito. Tava lá a Claudia Simone do CTO/Lapa! Trabalho de cena e identidade, com algumas intervenções super-cabeça: são os "direitos humanos encenados". Seis ou sete integrantes, que realizavam a primeira parte da peça, para na segunda parte convidar o público do Alemão pra fazer cena. E um dos temas foi o "cabelo duro", com um ator de cabelo desgrenhado, pra realçar o sarará - fui questionado.


CTO-Rio: Conheça! Click!























   Falei: "Existe um padrão de beleza, pessoas bonitas nas novelas - poucos negros. Chamam de "cabelo ruim": maior vergonha. Daí é alisar, raspar, pra "apagar" sua negritude. Ter cabelo duro, mostrá-lo, é um ato de rebelião, de resistência." Isso foi uma graça! Poderia falar melhor, no palco, que Alan garantiu, mas fiquei com vergonha de furar a fila. Tinha agenda fechada. Os parceiros do movimento negro, do AfroRegue, artistas e militantes - gente de respeito estava por ali. Mas é isso: representei pelo Zine00 e tá bonito.


afroregue/ mov negro /xnd





   Depois entrou o grupo de capoeira, mas não vi até o final. Encontrei o povo do Comando Selva, que esteve por lá com a Invasão Cultural. É que esse grupo reune outros grupos, coletivos armados de crítica, armados de poesias, de tintas principalmente. E fomos pintar alguns muros do Adeus! MV Hemp, Abacate, Moleka, ainda tinha o parceirinho da UENF (esqueci o nome...), e muitos outros que chegaram pra colorir! Ótimo ver isso de perto. Bem depois dos muros, o Selva invadiu o palco. É assim mesmo: MV Hemp é Ambulante Cultural! Conheça! Click!

comando selva e aliados



comando selva



moleka na fila




   Tintas de morro acima. 1º - muito bom ver cores nos muros, mó galerão nisso. Depois foi o visual lá do alto. Daí, bati o olho nas estações do bondinho: Alemão, Adeus, Ramos, e sabe-se lá mais onde. Parece coisa de espaço-nave, coisa futurista. Por fim, o contraste: ter aquele bonde lindão, cercado das velhas escadarias, feitas na mão, no improviso dos moradores. Barro mesmo. Investir na favela: bota escada boa, anti-derrapante e corrimão, melhora no miúdo. Também umas árvores, por que não? Falta issos - valeu PIG?


pipas







Pensei: melhor que ver o bondinho, foi ver a molecada subindo e descendo das lajes, escadinhas, atrás de soltar pipa. Vi de longe. !! Adore Pipas !! Raciocinei isso. Então desci da ladeira das cores. Já de pista de novo, pra ouvir as palavras do Alan, falando de todos os sonhos que estavam depositados ali. Pro povo participar disso: o futuro na Serra da Misericórdia. Nisso, embolou no Rap. Sempre ali, o parceiro local: MC Rico no comando dos mikes! Sempre fortalecendo!

mc marechal



alô do alan



   Faltou ver ali foi Airá OCrespo, MC Again Djour, irmãos rimadores cuja vó eu conheci. A vó deles, a Dona Neuza meus amigos, é força e inspiração. Isso com certeza faz a diferença. Ali faltou ver o Sadrak, voz forte, de locutor de rádio. O que não faltou foi ver a gang das rimas, Comando Selva no palco. MC Sistah, que manda tudo, por uma postura ativa das mulheres. Foi forte essa mina. Daí veio o MC Marechal, que dispensa falar, mas Poeta Xandu fala: o som do Marechal tá dos melhores mermo!

et fone home!

mc rico

Ponto de Equilíbrio


   Fazemos zine na moral dos amigos. O que seria impossível se a história não fosse desse nível: chegar no Alemão e ter amigos. Como os locais Alan, Band, Amén, como Wesley de Acari, povo do CTO, militantes do ComLutas, fora os do RAP, Graffs, Dj's - O break? Faltou JP Black pra fechar nesse bonde pesadão! Falei com ele, vamos fazer + coisas juntos, vamos. E o dia fechou: com o regue bonito do Ponto de Equilíbrio, com o broder Lucas, parceirão também!


Ponto de Equilíbrio

- Aonde você vai chegar assim ?



Ou... Assista na Telona:
P.Equilíbrio (Clicaqui!)
Youtube: [??]


   "...seu assunto principál é falar mal: da vida alheeeeíáá! Mais isso é côôôôisa fêia!" Entende o que eu digo? Falar mal de mim é fácil. Falar do Alemão é mole. Quero ver alguém catar os graúdos pra detonar! Há-hááá! Isso você não quer! Tem medo, te fecha!



Lucas: equilíbrio na batera!















1 regue roxo













   Não fiquei até o final do show: a missão das 8 da noite era sair dali pro Enraizados. Foi o que fez: Poeta Xandu, armado até os dentes: lápis e papel direto pra Nova Iguaçu! Achou longe? É longe mas a gente vai assim mesmo!

      E zé fini!







Canhão? - só de luz!









   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta Espaço Enraizados - com Buzo e 40 poetas!
Clicaê!
         
Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬




Editorial Ano Novo/2011:



Papai Noel real: somos nós!


         Geral - Balanço de Fim de Ano [click!]¬

         D.Caxias - Meeting Of Favela - V [click!]¬

         Pavuna - Break e Consciência Negra [click!]¬

         Alemão - 7º Circulando [click!]¬

         Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬

         Madureira - MUV... mente-se!! [click!]¬

         Cantagalo - B.Boy Confronto [click!]¬

         Press - B.Boyz Pedra e JP Black [click!]¬

         Press - B.Boyz Luan e Neguin [click!]¬






Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: