Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger
22/03/2010

4. Relaxamento




Noções de Educação Física para um B-Boy

Pesquisa:
Alexandre W. de O. Santos - Poeta Xandu


– não deixe de ler nosso alerta ao leitor distraido (clique Nota de...), bem como, a bibliografia consultada. Não é intensão desinformar ninguém.






Conceitos


4. Relaxamento


  O relaxamento é o estado oposto à contração muscular. Um corpo relaxado (não falamos desleixado!) é tão importante na ação como no repouso. É a regulação dos ritmos orgânicos (respiração, tônus, circulação etc.).

  A ausência de tensão muscular é um processo psicofisiológico. O fisiológico e o psicológico estão sempre presentes, mas um movimento mais fluido, veloz e preciso será a perfeita combinação dos dois. É comum ao atleta, antes de uma prova, dar pulinhos, soltar os braços, jogar as pernas – estimula um movimento descontraído, músculos relaxados.

  No repouso, o relaxamento evitará que a tensão muscular perdure após o exercício, o que pode causar dor ou lesão. Assim como a prática esportiva pede o aquecimento, ao interrompê-la devemos ser graduais: continuar andando ou movimentando-se mais lentamente. Um mergulho na piscina poderá ser benéfico se o atleta continuar realizando movimentos. Apenas “boiar” na água poderá causar um problema cardíaco, pois os músculos podem exigir menos o sangue “quente”, ainda bombeado com velocidade, concentrando essa irrigação apenas no coração.




     * Retornar a Intro em Ed. Física? (Clicaqui!)








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: