Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Julho/Agosto! 
.........................................................................................





   Break Organizado!




Nossa Reú:     
pelo Break da BF!


                                                 - SESC S.J.Meriti
[Baixada Fluminense - 02/JUN/2011 (13hs)]                            


–    Formando   Mulão   !!

    Na marra ninguém gosta, sem conversa ninguém entende. Aki no Zine00 é assim: fazemos perguntas que deixam geral _ ??? _ cheio de pontinhos de interrogação na cabeça! Mas não somos Dragon Ball, Bakugan, nem as Mininas Super-Poderosas... Para nos defendermos do mundão é melhor sentar, conversar e propor a dança. Tá enxergando? Tá vendo não?! Hã?!

a luz da sabedoria!



    Vamos usar força extrema para dar jeito no nosso Breaking. Somos os Super-Herois do Break! Esse foi o sentido de formar um bonde para estar ali: no SESC São João de Meriti [02/JUN/2011 - 13hs], diante de professores, políticos e ao lado dos nossos - povo que faz cultura pela Baixada Fluminense!

Cartaz (click!) - chamada pra Reú!

    Caraca! Até zoei o B.Boy Kaléo! Ele queria chegar junto, mas eu lasquei logo: São Gonçalo é BF por acaso? Lá do outro lado da poça, colado com Niteroi - deve ser Baixada de Niteroi! kkk! Por dentro, eu mesmo fiquei pensando "pow o lugar é perifa, na beira da baía da Guanabara, isso não é BF?!" Num sabia direito.


Pluto, Kaleo, Russo


    Fui pesquisar. Consultei o SESI . Esse orgão marca a Baixada Fluminense pelos seguintes municípios: Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Duque de Caxias, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé, Guapimirim. São 7 na regional I, mais 9 na regional II. São Gonçalo é Região dos Lagos! kkk!

    Mas chega junto B.Boy Kaléo! Tudunosso!



    Temos vários representantes:

    Mangaratiba - ??

    Itaguaí - Crazy Masters, Palhaços Style, União Breaker de Itaguaí, Expresso Break, etc.




        B.Boy Rafa [Expresso Break]

        B.Boy Maikel [Crazy Masters]




    Pedra de Guaratiba - B.Boy Charles, Beiço, B.Boy Rafa, a Instinto Coletivo e...





        [Instinto Coletivo Crew]





    Seropédica - ??

    Queimados - Nintendo Crew, B.Boy Sasuke, Bill, etc.

    Japeri - Japeri Breakers, KND, etc.

                B.Boy Parahíba [Japeri Breakerz] e B.Boy Hiena [KND Crew]









    Nova Iguaçu - Nova Iguaçu City Breakers, Soul Crazy Crew (Austin), Espaço Progredir (Miguel Couto), Enraizados de Nova Iguaçu (Morro Agudo), gangs do MAB (Centro) etc.

B.Girl Thay [Soul Crazy - Austin];

                            ChairSpin [Muiraquitã] e Diogo?;

                                                    B.Boy Kadu e 220 [NICB]



[ New Iguaçu City Breakers! ] [click!]¬


Banca do Goldar


    Mesquita - banca do B.Boy Goldar


    Nilópolis - Tiger Crew, banca do B.Boy Twig, B.Girl Lary, B.Boy D.G, Anderson, etc.

B.Boy Twig






    Paracambi - ??




    Duque de Caxias - Bio Crew, Z.1 B.Boys, UBI, Muiraquitã, Funny Flavor, parte da Start Rock Style etc



B.Boy Sancho1 [Z.1 B.Boyz]

B.Boy Flay [Start Rock Style]




    Paty do Alferes - ??

    Miguel Pereira - ??







    Belford Roxo - B.Boy Max Kuwabara, Koringa e Terror Break


    B.Girl Safira [Terror Break]





    São João de Meriti - Style Tricks, B3H2 e os independentes


        B.Boy Duda do Break [B3H2] / B.Boy Delícia [indy-SJM] e Safira




    Magé - ??

    Guapimirim - ??




    - Já são muitas... e algumas outras cidades, Miguel Pereira e tal, nem dá pra imaginar. Isso é BF? putz...

    Juntar todas essas crews é um movimento ainda inédito. Mas a perguntas são as que valem: existe um Break da BF? O Break é uma tradição em todas essas citys? Vale a pena juntar gente tão distante uma das outras? O Zine00 aposta em formar mulão nisso: BREAK É TRADIÇÃO NA BF. Conta que só fecha se conseguirmos o diálogo.

    Sem exageros de mapa. Qual o teor dessa reú no SESC? O nome do evento era Políticas Culturais da Baixada Fluminense , um debate de interesse geral, que foi puxado pela professora Fernanda Delvalhas Piccolo . Esta senhora atua na promoção de um projeto que pretende ligar as culturas da BF - PET/Conexões de Saberes, junto ao curso de Produção Cultural da IFRJ. A IFRJ existe em muitas dessas cidades da BF.

Nesse palco iluminado? Cultura!



    Então, o ZineZeroZero colou nessa e algumas crews tb acreditaram. Fomos ouvir. Cerimonial, apresentação e tal - o conteúdo. Na coordenação estava a professora Ana Luíza Lima (IFRJ) que falou do PET. Ao contrário do que se pensa: Brasília coloca burocracia até pras universidades! Ela falou da batalha que foi travada para se chegar até ele: PET - Programa de Educação Tutorial , que foi criado no Ministério da Educação.

http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=60956

http://proculturapetifrj.blogspot.com/


Break nos Jornais:
- o MAB de Nova Iguaçu! [25/MAR/2011]



    A ideia do curso de Produção Cultural da IFRJ é entrar no PET e poder realizar seus projetos. O esboço geral foi dito: fazer o levantamento de todas as culturas da BF. Certo. É por aí onde entra o BREAK DA BF - precisamos do reconhecimento público, somos fazedores de cultura, somos tradição de Break na BF! Maravilha!

*Essa discussão sobre a cultura na BF, teve um passo anterior: “Oficina de Discussão sobre a Baixada Fluminense” (30/06/2011), com o pesquisador André Leite.

    Imaginação não enche barriga. Nossa união com essa ideia só vale se tivermos um mínimo de organização . O falado PET envolve a malha universitária: ensino, pesquisa e extensão. São os professores, que orientam os pesquisadores, que vão começar a procurar - "cadê a cultura?" Oiêêê!! Estamos aqui! É pela "Extensão", extensão da facul até o povo, por aí que podemos pensar.


    "Pesquisar toda a BF" como foi dito, não foi como vimos. Na mesa estavam os secretários de cultura, dos municípios de Caxias, Nova Iguaçu e Nilópolis. Esse último foi bem elogiado, por montar um "selo de cultura", por promover o teatro por lá. Nilópolis - é samba. Só? Não! Tem break tb! Em Caxias é a Urbanos BF em praça pública. Nova Iguaçu recebeu reforço: na segunda rodada dos debates entrou Dudu do Morro Agudo! Hip-Hop Enraizados tá em todas!

Foto (click!) Oficial da IFRJ:


    E Belford Roxo esteve na mesa representado pelo Centro Cultural Donana - na figura do Dida Nascimento. Isso que tentamos fazer, ele fez também: chegar junto, falar com os artístas pra formar nas reús, uma lenha isso. Dida articipa do Conselho de Cultura , que junta as artes, faz pré-conferências, conferência oficial - e a meta é chegar no Orçamento Federal para Cultura . "muitas vezes chegamos nas propostas, raras vezes deliberamos". Deliberar é um direito no Conselho!


Ninja, Delícia, Shiro, Chocolate e Tuca



    E o Poeta se arvorou a fazer perguntas: "como fazer para criar uma Casa do Hip Hop ?"; "Qual nível de organização precisamos ter?" Ouvi algum rizinho? As respostas vieram de todos ali: precisa se organizar, precisa formalizar, precisa fazer projetos, e projetos bem feitos!! Essa é A NOSSA LENHA! Tô dizendo... Vagabundo acha que o Poeta XND delira e pira na maionese...

Shiro, Chocolate, Tuca

    Bom, tivemos três crews representadas. Duas de Caxias, mais outra de São João de Meriti; seis pessoas ao todo. Quase todas as crews daquela lista já estão sabendo, algumas foram convocadas para estarem conosco. Uns não foram pq não podiam, outros pq não repassaram a tarefa, centralizaram informação. Dividir as tarefas faz parte de "UM MÍNIMO DE ORGANIZAÇÃO" . Vamos se falando e se tocando...






    Desse encontro Breaker, algumas questões foram discutidas e certos pontos iniciais entraram em votação: 1) O que queremos desse encontro? 2) Somos fazedores de Cultura? 3) Somos BREAK da BF? 4) Como podemos demonstrar isso? 5) Vamos fazer um projeto juntos? 6) Próxima reú?

1) O que queremos desse encontro?


    Poeta Xandu -     Para consolidar a ideia de Breakers da BF, como cultura tradicional, precisamos de juntar mais histórias dos Old Schools da BF. É uma tarefa que já teve um bom início em D.Caxias, já pode começar em S.J. Meriti... Mas depende de cada B.Boy também buscar essas informações. Com isso na mão - daí sim, podemos exigir o reconhecimento e ter projetos para toda BF. Estamos aqui pra isso.

    B.Boy Shiro -     É uma oportunidade para ter mais informação, trocar com as classes sociais, com pais e crianças, com o governo, escolas etc. É possível a gente propor uma outra formação com Hip Hop, algo além da escola!

    B.Girl Chocolate -     Quero ver mais união, mais troca de informação. Isso será uma evolução fundamental.

shiro chocolate tuca

    B.Boy Tuca -     Desse encontro espero ver crescer o movimento, ter mais organização entre os B.Boys, e mais união pela BF.

    B.Boy Ninja -     Espero ver todos envolvidos, com muita troca de informação e poder criar um marco, um ponto de informações coletivas.

    B.Boy Delícia -     Podemos ganhar o reconhecimento, poder criar um projeto de espetáculo como faz a GBCR.




2) Somos fazedores de Cultura?
    Voto Geral - sim!

3) Somos BREAK da BF?
    Voto Geral - sim!

4) Como podemos demonstrar isso?
    Voto Geral - depende!
    Poeta Xandu -     Depende também de saber juntar mais crews. Primeiro é juntar as entrevistas com os Old School, de cada lugar, por cada crew. E... Sabe? ...tenho muita criatividade mermo! (geral se jogou no chão de tanto rir...) Foi uma ideia de ter um ritual na abertura das cyphers, cada crew se apresentar com Breaking, com visual forte.

    O que seriam as tais "entradas e bandeiras"? Pode fechar esse livro! Nada com a História do Brasil! kkk! "Entradas e bandeiras" aqui: é uma proposta de formar um mini-ritual. É uma proposta pra turbinar o público das ruas, gente que passa, para e chega junto pra ver. (kkk! vai ser massa isso!) Vamos ver o que dá...

Poeta XND, Ninja, Delícia, Shiro, Chocolate

Bandeiras - Seria cada crew ter sua bandeira, grafitada com o nome da crew, a cidade escrita embaixo, algo assim. Daria uma vibe visual bem forte.

Entradas - é ter uma rodada de apresentação de cada crew, uma entrada coreografada para fechar em pose.


5) Vamos fazer um projeto juntos?
    Voto Geral - sim! Cada um ficou de fazer um esboço de projeto e divulgar, chamar as crews que faltam até fechar na próxima reú. *Botei um exemplo concreto, dessa minhas ideias: mais embaixo.


6) Próxima reú?
    Marcada: entre o fim de julho e início de agosto.




---------------FIM DA REÚ-----------------


*Ideia de projeto comum:

Poeta Xandu [ZineZeroZero - B.Boy Press] esteve em reunião com B.Boy Grilo [TwoStreet - NGN Crew] durante a For Fun Party (29/MAI), quando falamos sobre a Breaking In The Park - uma cypher é ótima! Valorizo muito a ideia: uma cypher que acontece em 4 diferentes cidades, no mesmo dia, na mesma hora. Isso é energia pura! Foi de grande inspiração.

Responsáveis:
B.Boy Grilo (TwoStreet - Sampa)
B.Boy Wagner (Nos Trinks Crew - Floripa)
B.Boy Baqueta (South Brothers Crew - Curitiba)
B.Boy Mouse (Batucatu/SP)

Trazendo pro contexto da BF, pensei num complemento: Break In The Park - conected version. A ideia da cypher (B.Boy Baqueta) é perfeita, e não estou aqui para atropelar ninguém - esse é meu princípio. É consulta e diálogo. Vamulá!

O que seria a "conected version"?

1- montar um capítulo da Breaking The Park no Rio de Janeiro.
2- montar um esquema de teleconferência entre as Cyphers.
3- montar uma pauta de "questões sociais" para os breakers envolvidos - pra interagir.
4- realizar essa Mega-Cyphers - real e on-line ao mesmo tempo.

http://zinezerozero.blogspot.com/2011/09/bboy-grilo-two-street.html





--------------------------------------------



*Há interese?

IFRJ - Edital 2012 - Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, Campus Nilópolis

Inscrições: até 28 de outubro, 16hs

Via Internet - www.ifrj.edu.br
Buscar: Concursos e Processos Seletivos

Início das aulas: março de 2012
Duração: 1 ano e 6 meses
Aulas: 5ª-feiras, das 7h às 18h
Campus Nilópolis do IFRJ.

e-mail: spg.cnil@ifrj.edu.br
tel: (21) 3978-5929

http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/796




   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta...
Clicaê!
         

[ Lapa: B.Boyz na Escola! ] [click!]¬



Editorial de Julho/Agosto:


Mestres Imortais:
                  Abdias Nascimento e Gil Scott Heron!



[ Mr. King Nino Brown ] [click!]¬

[ ZineØØ-SP: B.Boy Amendoim ] [click!]¬

[ ZineØØ-SP: Dedessa Detroit Break! ] [click!]¬

[ ZineØØ-SP: B.Boy Danzinho! ] [click!]¬

[ Casa do Hip Hop Canhema! ] [click!]¬

[ BC One/SP e For Fun Party! ] [click!]¬

[4-Fun: B.Girlz em SP ] [click!]¬

[ 4-Fun: Guetto Freak Crew! ] [click!]¬

[ 4-Fun: Grooving People!! ] [click!]¬

[ B.Boy Grilo - Two Street! ] [click!]¬

[ Reú: Breakers da BF ] [click!]¬

[ Lapa: B.Boyz na Escola! ] [click!]¬

[ Rio Breaking!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: