Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Session XV - So Stance ! ! ! 

Não é lambaeróbica, nem power-ioga, nem rebolation. São guerreiros do breaking! Chegam de longe, com pouca grana, muita disposição. A Session XV é imperial, porque é construída pelo império das Crews da PERIFERIA, os BREAKERZ que ocupam e imperam no Paço Imperial /Praça Quinze /Coração do Rio de Janeiro. Com certeza, esse é o encontro mais democrático do break: grátis, ao ar livre, com chão liso razoável, sem vizinhos pra reclamar, muita flow na rapaziada. É um break de luta, que vem lutando para manter o espírito construtivo. Treinar, aprender, ensinar, crescer, fazer história e enfrentar seu pior inimigo, dentro de si - a desorganização!!!


De Jacarépagua chegam os B.Boyz Doom, Kipula; de Campo Grande Lil Rat, Felipe, Cria, Stefânia; de São Gonçalo vem Miudinho, Bruno, KaLéo; Kristiano Xuxu, Leko, Tuca do Eixo Engo. da Rainha, Niteroi e Batalha do Meio do Mundo. Cabeças boas, Stal, Suniá. Sempre feliz, B.Girl Penelope, a bela B.Girl Ananda, B.Girl Negona super simpática. Logo é B.Boy Zulu, Marral, Japa, Demenó... Isso sem falar de BBJ, Balldas, D-Ferente da Flow Kids de Marechal, com treino na Celub. Troia, B.Girl Amanda da Maré, Eskilo, Filé de Campo Grande, B.Boy Jorge da Roc e... A lista para por aqui - o Hip-Hop é que não para. Não para por cá, por lá, nem pracolá, nem parará jamais ! Pararatimbum, falei? É a B.Boyzada Carioca, é a Session XV mostrando um Break Pesadão !



[23 de Abril]
O dia de São Jorge tem um significado especial no Rio: é o espírito do guerreiro, que luta contra as misérias do mundo, é luta do
Povo contra o Dragão da Maldade.  É um símbolo cristão, muito cultuado na Europa e pelos católicos brasileiros. Também faz sucesso na comunidade negra carioca, que trouxe da África significados para melhor viver os tempos da escravidão cristã. A liberdade é uma batalha - lutemos por ela! Tiradentes foi pra forca nesse mês, o MST sempre faz do abril mais vermelho - são imagens das lutas. Também os parceiros evangélicos, que não adoram imagens de espécie alguma, mas que sempre lutam por uma liberdade-para-todos!
- Respect for all !




Editorial dedicado à Session XV:

Clicaqui para ler do início


Sabe como é? 

      Sim, mais uma Session XV - so stance!



Três horas de um dia nublado. Começam a chegar, um, depois outro, às cinco da tarde já são quase cinquenta breakers formando na roda. No boom-box do B.Boy Bala Machine apenas o melhor do groove, funky style, entre James Brown e clássicos do Break-Beat. A vibração é intensa e a temperatura? Mil graus! Esses sábados na Praça XV são perfeitos: é dia de skatistas, de pacour'istas, punks, sambistas, ambulantes e mendigos - só guerreiro. Forma o samba de um lado da praça e do outro: a clássica roda de break da Session XV. Sem falar da feira - que tem de tudo e é maneiríssima!

A feira. Antes era só na Glória. Aqueles sujinhos, ocupando as calçadas, botando banca. Podia-se comprar revistas pornô antigas, livros sujos, TV quebrada, ventilador só com uma pá, um retrato rasgado de alguém que você não conhece. Um pé de tênis, sem par. kkkkk! É o "Dingo-Shopping", como povo fala. No Rio é mendigo demais: catadores que reviram o lixo atrás de um bagulho pra vender. E na Praça XV era feira de antiguidades - juntaram-se mendigos e antiquários para formar essa feira dos sábados. Algumas raridades. Você encontra uma jaqueta nylon original, aquele all-star das antigas e um tanto de boom-box - por preços em conta!
 

Foi com um desses Boom-Box que o Bala conseguiu convencer geral que o lugar do break é na rua! Sempre leva um ou dois da sua coleção. Enquanto o Bala não chega, parece que nem adiantou ir até a Quinze. Fica geral parado, sentado, esperando. Na Session de março foi assim. Mais de cinquenta breakerz sem fazer absoutamente nada! A mãe do broder passou mal e ele só chegou às sete da noite. Daí, ele chegou, começou e foi tudo de bom. Nesse último  (03/ABR ) sábado não teve atraso. E ainda foi melhor: saímos de Session XV pelas  Ruas do Centro metendo um breakzinho de leve em cada cartão postal da cidade histórica!
(Lê aí, depois vc vê TODAS as fotos aqui: SessionXV Dreams!)

(Obs: o q estiver no verdinho é só clicar, tá legal?)
 
É uma coisa curiosa. A cada nova Session pinta gente diferente, sempre caras novas. Justiça seja feita: é a banca do Bala. Onde o Bala não vai? Com quem ele não forma? 
Todo mundo ama esse cara - o Bala é O BALA, mané! Quem não gosta dele é maluco. Pra formar no break de rua é nesse modelo mesmo. É o verdadeiro "soul", o espírito de break que baixa no Bala e contagia todo mundo!








Fotos: acima, uma foto com quase todo mundo, só faltaram uns vinte pra fechar...; ao lado: zoação no Palácio da Justiça.

O nível da rapa é variado. Vai desde aquele que precisa dar os primeiros passos, até aqueles mais treinados, que metem power move com todo tipo de saltos e rodopios. Sei que é meio brega falar assim, mas é difícil descrever uma linha de dança. A única coisa que dá pra dizer é que rolou
top rock, freestyle e até uma session de rocking! Variedades...





Fotos: ao lado, Bala Machine e a b.boyzada  curtindo a vibe gangueira!

Você ainda não foi lá, não? 
Tá perdendo... Os melhores já passam por ali. B.Boy Xuxu marcou presença na session de março, ele que representa em grande estilo pela Cia Grupo de Rua de Niterói. Figuraça, simplezão e também um dos mais empolgados. Botou pra ferver no foot work! 

Não veio desta vez. Mas o B.boy Jorge estava e me contou um troço curioso... B.boy Jorge teve inspiração numa roda lá em Belém do Pará - foi a primeira vez que viu o break, no sapateado do B.boy Xuxu. Acabou vindo também pro Rio e agora está no break de vez! B.Boy Xuxu na Muiraquitã, B.Boy Jorge na GBCR - dois paraenses se encontram nas batalhas e sessions do cenário carioca


Dessa vez nem sei destacar um b.boy especial, mas acho mesmo que foi o Bala - por organizar, botar energia, exigir maior empenho de quem estava ali. E quando já estava de fim, ele ainda teve iniciativa em puxar o quinto elemento. O Quinto Elemento. Parar o som, sentar, formar roda e conversar um pouco - isso é inteligente demais! Esse é o Bala Machine troféu honra garantido no Prêmio Preto Ghoez!
 


Fotos: a foto com quase todos, acima, aqui ao lado em PB: são fotos profissionais, do Paulo Barros, que convida a todos a conhecerem seu trabalho:
site:
Flickr Paulo Barros
Contato no
Orkut (clicaê!) Favela Em Foco
Contato no
Orkut (clicaê!) Paulo Barros
...







O Quinto Elemento por Bala Machine:  

Algumas palavras...

Do livrinho de explicações do Bala anotei algumas coisas. Na roda do 5º Elemento, o Bala falou dos fundamentos mais importantes pra existência do verdadeiro breaker:
stance, flow, soul e flavor.
 


Flavor  - foi o primeiro elemento citado. Porque muita gente pensa que Hip-Hop é moda: vai na loja e compra, treina na academia, fica de tira-ondinha na praça, fazendo bagunça nas batalhas e querendo até entrar em briga... Que feio, broder. O flavor do break, que é o mesmo para todo o Hip-Hop, é quase sinônimo de auto-valorização. Sim, existe a moda original, as "vests" que devem ser seguidas, mas o flavor é meter o estilo pessoal, viver esse estilo: ser breaker noite e dia, chuva e sol, até quando dorme. Quem entende este fundamento entende todos os outros. É tipo na Grécia, Arte Clássica firme... 



Foto: Pilastras gregas tão o tom Clássico do Palácio da Justiça - também foi firmeza pra galeura da Avenger Crew, que carimbaram as fotos do Orkut.


Quais outros?
Stance - que é a garra, é energia, é ter impulso positivo para dançar em qualquer roda. O Flow - que é tipo o ritmo interno, o groove, a música e o b.boy irmanados, o fluxo de energia cósmica do break. E o Soul - que é o espírito do B.Boy, para agir com consciência, sem preconceitos, com disposição para o diálogo e organização, sem perder a alegria, coração aberto. Bala é cabeça pracarai!


Bom, muita gente falou, botou idéia, mas teve a palhinha  clássica do Poeta Xandu nesse quinto elemento. Não anotei tudo, outros parceiros formaram nas idéias também. Lembrei de duas coisas sobre o Afrika Bambaataa - uma boa, outra má. Uma que o cara veio ao Rio de Janeiro, mas não deu muita bola pros núcleos que sustentam a bandeira da Zulu Nation. Pessoas que vêem nele uma figura revolucionária pro Hip-Hop - decepcionou. Ficou colado com o show bizz, só com as popuzudas e o povo do baile funk, no comercial. Não foi na GBCR, nem no Anti-Cinema, nem, nem, nem nada. Assim é desconsideração. Pô, Bambaataa! Tudo bem... Chorar? shhh... Parece que ele foi visitar o Nino Brown lá em Sampa - salvou alguma coisa.
A parte positiva é que o Bambaataa virou um espírito. Ele é o Bronx, lugar onde se criou enfrentando os tropeções da vida, vendo a miséria bailar sem ninguém resistir. Foi lá onde começou essa idéia de que o Hip Hop salva - bailar no compasso linha reta do break. Geral de "cara" com o consumo de crack - e o Bambaataa pregou a boa saúde, botou espírito militante, pelo Nelson Mandela livre, contra o racismo, juntando os elementos do Hip Hop num só espírito. O VERDADEIRO B.BOY É UM BAMBAATAA IMORTAL, GUERREIRO HIP-HOP, BREAKER DE FÉ, CAMINHO E EXEMPLO PARA TODOS OS OUTROS JOVENS.
 
Outra que mandei, foi a dificuldade de se fazer um evento aberto. Sempre terá aquele que mete um sorriso sacana e inventa de bagunçar: "foi lá e zuô geral". Isso mixa qualquer evento. Afasta as pessoas de fora, dá descrédito pro Hip-hop, impede o crescimento do movimento breaker. 
Até pessoas próximas, como foi o caso da Ananda (linda na foto). Com toda a abertura e amizade, ainda assim, não entrou na roda pra bailar - Ananda é B.Girl Wacking Style, e também é um pouco tímida. Sensibilidade... Cavalheiros, vamos ajudá-la na próxima, tá legal?

Todo mundo gosta de um evento bem organizado: som maneirão, lanchinho, refresco, água de coco e tenda de massagem. O difícil é fazer um evento desses, quando não se tem recursos próprios, nem patrocínio, nem apoio do governo. É nessa hora que tudo descaminha: pinta malandro falador, pinta furão, de palavra curta. Nem é tanto assim - acho também que quem está de frente precisa saber se comunicar melhor. sei lá, é complicado. 
 

Esse é um papo velho. Sempre acontece e até em chat de internet o pau quebra, na maior zoação que tem no mundo. Nêgo gosta de falar isso: carioca é malandro, gozador, e que se dane. Na imaginação isso é legal. Pra formar nos bagulhos isso é uma grande ÊME! Sai tudo errado, com muita gente insatisfeita. Alguns até tentam discutir a situação, mas outros... Não é nada, não é nada, e não é nada mesmo. Que dificuldade para entender! 


Foto: todo encontro sério tem um sacaninha... É o b.boy Cria? b.boy Felipe? Lil Rat? Agora me perdi...




Depois de um certo encontro confuso, abriram uma boa discussão (Comunidade: Opinião sobre o encontro). Participaram: Joilson A.K.A; LeBron_JøW; TRÓIAaAaAaaa; Fábio; Stal; doug; B.MACHINE GBCR; Ball Dash; Alex Bow wow e Gouki. Virou tipo um mini-barraco... Porque, avaliar uma situação, não é ficar se defendendo, nem se omitindo o tempo todo. O "negócio" foi ter chamado um monte de estilo de dança e na hora só ter espaço para a roda de b.boy. Depois que passa não tem volta, mas SEMPRE HÁ UMA CHANCE DE FAZER MELHOR MAIS PRA FRENTE. É pra isso que serve uma avaliação: ter opínião formada e fazer. É papo reto! 




Foto: No Largo da Carioca descobrimos um mini-barraco dos bons - sólida casinha de break que a gente ocupou por alguns minutos...



É importante saber: cada um é responsável pelo evento que vai, mesmo se não organizou nada. Quando um evento é aberto ao público, gente de todo tipo em geral, é ainda mais importante para cada b.boy, ter consciência de que ali é especial. Os visitantes querem assistir, querem entender... Isso não acontece se estiver maior muvuca. Então, galera, puxão de orelha - mais consciência para organizar os eventos! TODOS somos responsáveis pela imagem do Hip Hop - que Hip Hop queremos? É pensar nisso.



Algumas Palavras...

Tirei isso do Orkut do cara.

Preste atenção: ouça e sinta a presença misteriosa do

      !!!  mestre Bala Machine  !!!
         !!  Herdeiro do Funk  !!
 



Foto: Bala Machine, So Stance!



"I AM FUNK ADDICT"
    "SOU ENERGIA POSITIVA"
        "SOU RAIZ FORTE QUE NAO PARA DE CRESÇER"
                                         "DEIXAREI HISTORIA"

"PESSOAS PODERÃO CONTAR UM DIA
                                       QUEM FUI E O QUE FIZ"

"VARIAS FASES JÁ PASSEI
            NÃO SOU DONO DO MUNDO, MAS SOU FILHO DO REI"

"OBRIGADO, DEUS, POR ME SALVAR
            E MA DAR VIDA TODOS OS DIAS AQUI NA TERRA"

          !!!   I AM ORIGINAL B.BOY FOR LOVE   !!!







"Para ser um bboy precisa ter bom equilíbrio emocional e paciência. Não se aprende em 1 semana de treino ou aprendendo de forma errada e sem viver a filosofia do breaking. E precisa entender que, para se tornar um grande bboy, leva tempo, e haverá muitos obstáculos no caminho. É preciso se manter firme. A criatividade também é muito importante. Crie seu próprio estilo. coloque seus sentimentos na dança."



Foto: Bruno e o fim de Session na Lapa.


           !! Tenha muito FLAVOUR no que faz !!







Foto: Bala é Luz.


Mermão... 
Levitei uns três centimetros. Sacou? 
O cara tem algo de inexplicável, 
uma luz do Bronx, um break místico do além. 
Isso vai virar lenda. rss
 


E finalmente, Bala fechou o 5º Elemento com os informes, com os esclarecimentos dos próximos passos. Foi assim: 

PRIMEIRO
   - foi a questão das pilhas grandes - TODOS QUE FORMAM NA SESSION XV devem se juntar na vaquinha pro par de pilhas. Não dá pra um, ou poucas pessoas, tirar do bolso tudo sozinho. Pra cada três, quatro pessoas,  cada grupo pode Juntar os trocados e comprar as pilhas - é obrigação. Se não tiver nenhum tostão, só o da passagem - não vai deixar de ir também, né? É ter consciência que o boom-box, as pilhas, isso é o caminho 
- chegar junto é muito mais!

Foto: Olha que galera bem comportada, prestando atenção, discutindo. É por aí b.boyzada.


SEGUNDO 

   - foi a comunicação. O Bala deixou msn, email, grupo de orkut - pra geral se informar sobre as batalhas, ficar sabendo, anotar e se organizar em dinheiro e disposição para participár dos eventos. 
INFOs DO BALA:
      Tel: (21) 8560-2933 
      Msn: bala.machine@hotmail.com

Orkut do Bala (clicaê!) Bala!
Orkut do CPZ-Rio (clicaê!) CPZ-Rio !!

   
TERCEIRO 

   - foi a caravana do Circle Prinz e IBE em Belo Horizonte. [-150$- inclui: ida/volta, entrada e alojamento] O transporte será em 2 VANS, 1 MICRO-ÔNIBUS - umas 60 cabeças. Para isso acontecer, é preciso que a galera vá guardando dinheiro e botar na conta do Bala ou o que foi combinado. Pagar mais barato, pagar só na hora, dizer que vai mas não vai - tudo isso é mancada com quem organiza.
 
CUSTO ?
TUDO CUSTA GRANA, POUPAR GRANA CUSTA SE ORGANIZAR; E ORGANIZAR OS OUTROS CUSTA MUITA PACIÊNCIA SE GERAL NÃO COLABORA.


QUARTO
   - foram os próximos eventos:

Eliminatória RIO DE JANEIRO para o Circle Princz & IBE Brasil, 
Batalha em Petrópolis 
(Batalha do Imperador) e 
em Duque de Caxias (DC Kings).


Foto: 5º Elemento: mór seriedade, nénão Rian?


A SEGUIR AS INFOS DAS BATALHAS:





Eliminatória Regional Circle Princz & IBE Brasil


Etapa CPZ Rio de Janeiro


Organização
A eliminatória CPZ do Rio de Janeiro é organizada pela Face A Face Battle Crews, pela banca da GBCR e na figura do Bala Machine mermo.
 
Participação
   16 duplas vão disputar em Battle 2 vs. 2
    Cada crew poderá investir em até duas duplas.

Premiação
   Grana: R$ 700,00
   A dupla vencedora (só uma!) irá disputar a CPZ SUDAMERICA em BH.



Quanto ?
   Grana: R$ 60,OO por dupla
   Forma: paga na conta (?) ou ao vivo.
   Prazo: até UM MÊS antes do evento



Quando ?
   12/JUN - Jam Face a Face Battle (é isso Bala?)

       - A JAM SERÁ MUITO ESPECIAL!



    Eliminatórias Rio de Janeiro:
12 e 13 de junho - responsável: Bala Machine

    contatos: 

     EMAIL: bala.machine@hotmail.com

Orkut do Bala (clicaê!) Bala!
Orkut do CPZ-Rio (clicaê!) CPZ-Rio !!
*Caravana Rio-BH (150$=ida/volta/aloj./entrada)


Work-Shop do DJ Groovy
Música para B.Boys & B.Girls
   O work-shop do DJ Groovy é totalmente dedicado a cultura Hip-Hop, para passar os fundamentos da musicalidade breakbeat, importante técnica para atender os Breakers: wackerz, lockerz, popperz ou B.Boyz... Terá muita explicação para dançarinos.   O work-shop faz parte da eliminatória. 
Temas:
Bateria, o instrumento sagrado;
B.Boy, Break-Boy, Beat-Boy ?
A criação dos Breaks, desenvolvimento, estrutura e história;
A importância da musicalidade, qualidade musical;
O que é Groove ?
Disco Music, Electro-Funk ou Break-Beat;
A arte do Diggin [garimpo];
O papel do DJ como músico para os dançarinos;
Técnicas de turntablism para criação dos breaks.


"O modo com que você dança vai depender da música que o DJ está tocando no momento".   -   Ken Swift
 


A Circle Kingz saiu das Jam-Sessions da Suiça, para manter a essência do Breking - na Europa as coisas ficam caretinha rapidinho... Então essa festa foi garantia de alto astral. É festa de B.Boys para B.Boys. Organização: B-Rock.

Eliminatória da  CIRCLEPRINCZ SUDAMERICA:
24e25/Jul - Belo Horizonte/MG


*Caravana Rio-BH (150$=ida/volta/aloj./entrada)

É um corre só. Para poder ENTRAR nas 32 vagas de duplas, SERÃO 12 duplas selecionadas por video; 12 duplas convidadas; 8 vagas no dia do evento... Sinistro.
Eliminatórias Regionais
Espirito Santo em 22 de maio - resp. Chapolin Zulu
   email:  julianoeliseu1@ibest.com.br
Goias em 27 de junho - resp. Tom Locker
   email:  tomlockermb@hotmail.com
Brasilia em 4 de julho – resp. Kabeça
   email:   kabeca_bboy@hotmail.com

Regulamento Geral:
"Dançar com alma e amor ao estilo BBOYNG e BGIRLING sem confronto corporal"

Regulamento dos 8:
Seven 2 Smoke com 8 vagas, observada por 5 jurados, valendo a Circle Princz no domingo. Valor da inscrição: R$ 150,00 por dupla. Pior: está aberto a America do Sul inteira. Ai...

Venceu aqui? Ainda tem o CIRCLEPRINCZ SUDAMERICA
[dia 25 de julho], com os BBoys e Crews pré-selecionados, para só então ganhar a passagem pra Suíça e ferver de novo nas 16 TOP da final Circle Kingz. Éééé MOOOOONSTRO!!!!
Os 10 jurados vão ter muito trabalho ficar de olho nos b-boyz em batalha livre, durante cerca de 3 horas, para ainda encara as batalhas das 16 Top Crews.

Info ?
www.cpzbrasil.jimdo.com






10/ABR - 1º Batalha D.C. King's (Duque de Caxias/RJ)
Abertas as inscrições !!!


Quando ?
10/04(dupla e individual) e 17/04
Hora ?
freestyle - 14:00hrs
break - 16:00hrs
Onde ? 
CIEP 201 - Brizolão
Endereço ?
AV. Presidente Kennedy, parque fluminensce
Duque de Caxias - RJ
Quanto ? 
 R$ 5,00 (individual), R$ 15,00 (dupla)
Ônibus: 
500I (Duque de Caxias/Bairro Vona - Via Parque Fluminense)
600C (Central/Parque Fluminense - Via Penha)
554B (Central/Parque São Vicente - Via Parque Fluminense)

Acesso: (clicaê!) Batalha D.C. King's





17/ABR - Batalha do Imperador (Petrópolis/RJ)
O quê ? 
O objetivo do evento é unir todos os elementos da cultura Hip Hop.

Categoria  Breaking:
     7 to Smoke de Top Rock

Quando ?  17/ABR


Onde ?
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni 

Próx. ao Museu Santos Dumont na Praça Liberdade - Centro


Quanto ?
Inscrição: ??Entrada:  R$ 6,00
 

+ Infos: 
Orkut (clicaê!) B.boy Jeft



Acesso: 
http://www.petropolis.com.br/  







30/MAI - Batalha Rio Breaking (Campo Grande/RJ)
INSCRIÇÕES ABERTAS !!


Quando ?
30 de maio de 2010

Onde ?
LONA CULTURAL de Campo Grande

Inscreva-se e garanta sua vaga !!!
*Entrar no Orkut Comunidade e enviar:
nome, apelido, idade, bairro, e crew.

Organização:
Star Break Crew

ACESSO: (clicaê!) Batalha Rio Breaking




Editorial





Poeta Xandu de partida.




Prómixa BATALHA? Só apertar aê:

 

JAN // FEV // MAR
ABR // MAI // JUN
JUL // AGO // SET
OUT // NOV // DEZ


2 comentários:

BlaBlaDeiro disse...

Porra! Parabens! li todas as matérias! By-B.Boy MarraL

Anônimo disse...

olha eu achei isso errdo.. a vido como vcs vivem