...................................................................
Zine ØØ: Editorial de Julho!
................................................................... Cypher Da Rua: praça do Style!
Na aba do meu boné, você não pode ficar...
E se ficar? A gente resolve...
*Fotos marcadas com "*" pertencem aos próprios - grato!
Sim, o boné. Usar o bonezinho com a marca do time era dizer de onde você era em Nova Yorque. Boné é moda francesa, militar no estilo original, depois foi usado por gangsters de Nova Yorque - é o que chamamos de chapô. Até 1930, por aí, o jogo de maior sucesso era o cricket, antes do soccer! Jogo que continuou como tacobol de rua no Brasil e nos EUA virou o baseball de hoje.
B.Boy Bala - sempre de boné!*
E também como atitude black! Da resistência espanhola/francesa veio a boina, símbolo de luta pela liberdade: do Che Guevara aos Black Panthers. O chapô usado pelos músicos de jazz, pelos jogadores de sinuca, o chapô dos afro-americanos, daquela militância forte. Então, é um style "basebol das antigas" usar o chapô - modelo pra fazer esse boné que geral usa. Chapô e boné ganharam o mundo, puxando pela vibe forte de NYC!
B.Girl Aline usando chapô Nova Yorque [B.Girls Artculando]*
Usar boné, esse nosso boné mesmo, é moral que ganhou toda a nação USA, principalmente depois que os afro-americanos passaram a usar também. A política de cotas, nos times de basebol, football, basquete, nos times universitários - deu essa moral na esporte-como-profissão pros black people. Só que na onda dos mais ricos - que também tinha um lance de fazer dobrinha na aba do boné - ficava lindo. Ah! A modinha!
Então... O que foi aquele style do Chuck Dee usando aba reta? Aberração total!! Tinha aba reta, feia mermo, coisa de crioulo mermo, mas... Contribuição mais do que importante, representando pela Costa Leste! Com o Public Enimy a letra era mais pesada; a voz contra o racismo era forte, e a moral - que se dane jeitinho do boné!! Aba Reta. Ficou no Hip Hop pra representar essa moral forte do Chuck Dee! Fala sério: o ZineZeroZero tá nos fundamentos, né? Tipo livrinho! rss
Aba Reta = Papo Reto
Da fonte anti-racismo/USA, outra é usar cardaços fat-lace para amarrar o tênis - eram elásticos de cueca. Nos Estados Unidos o prisioneiro não pode usar cardaço, pra não se enforcar, pra num matar ninguém. O que era usar esse cardaço largo? Era ter irmão preso, amigo de rua nessa, parente marginal que rodou pros homi e foi parar em cana. Pra usar fat-lace precisa ter moral no estilo "do nêgo" - pra num ficar só no colorido.
Black muito Estilo
Com o Rap "Fuck Tha Police", o Niggers With Atitude acusou a polícia de realizar muitas prisões desnecessárias, injustas, racistas - comum nos EUA dos anos 80, quando o presidente Reagan desmontou a assistência social dada aos mais pobres. Um juiz texano proibiu esse RAP. Alegou que incentivava "a tradição de ódio racial dos afro-americanos". Como se vê: nada é por acaso, o colorido do Hip Hop tem lá seus fundamentos de resistência. Mas é chato. Che Guevara, Malcom X, Lutherking, discursos fortes - vende-se de tudo por modinha...
Editorial de JULHO - Continua...
Cypher "STYLE" Caxias - Conferir? clicaê...
Cypher "STYLE" Caxias - Conferir? clicaê...
C.J. Hip-Hop Campo Grande - Conferir? clicaê...
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
0 comentários:
Postar um comentário