Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Ano Novo!


 2011, ano igual a 2010: break e luta! 
...................................................................



Meeting Of Favela - V

Vila Operária tomada pelos Grafiteiros
!!











mof v

























































lava jato é...












- Memórias do MOF V [28 de novembro]


   Depois das cenas de ônibus queimado e ocupação do Alemão - o Rio ficou neurótiko total. Ninguém quis sair de casa, com medo de alguma tragédia acontecer... Mas o Zine00 não funciona assim. Fomos às ruas. Digo mais: com o MOF V acontecendo na Vila Operária, muita gente que ía não foi, mas cravamos mais essa presença em Duque de Caxias. Na banca dos grafiteiros, foi muito bacana ver a favela toda colorida, na moral do Kajá, do Bobi, Combo, foi forte!


olhos de medo



   Tentamos juntar as peças: graffiti + break. A ideia inicial era fazer uma mostra de break e consciência negra dentro do Meeting Of Favela/2010. Era um combinado com a Z.1 B.Boyz. Não rolou. B.Boy Tecnnyko falou que não seria legal arriscar - concordei totalmente. Nessas horas é cada um por si. Não dá pra levar ninguém - só vai kamicase. Não aconteceu nada ao Poeta! Ufa! Levamos a melhor!

óculos e olhares








   Poeta Xandu também não foi lá a toa: levou as tintas, pra pintar, fazer paineis "negros" pro "break na Pavuna". Aproveitar que o clima era pintar. Sim! Foi um plano que o B.Boy Delícia traçou na escola onde dá aula, que o Poeta Xandu botou mais pilha, pra marcar o mês da Consciência Negra! A pintura nem funcionou direito, por inexperiência, mas foi um passo. B.Boy Do Gueto também ficou de montar um fan-zine, mas não conseguiu juntar as ideias e fazer isso no tempo certo. São pequenas dificuldades.




MOF + crianças

















   Superação é muito mais! Os graffiteiros fizeram mulão forte pro MOF. Muito bom conhecer tantos nomes famosos. Depois de tantos muros percorridos a gente encontra pessoas reais, que fazem do graffiti uma das melhores intervenções urbanas. Até a minha vó gosta de graffiti. E na favela o clima é igual: todo mundo perguntava, queria saber como faz, a criançada toda em cima dos graffs! Conheci vários manos famosos nas tintas. Sonho, Leo BO, Bone, Wil Farc, Kdu, Bogos, etc. etc.



Graff Bobi e família da VO




ruas frenéticas













   Um cara bem interessante foi o Preto Max. Depois de 10 anos andando de skate com Kajá-man, Max formou no RAP, com o Mano Cabeça, no grupo Consciência Limpa. Isso foi em 2000, mas logo evoluiu pro trampos com ONG, atuando no Centro Comunitário da Vila Ideal (D.Caxias). E foi outra fase, com ensino da informática, ocupando uma casa cheia de artes, de capoeira, até break! Preto Max também é músico, puxando violão, baixo e guitarra, levando sua musicalidade para onde for.


olhos admiram...



trampos





















sk8 de dedo - visto de perto




   Depois resolveu fazer algo diferente: começou a montar skate de dedo! Parece infantil, mas já é quase como um esporte! Várias manobras complicadas, pistas com direito à obstáculos iguaizinhos ao real: corrimão, quarte-pipe, tudo. No Rio Grande do Sul teve um campeonato de nível nacional nissoaê! Esse é o caminho: evolução!

   O resto é a mais pura brodagem mesmo. Preto circula com Graff, Sk8, RAP, cultura urbana total. São vários camaradas de consideração: no Rap vai de Slow da BF, Mano Cabeça, no graff vai Kajá, Combo, Bobi, no Break é a banca da GBCR. Cria da área, Preto Max deixou um salve especial pro Douglas de Santa Lúcia, pro Jefferson da V.Ideal. Respeito é bom para viver!


Afro-Power !













   Outro convocado pelo Zine00 foi Niell Gusf - persona imponente, com suas tranças maneiríssimas! Bom, as tranças chamam a atenção para o "afro" como resistência - na foto isso dá moral pros pretos todos! Melhor se o cara faz: Gusf é da banca dos grafiteiros Coletivo Natural. Militante, sustenta uma postura contra a violência, pelas mulheres, pelos pretos, e defende os usuários do "natural". Um assunto polêmico, mas que a gente vê em debate nos jornais, nas revistas, com políticos - é parte da democracia.


mãe de pixador



pixa-graff














   Gusf teve um início independente, lá em 1999, mas depois de 2005 formou parceria. O Coletivo Natural é time das tintas, com Seta, Raça, Born representando a zona Norte, Kdo representando a BF, Gusf pela zona Oeste. Nessa cola, contou da identificação pela grafitagem. Gusf que veio da pixação logo viu no graffiti uma chance de circular por ruas, eventos, favelas, levando sua arte no melhor nível. Gusf é presença: Meting Of Favela desde o início.


bart frank





besouro





















   Sabedoria: foi um longo caminho até forjar o Gusf de hoje. Em 2001 colou na CUFA pra aprender técnicas de audio-visual e terminou entrando de cabeça no movimento negro. São debates, palestras, estudos - tudo pra somar. Resultou na sua entrada, junto com sua esposa, na posse Preta Hip Hop. É uma posse de resistência feminista, um grupo bem articulado na defesa das mulheres negras. Já foram vários projetos com essa marca, circulando por várias comunidades de baixa renda.

   Deixou um salve para todos os guerreiros que fazem o MOF, grafiteiros, gente dos movimntos sociais, das artes do Hip Hop! Não esqueceu das gangs de break: no Cesarão, Barbante, Bangu, Vila Kenedy, Realengo - moral a todos os breakers! Tá bom pra vocês? Esse é o Gusf rapá!




sk8 macaé





   De carrinho na mão tava o Topeira. Topeira veio de longe pro MOF: chegou de Macaé, skate no pé. Começou de street, com a galera do Miramar, da Marechal Rodon. De lá pra cá já correu muito campeonato, participou da Copa Open, que circulou por Rio das Ostras, Campos, Cabo Frio... Litoral norte do Rio. É aquilo: Macaé, cidade do petróleo, só faz crescer. Tem break forte também!

   Em 2009 Topeira colou na Copa Rio e falou da vibe irada que forma esse campeonato. Nisso, acabei de receber um email: era o povo da Pense Skate. Essa galera produz a Copa Rio e estavam radiantes com o capítulo 2010. Muita emoção, 130 Skatistas representando vários municípios do estado do Rio, mais o pessoal que veio de Sampa, Espírito Santo, até do México e da Argentina! É suór pra fazer a cultura do sk8 acontecer!

   Topeira mandou aquele alô forte pra toda a rapa que constroi a cultura de rua, pro povo da Miramar e do skate e do xarpi - Dado o recado!



rua pros outros



casa pro rapper






















   Fechando o tampo do MOF catei o MC K-Bide pra tecer Orkut - rss! Esse mestre de cerimônias eu conheci de batalha no Encontrão da BF/2010, lá no Espaço Enraizados. Muito bom reencontrar! Tijucano de nascença, Caxias de residência, mas foi no Sarapuí que tudo começou. Porque Sarapuí tem skate forte, e daí foi conhecer o som de RAP: Master P, com o álbum Ghetto D. Sarapuí passou a ter RAP também!


stance hip hop





k-bide e top













   MC K-Bide diz que era tímido demais até 2006, quando encontrou MC Slow da BF, Bob X, Big B e logo se espalhou, partiu pra Lapa. Nessa cumbuca conheceu Marechal, MC Loco, Gutierrez e finalmente em 2007 fez um som com Mr. Break. Aí a timidez já era quase zero. Muitas participações, composições novas, gravou a mix-tape "São Vários" em 2009 e levou a batalha do Encontrão Enraizados/2010. Vimos de perto essa aê!



dj




   Sua intensão é fortalecer as festas, com muito stronda na pista, com a DC Crew, e a perspectiva é conquistar um público cada vez maior. MC K-Bide agradece ao "Espaço Rabisco, RZN Recordz, Mayde Music, Tujaviu, MC Marechal, Wiki Castilho, e o povo que colou no disco: Slow, Mr. Break, Tonzin, Kmkz, Funkero, Macarrão" - só língua afiada na casa!

São Vários do K-Bide - conheça! [click!]¬

   "Se você sonha e pensa em viver do que faz e gosta: acorda cedo e faz acontecer com suas próprias mãos." Do nível, nénão? esse é o K-Bide!



xnd, combo e Next2





   Por lá ainda encontrei Jamal Do Beco, rimando de batalha, junto com Juiz e outros do Baixada Flow, São João de Meriti. MC OCrespo, militante a milianos, Hip Hop direto do Alemão para MOF! Também Marcio Graffiti, que já cansou dos meus cliques - kkk! Tudo certo! É assim mesmo, tudo nessa vida cansa, mas a gente insiste! E pra isso, precisa ficar até o final!


   Sem palavras pra dizer: a organização do MOF é tudo joia rara! Tipo assim: veio gente da Bahía, de Minas, do Sul e do Norte, do Brasil e de fora! Valeu Nextwo, os graff baianos, Combo - gente que formou no bonde do bota-fora! Valeu a todos!

- Saudades do MOF V -





olhos de moça



olhos de índio














extra-terrestres





Como dizia minha vó:
Preguiça quer mingau?
Então vai catar a colé de pau !!





















trampos



dona maria
























   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta Break e Consciência Negra!
Clicaê!
         
Pavuna - Break e Consciência Negra [click!]¬




Editorial Ano Novo/2011:



Papai Noel real: somos nós!


         Geral - Balanço de Fim de Ano [click!]¬

         D.Caxias - Meeting Of Favela - V [click!]¬

         Pavuna - Break e Consciência Negra [click!]¬

         Alemão - 7º Circulando [click!]¬

         Enraizados NI - Buzo e rajada poétika [click!]¬

         Madureira - MUV... mente-se!! [click!]¬

         Cantagalo - B.Boy Confronto [click!]¬

         Press - B.Boyz Pedra e JP Black [click!]¬

         Press - B.Boyz Luan e Neguin [click!]¬






Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: