Noções de Educação Física para um B-Boy
Pesquisa:
Alexandre W. de O. Santos - Poeta Xandu
– não deixe de ler nosso alerta ao leitor distraido (clique Nota de...), bem como, a bibliografia consultada. Não é intensão desinformar ninguém.
Conceitos
1. Aquecimento
Fisiologia do aquecimento:
Os músculos e o metabolismo humano não correspondem ao simples desejo de movimentar-se – é preciso despertá-los para entrarem em ação. O aumento da temperatura corporal permitirá adequar as reações fisiológicas do organismo ao desempenho motor, em proporções adequadas para cada atividade. Com maior velocidade, o metabolismo estará pronto para realizar a irrigação dos tecidos, melhorando o fluxo de oxigênio e outros elementos bioquímicos consumidos nos tecidos musculares. Reações químicas mais rápidas permitem movimentos mais eficientes.
Como prevenção de lesões, o aumento da temperatura corporal facilitará a musculatura, os ligamentos e os tendões a realizarem movimentos bruscos, sua resistência elástica. Nas articulações, a produção de líquido sinovial também se tornará mais veloz, uma irrigação necessária aos movimentos de pressão e força.
Dor de Viado
A Dor Desviada é conhecida na boca do povo como Dor de Viado, Dor de Burro ou Dor de Facão, dependendo da região do Brasil. É uma dor aguda, como ocorre na fermentação estomacal – ambas causadas por ácido em excesso. Foi chamada de “dor desviada” porque, apesar de ter origem muscular, é sentida na lateral do abdomen. A Dor de Viado está relacionada a falta de aquecimento antes dos exercícios físicos – é muito comum naqueles que jogam pelada nos finais de semana.
Explicação fisiológica:
Pelo movimento brusco, intensidade nesse movimento, os músculos ficam sem oxigênio rapidamente e isso gera uma reação do metabolismo. O ácido láctico é elementar na respiração muscular, que o corpo rapidamente atende a necessidade produzindo-o em grande quantidade. O organismo termina acumulando o ácido produzido em excesso. É este acúmulo que causa a “dor desviada”, em geral, no hipocôndrio. Ou seja, o ácido é produzido para os músculos, mas a dor é sentida debaixo das costelas.
A importância do aquecimento
O aquecimento é essencial para quem pratica qualquer atividade física. É exercício indispensável, capaz de previnir lesões graves ou reduzir dores inevitáveis.
Também é um instante de auto-conhecimento, quando dedicamos atenção a cada parte do corpo em movimento, sua velocidade, limites, articulações, capacidades flexíveis.
Os principais objetivos fisiológicos:
1) aumento da temperatura corporal
2) aumento da temperatura da musculatura
3) adequação do sistema cardiovascular e pulmonar
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
O aquecimento geral deve possibilitar o funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.
Já o aquecimento específico utiliza exercícios para um determinado foco do movimento. Para utilizar adequadamente a musculatura exigida em certo esporte, após o aquecimento geral, uma parte de seus movimentos é observada como uma antecipação da prática final, de acordo com desempenho desejado. Nesta etapa, é de grande importância observar as articulações, aquelas que serão fundamentais ao bom desempenho.
Fatores que influenciam no aquecimento
Idade
Após os 35 anos o tempo de aquecimento deve ser aumentado. Para uma pessoa idosa essa exigência aumenta, além de ser recomendado diminuir o ritmo e intensidade dos movimentos. É um corpo que exige cuidados, movimentos mais suaves e um aquecimento gradual.
Estado de treinamento
Quanto menos ativa estiver a pessoa, mais geral deve ser seu aquecimento. Também como ocorre no caso de uma pessoa idosa, o grau de intensidade deve ser gradual, para o corpo se acostumar. Um tipo mais treinado terá seu aquecimento mais voltado para evitar lesões, pois seu instinto será romper limites. Um corpo frio não responderá ao pensamento e sua musculatura sofrerá os impactos negativos disso.
Disposição Psíquica
A motivação para realizar o movimento final deve estar presente no momento do aquecimento. Sem essa compreensão, os efeitos do aquecimento poderão ser anulados. Uma pessoa forçada ao exercício sempre atestará contra si mesma ao realizá-lo. Tombos e torsões muitas vezes são causados por desatenção: em dias de “bobeira”, interrompa o treinamento.
Clima Ambiente
Segundo o método de Pavlov, os instintos podem ser condicionados pelo meio externo, exemplo: ouvir músicas aceleradas antes da prática de exercícios.
Nos dias mais calorentos o aquecimento deve ser reduzido, sendo o inverso nos dias frios ou chuvosos. Nas primeiras horas da manhã o aquecimento deverá ser mais cuidadoso e gradual, pois o corpo sonolento não responderá as intensões do exercício.
Após a alimentação deve-se ter um saudável intervalo. Em países cujo o desjejum é mais reforçado, os treinos ocorrem pela manhã. No Brasil será mais adequado durante à tarde, após o almoço. No período da noite, deve-se ter o cuidado de não praticar muito exercício, pois a endorfina liberada implicará na desregulação do horário de sono.
Momento do Aquecimento
Um aquecimento feito com finalidade esportiva séria, não dura menos de meia hora. Poderá ser reduzido para 15 ou 20 minutos em atividades recreativas. O atleta perderá o efeito do aquecimento após 45 minutos, pois sua temperatura corporal já retornou ao estado de repouso.
* Seguir para o próximo tema em Ed. Física? (Clicaqui!)
* Retornar a Intro em Ed. Física? (Clicaqui!)
Quer as BATALHAS? Só apertar aê:
Vá para...
0 comentários:
Postar um comentário