Noções de Educação Física para um B-Boy
Pesquisa:
Alexandre W. de O. Santos - Poeta Xandu
– não deixe de ler nosso alerta ao leitor distraido (clique Nota de...), bem como, a bibliografia consultada. Não é intensão desinformar ninguém.
Conceitos
2. Alongamento
O alongamento é uma série de exercícios com o fim de aumentar a flexibilidade muscular. Portanto, é um exercício que acompanha uma série de treino de força.
O músculo que se exercita, numa repetição de movimentos de força, tende a pressionar as fibras musculares, “petrificar” os músculos. Realizando movimentos contrários, fazendo o esticamento dos músculos, inclusive aqueles não considerados normalmente, podemos estimular o relaxamento e a flexibilidade.
Ao promover a maior amplitude de movimento contrário possível, o alongamento facilita a atividade fim, com melhor resposta muscular, uma performance mais natural. A flexibilidade é obtida alongando-se até a margem de desconforto – não pode doer demais, não é tortura.
A flexibilidade é medida incerta, demonstrada na prática esportiva, na relação entre cápsula articular e músculos. No indivíduo sadio, a amplitude articular é influenciada pelos ligamentos, comprimento dos músculos, tendões e tecidos moles. Duas pessoas raramente terão a mesma capacidade flexível.
Durante um esforço curto e intensivo dos músculos, imediatamente seguido pelo esforço de seus antagonistas, evita-se a acumulação do ácido láctico. Um esforço mais lento, monótono, provoca acumulação de toxinas nos músculos, o que pode provocar mais cansaço, talvez inflamação.
O ócio, a atrofia, aumento da idade ou hereditariedade, costumam ser limitantes dos mais comuns. As limitações também ocorrem por processos inflamatórios, redução da quantidade de líquido sinovial, pancadas ou lesões cartilaginosas, ou seja: entorses, artrites e dores. Nesses casos, a atividade deve ser interrompida por algumas semanas.
A flexibilidade pode ser classificada em: ativa, passiva e anatômica. As duas últimas não integram o bom alongamento, mas a flexibilidade ativa depende de quem faz e como se sente. O bom exercício de flexibilidade é considerado algo pensado, uma pessoa ativa, concentrada.
A postura é muito importante ao realizar movimentos de alongamento: sem arquear a coluna, sem cruzar pernas, manter os pés retos, pra frente. Para evitar lesões na coluna, recomenda-se estar com os músculos do abdomem pressionados e o quadril “encaixado”. A respiração durante o alongamento deve ser sempre lenta e profunda. A respiração dá ritmo ao exercício: Não esqueça de respirar!
Prática do alongamento
Faz-se o alongamento de um músculo até sentir uma certa dor, um incômodo no músculo, sustentando por alguns segundos, voltando a posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
O esticamento máximo não deve ultrapassar 20 segundos. O número de repetições deve estar de acordo com o praticante: 10 movimentos para um iniciante, 20 no moderado, 30 ou mais num experiente, dependendo da dificuldade.
* Seguir para o próximo tema em Ed. Física? (Clicaqui!)
* Retornar a Intro em Ed. Física? (Clicaqui!)
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
0 comentários:
Postar um comentário