Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

.........................................................................................

Zine ØØ:
 Editorial de Julho/Agosto! 
.........................................................................................





   Break Consciente!




     
[ Break + Escola + Trabalho ]


                                                 - Colégio Celestino da Silva
[Lapa, Centro do Rio - 03/JUN/2011 (193hs)]                            


–    Homenagem   ao   1º de Maio!!


O início.



    Já não é novidade - o Zine Zero Zero tem recebido vários convites, pra fazer apresentação em escolas, em projetos... O B.Boy Bala Machine bota sempre um sorriso no rosto quando lembra: "Conhece não? Poeta Xandu! tem uma crew norótika, só tem 1 B.Boy, só ele, é a Gang De Break Da Banca Do Genival!!" É porque existe uma curiosidade - "Coé desse tio aê? É do Break? Qual gang?"

    Sou poeta. Criei "minha gang" em homenagem aos lutadores das favelas, e mais forte: em homenagem ao B.Boy Genival Oliveira Gonçalves... Conhece também não? Candango assumido, B.Boy histórico na banca dos Magrello's! Hoje é maestro dos microfones, renome no DF, forte no entorno, Hip Hop brasileiro de verdade - é o rapper G.O.G. rapaziada!! É Cone Crew não, é o GOG: Brasília Periferia!

xnd - 1 meta-b.boy!

    Poeta Xandu conheceu o GOG em 1998, no Hip Hop Pelo Rio, um showzaço na Lapa! Nesse tempo, existia uma avaliação de parte do RAP, contra o lado comercial... Comentavam o G.O.G. assim: ele aposta na mensagem, se mexe menos no palco, ritmo mais lento também! Balança a cabeça: pra valorizar o cérebro. GOG é "O Poeta" do RAP - PODE ESCUTAR! O Poeta Xandu catou isso: inteligência... pelo Break!


    Seguindo algumas pistas - o GOG não carnavaliza, num faz muito teatro, não faz cara de mau, não canta rapidinho-tudo-embolado, nem xinga ninguém... Faz suas críticas, é verdade. Aposta na levada e suas rimas? as melhores! SEMPRE busca ver beleza nas favelas, nos satélites do DF, sua gente. O RAP na correria de cada trabalhador. Enriquece a experiência Hip-Hop.


B.Boy Ninja

G.O.G.

O Poeta explica a:
Matemática na Prática



Ou... Assista na Telona: (Clicaqui!)



    Dessa mesma forma que o GOG - o Poeta Xandu tenta apresentar o Break como uma experiência inteligente. Convido uma crew, começando pelo B.Boy: uma relação pessoal. Se é bom no que faz, se está envolvido com as cyphers... se demonstra interesse de ver o movimento Breaker crescer, é digno - isso basta. Não é preciso ser nenhum "benzadeus", basta querer dividir o que sabe na base do Break-Educação. ESSA É MINHA GANG DE VERDADE.


Shiro, John King, Ninja, Eve e Pastor



O processo.




    A proposta foi apresentar Break Consciente para as turmas de segundo grau, da noite, no Colégio Estadual Celestino da Silva - na Rua do Lavrádio, Lapa mesmo. Então foram reuniões, com a Professora Marcia Curi, com os Professores Constantino e Fernando, numa de organizar a mostra. Era fazer uma homenagem aos trabalhadores. O 1° de Maio seria o ideal, mas o cronograma acabou atrasando - fizemos nesse dia: 03/JUN - SEXTA, às 19hs.




    Outro compromisso para dar forma a essas apresentações: produzir um fanzine, ZineØØ, dedicado ao tema, ilustrado com Break e tal. Fiz? Não. Tempo apertou, não foi possível dessa vez. E com essa corrente de remarcar coisas, datas e pessoas, tudo foi mudando.

No cantinho: CDs, LP, flyers, zines, etc.

    Na responsa de representar pelo Zine Zero Zero, o Poeta Xandu deu seu jeito! Na maleta, levou vários materiais! Flyers de lojas, festas, shows, livros e fanzines, levou LP´s históricos e CDs caseiros - tudo de Hip Hop. É o Hip Hop que Trabalha e se comunica. Outra: levou conteúdo: sobre o "Mundo do Trabalho", e informes das cyphers pelo Grande Rio, enriquecendo a cena na escola.

Roberto Pica-Pau


    No Break? Pensei principalmente no B.Boy Pica-Pau, porque ele é popper - e as funking style são bastante discriminadas em beira de cypher... Na Cypher Caxias não! Lá tem lugar! mas no geral ficam isolados. E também pq a gente está sempre trocando pelo Orkut - pessoalidade!
*alguns sairam da SRS crew. acontece.
    Pica-Pau ficou de ir. Marquei tb com a Conexão Crew... não - tinha campeonato, tinha treino. E o Pica-Pau... tb não pôde, mas calmaê! Fechamos com a "Turma do Pica-Pau", no caso, a Start Rock Style!! Muito bom!



B.Boy Pastor



    "Muito Bom" - no sentido que já vinha conversando com eles. Especialmente o B.Boy Rodrigo Ninja, que conheci em Caxias. Então quem foi? Start Rock Style Crew - a galera da Vila da Penha, Cordovil, Duque de Caxias, com os B.Boyz Rodrigo Ninja, Shiro, Paulinho, Pastor, Soninho e a B.Girl Eve representando a força feminina.




                    DJ Belo
                           





    Também teria o MC Rodrigo da Ralé... não rolou. Por lá: pintou o rapper John King, da banca Start mesmo, e também foi B.Boy Belo - que fechou no Som. Meu som, véio! Problema tirar isso de casa: som véio pe-sa-dão! mas fluiu perfeito, com mike e tudo. Belo representa pela Universal Crew do Santa Marta, agora atacando de DJ!

MC John King, DJ Belo, B.Girl Eve


       




O Conteúdo?

    Sobre o Break, as gangs, as cyphers nas praças... Falamos de tudo, do mesmo jeito q escrevemos aqui. faltou... Não, não faltou mais nada!

Falar sobre os Trabalhadores - nossa homenagem.

    Muitos acham que estão sendo "explorados" em seus trabalhos. É vazio falar isso: ser "explorado" é diferente de ser injustiçado. Viver sem trabalho é viver a FOME. Então, pra ter NECESSIDADES vitais atendidas, vendemo-nos no MERCADO. Falamos: a exploração ocorre por conta do VALOR-TRABALHO, uma vida ditada pelo capitalismo de concorrência, em sua corrida tecnológica.

alunos se organizam!

poeta xnd na educação!

    A indústria e o consumo, fundamento do nosso cotidiano, vem exigindo mais horas-extras, desobrigando-se a pagá-las - isso por um lado. Doutro lado, é a velocidade que se espera: movimentos mais rápidos, transando com informática, interagindo com robôs... Exige-se: pagar menos ao trabalhador, e receber mais pelas mercadorias ofertadas. A EXPLORAÇÃO vive nessa ditadura da competição e da PRODUTIVIDADE.



A escola nisso?

    Sim, a escola atende a FORMAÇÃO do TRABALHADOR: completar o primário é formação básica. Depois, traz ESPECIALIZAÇÃO, informática, inglês, as preocupações INDUSTRIAIS na sala de aula - mas a escola pública não é criada pelo lucro... Ou é? Não, não produz ARTIGO nenhum. Mais que um trabalhador, a escola forma um ser humano, em conhecimento, arte, poesia e saúde.

Atenção: alunos atentos!


Prof. constantino


    A política de salários começou com o SALÁRIO MÍNIMO, um valor em $$ suficiente para uma boa QUALIDADE DE VIDA pra FAMÍLIA do trabalhador. Hoje: é uma cesta básica de alimentos/pessoa. Também: há novas estruturas, sob a TERCEIRIZAÇÃO, nos serviços de limpeza, segurança e... professores, contratados ao ano. Pessoas, equipamentos e materiais escolares são rebaixados em valor - PIORA uma situação de ENSINO já PRECÁRIA.


professora




    O professor contratado vive em rodízios anuais, que estressam. O professor MAL PAGO vê-se obrigado a dar aulas em duas, três escolas. E a produtividade diz: MAIS ALUNOS!! Precariedades, insuficiências e salas de aula lotadas. SÃO POLÍTICAS que estressam o professor, maltratam sua saúde. Vira guerra: professores e alunos em conflito.*

*Não ao pé da letra, claro.


os professores cotizaram: lanche e passagens!

    A luta aluno VS. professor não existe - são conflitos derivados da POLÍTICA, que achata funcionários públicos, que valoriza a PRIVATIZAÇÃO do ensino. Fecham cerco aos sindicatos, frágeis... em sua auto-censura, em medo. Representados por políticos, empresários promovem a propaganda - do que acontece mais forte na indústria. É no chão de fábrica que os problemas são ainda mais tensos.

    Naquele dia teve MANIFESTAÇÃO dos bombeiros - a sociedade toda apoiou. Foi grave esse dia, de muito MEDO e AMEAÇAS. Os professores também precisavam se manifestar: nesse mês de junho, quase todos os professores do Brasil CRUZARAM OS BRAÇOS. Pedem o fim da terceirização, pedem salários mais dignos, melhorias nas escolas. O Break apoia isso: melhorias sociais. Hip Hop é RESPEITO.


Fechando o Break pra balanço:

    Break não é só balanço. Foi uma noite muito rica, cheia de Break e conversa. Foi uma experiência diferente para os Breakers, que trazem aquela imagem da escola como lugar sizudo. Felizes de estar ali: Dançaram muuuito!

Paulinho, Shiro, Soninho


    B.Boy Shiro tava felizão, mostrou break forte, B.Boy Paulinho, e Soninho tiraram várias fotos de recordação - orgulho de estar ali! Pastor chegou mais tarde um pouco e mostrou muito gás no chão! E fez graça com uma laterninha - fingia comer a luz!! hahaha!



Pastor
B.Girl Eve



    B.Girl Eve descobriu ácaros na escola - é alérgica, daí ficou ruim pra ela. O que ficou bom mesmo foi o som. O sound sistem velhão deu conta do recado. O DJ Belo, além de ter sonorizado com maestria, tb dançou, mostrou que é B.Boy até a alma!



            Rodrigo Ninja






















    Rodrigo Ninja é show-man - mostrou popping, jogo de power move, até rachou no RAP com o John King, que trouxe também uma história forte, de um conhecido que ele perdeu. O Hip Hop sabe das ruas, o que acontece com alguns colegas quando a noite cai... E de final, Rodrigo Ninja mostrou uma peça ensaiada - muito legal! O broder, afinal, já foi pra TV uma pá de vezes - inclusive no sábado 4 de junho, na Xuxa! É o show!


















    Profª. Márcia

    Desde o início, vimos o empenho da professora Marcia Curi, para organizar o espaço, coordenar as turmas - mesmo assim, alguns fugiram! E a escola é dividida entre estado e município, dificultando ainda mais. O 1° resultado foi perceber que 70 alunos juntos não caberiam no 3° andar - fomos pro 2°! rss O início foi momento confuso! Uma outra lição, pras próximas vezes.




    Depois foi tudo bem! Os alunos ficaram felizes com o que mostramos, os professores se sentiram envolvidos com o tema. O Prof. Constantino até lembrou várias do seu tempo roqueiro! E ainda fez um arremate bem legal do que era conteúdo. A Josefa, o Paulo, o Fernando - a direção, a secretária, os professores, todos! foram bastante receptivos. Fortaleceram o evento no que foi preciso... Deram muita dignidade ao Break que levamos. Ganhamos tod@s!



uou!

    Escola + 3 Elementos:

            estilo ZineZeroZero!









Break é Educação!

ZineØØ, Start Rock Style crew e DJ Belo bem recebidos no Colégio Celestino da Silva!

Ou... Assista na Telona: (Clicaqui!)
Youtube: gdbdbdg





Biblioteca do Break

Consciência na Biblioteca da Universidade Católica do DF - com as bancas da BG.Girl FaB*Girl e do Marcão Aborígine no RAP.

*Não esqueça:
- mais cuidado ao pegar nos livros!


Ou... Assista na Telona: (Clicaqui!)

Youtube: catolicadebrasilia




B.Boy Andrezão Rock Master

Breaking é cultura - na livraria!


Ou... Assista na Telona: (Clicaqui!)

Youtube: atorbi



   No próximo capítulo o ZineZeroZero te apresenta...
Clicaê!
         
[ Mr. King Nino Brown ] [click!]¬



Editorial de Julho/Agosto:


Mestres Imortais:
                  Abdias Nascimento e Gil Scott Heron!



[ Mr. King Nino Brown ] [click!]¬

[ ZineØØ-SP: B.Boy Amendoim ] [click!]¬

[ ZineØØ-SP: Dedessa Detroit Break! ] [click!]¬

[ ZineØØ-SP: B.Boy Danzinho! ] [click!]¬

[ Casa do Hip Hop Canhema! ] [click!]¬

[ BC One/SP e For Fun Party! ] [click!]¬

[4-Fun: B.Girlz em SP ] [click!]¬

[ 4-Fun: Guetto Freak Crew! ] [click!]¬

[ 4-Fun: Grooving People!! ] [click!]¬

[ B.Boy Grilo - Two Street! ] [click!]¬

[ Reú: Breakers da BF ] [click!]¬

[ Lapa: B.Boyz na Escola! ] [click!]¬

[ Rio Breaking!  - {Edições Antigas??} - ] [click!]¬








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: