.........................................................................................
Zine ØØ:
Editorial de Ano Novo!
2011, ano igual a 2010: break e luta!
......................................................................................... Editorial de Ano Novo!
2011, ano igual a 2010: break e luta!

7º Circulando
- Raízes em
Movimento

Muita PAZ no Alemão
Já havia um bom tempo que o Zine00 não pintava por ali. Complexo do Alemão... A mídia sempre faz estardalhaço, e a PAZ dos últimos acontecimentos parece até novidade. Por ali não é novidade fazer ocupação militar - umas barricadas de guerra ficaram ali por anos. Muito feio. A diferença é que agora foi mais forte, ruas fechadas, tanques de guerra, revistas nos moradores. Não é milico que falta na segurança... Falta uma política de direitos, humanos, culturais, sociais...
Miq e Amen nos graffs


Vou dizer: o que falta ao povo, o povo inventa. Ao morador, que vive ali - suas alegrias e tristezas parecem algo "normal". Mas na política, se falta um plano de moradia, o povo faz favela. Se falta luz, água, etc, o povo faz gato. Se faltam empregos, alguns dos "empregos inventados" não serão dos mais bonitos... Políticos enfiando dinheiro na cueca, defendendo caça-níqueis e outros desperdícios - isso é bonito? e o coro come!
graff-girl

Resumindo: esperamos a reforma agrária, no campo, pra desinchar as cidades. A reforma urbana. Um plano concreto, que os sem-teto não precisem fazer suas favelas-moradias - é preciso melhoria social para o Brasil. Não desejamos o "fim da favela", com remoções, mas dignidade. Educação, lazer, saúde, empregos, pra ninguém precisar fazer capa de jornal. Construíram, é real, uma rede de teleféricos, alguns apartamentos no pé do morro, na beira do asfalto. Mas ainda falta. Valeu mídia? Anota essa e tenta falar disso no horário nobre, seus PIG*!
*PIG = Política Intensão é Guerra



Agora falo das belezas do Alemão. Xingar os políticos não basta. O Raízes em Movimento é um grupo orgânico de lá, com uma proposta de intervenção em meio-ambiente. Para fechar compromissos ecológicos, o Raízes e o Observastório de Favelas defendem um plano concreto para a Serra da Misericórdia (Alemão, Vila Cruzeiro, Penha). Trata-se de conquistar o diálogo entre autoridades e núcleos culturais de lá, para poder fazer as mudanças certas. Além das necessidades da população, isso inclui a beleza natural da região - sua ecologia. Raízes em Movimento: Conheça! Click!
Em cartaz: Raízes


Basquete

Na educação, o Raízes atua com a criançada, promovendo diversos tipos de aulas. Uma das mais bonitas, com certeza, é com desenho e grafitagem. Não foi no Alemão, o 7º Circulando [18 de dezembro] foi realizado no largo do morro do Adeus, em frente à Grota. E o Zine00 foi agraciado de encontrar rapidamente o grafiteiro Amém colorindo um muro. Muita sorte, pois estava usando máscara anti-respingo, estava irreconhecível. Foi muito bom encontrar de novo: Mário Bands, Alan - que estavam na linha de frente do imenso palco levantado no Adeus.
CTO

Fazendo no chão, em frente ao palco, o povo do Teatro do Oprimido fez bonito. Tava lá a Claudia Simone do CTO/Lapa! Trabalho de cena e identidade, com algumas intervenções super-cabeça: são os "direitos humanos encenados". Seis ou sete integrantes, que realizavam a primeira parte da peça, para na segunda parte convidar o público do Alemão pra fazer cena. E um dos temas foi o "cabelo duro", com um ator de cabelo desgrenhado, pra realçar o sarará - fui questionado.
CTO-Rio: Conheça! Click!





Falei: "Existe um padrão de beleza, pessoas bonitas nas novelas - poucos negros. Chamam de "cabelo ruim": maior vergonha. Daí é alisar, raspar, pra "apagar" sua negritude. Ter cabelo duro, mostrá-lo, é um ato de rebelião, de resistência." Isso foi uma graça! Poderia falar melhor, no palco, que Alan garantiu, mas fiquei com vergonha de furar a fila. Tinha agenda fechada. Os parceiros do movimento negro, do AfroRegue, artistas e militantes - gente de respeito estava por ali. Mas é isso: representei pelo Zine00 e tá bonito.
afroregue/ mov negro /xnd



Depois entrou o grupo de capoeira, mas não vi até o final. Encontrei o povo do Comando Selva, que esteve por lá com a Invasão Cultural. É que esse grupo reune outros grupos, coletivos armados de crítica, armados de poesias, de tintas principalmente. E fomos pintar alguns muros do Adeus! MV Hemp, Abacate, Moleka, ainda tinha o parceirinho da UENF (esqueci o nome...), e muitos outros que chegaram pra colorir! Ótimo ver isso de perto. Bem depois dos muros, o Selva invadiu o palco. É assim mesmo: MV Hemp é Ambulante Cultural! Conheça! Click!
comando selva e aliados

comando selva

moleka na fila

Tintas de morro acima. 1º - muito bom ver cores nos muros, mó galerão nisso. Depois foi o visual lá do alto. Daí, bati o olho nas estações do bondinho: Alemão, Adeus, Ramos, e sabe-se lá mais onde. Parece coisa de espaço-nave, coisa futurista. Por fim, o contraste: ter aquele bonde lindão, cercado das velhas escadarias, feitas na mão, no improviso dos moradores. Barro mesmo. Investir na favela: bota escada boa, anti-derrapante e corrimão, melhora no miúdo. Também umas árvores, por que não? Falta issos - valeu PIG?
pipas



mc marechal

alô do alan


Faltou ver ali foi Airá OCrespo, MC Again Djour, irmãos rimadores cuja vó eu conheci. A vó deles, a Dona Neuza meus amigos, é força e inspiração. Isso com certeza faz a diferença. Ali faltou ver o Sadrak, voz forte, de locutor de rádio. O que não faltou foi ver a gang das rimas, Comando Selva no palco. MC Sistah, que manda tudo, por uma postura ativa das mulheres. Foi forte essa mina. Daí veio o MC Marechal, que dispensa falar, mas Poeta Xandu fala: o som do Marechal tá dos melhores mermo!
et fone home!


mc rico


Ponto de Equilíbrio


Fazemos zine na moral dos amigos. O que seria impossível se a história não fosse desse nível: chegar no Alemão e ter amigos. Como os locais Alan, Band, Amén, como Wesley de Acari, povo do CTO, militantes do ComLutas, fora os do RAP, Graffs, Dj's - O break? Faltou JP Black pra fechar nesse bonde pesadão! Falei com ele, vamos fazer + coisas juntos, vamos. E o dia fechou: com o regue bonito do Ponto de Equilíbrio, com o broder Lucas, parceirão também!
Ponto de Equilíbrio
- Aonde você vai chegar assim ?
Ou... Assista na Telona: P.Equilíbrio (Clicaqui!)
Youtube: [??]
- Aonde você vai chegar assim ?
Ou... Assista na Telona: P.Equilíbrio (Clicaqui!)
Youtube: [??]
"...seu assunto principál é falar mal: da vida alheeeeíáá! Mais isso é côôôôisa fêia!" Entende o que eu digo? Falar mal de mim é fácil. Falar do Alemão é mole. Quero ver alguém catar os graúdos pra detonar! Há-hááá! Isso você não quer! Tem medo, te fecha!
Lucas: equilíbrio na batera!


1 regue roxo

Não fiquei até o final do show: a missão das 8 da noite era sair dali pro Enraizados. Foi o que fez: Poeta Xandu, armado até os dentes: lápis e papel direto pra Nova Iguaçu! Achou longe? É longe mas a gente vai assim mesmo!
E zé fini!
No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta Espaço Enraizados - com Buzo e 40 poetas!
Clicaê!
Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬
Clicaê!
Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬
Editorial Ano Novo/2011:
Papai Noel real: somos nós!
Geral - Balanço de Fim de Ano [click!]¬
D.Caxias - Meeting Of Favela - V [click!]¬
Pavuna - Break e Consciência Negra [click!]¬
Alemão - 7º Circulando [click!]¬
Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬
Madureira - MUV... mente-se!! [click!]¬
Cantagalo - B.Boy Confronto [click!]¬
Press - B.Boyz Pedra e JP Black [click!]¬
Press - B.Boyz Luan e Neguin [click!]¬
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
0 comentários:
Postar um comentário