Noções de Educação Física para um B-Boy
Pesquisa:
Alexandre W. de O. Santos - Poeta Xandu
– não deixe de ler nosso alerta ao leitor distraido (clique Nota de...), bem como, a bibliografia consultada. Não é intensão desinformar ninguém.
Conceitos
4. Relaxamento
O relaxamento é o estado oposto à contração muscular. Um corpo relaxado (não falamos desleixado!) é tão importante na ação como no repouso. É a regulação dos ritmos orgânicos (respiração, tônus, circulação etc.).
A ausência de tensão muscular é um processo psicofisiológico. O fisiológico e o psicológico estão sempre presentes, mas um movimento mais fluido, veloz e preciso será a perfeita combinação dos dois. É comum ao atleta, antes de uma prova, dar pulinhos, soltar os braços, jogar as pernas – estimula um movimento descontraído, músculos relaxados.
No repouso, o relaxamento evitará que a tensão muscular perdure após o exercício, o que pode causar dor ou lesão. Assim como a prática esportiva pede o aquecimento, ao interrompê-la devemos ser graduais: continuar andando ou movimentando-se mais lentamente. Um mergulho na piscina poderá ser benéfico se o atleta continuar realizando movimentos. Apenas “boiar” na água poderá causar um problema cardíaco, pois os músculos podem exigir menos o sangue “quente”, ainda bombeado com velocidade, concentrando essa irrigação apenas no coração.
* Retornar a Intro em Ed. Física? (Clicaqui!)
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
0 comentários:
Postar um comentário