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Projeto: Z.1 B.Boys - dançando o break!



     - Proposta:

    Montagem e circulação de espetáculo de dança visando a formação de público em teatro.



     - Objetivo Geral:

    Montagem de espetáculo com elementos da arte Hip Hop, com a finalidade de contribuir para a construção de um "Novo Rio de Janeiro".

    A Z.1 B.Boys é um corpo de baile com experiência em mobilização social e difusão da cultura Hip Hop. Busca no financiamento de um espetáculo a oportunidade de entrada na alta cultura, através da ocupação de teatros e formação de público específico.

    Um espetáculo em dança breaking e Hip Hop, fundamentalmente, atua na promoção de jovens saudáveis. Desperta o debate sobre o abuso das drogas e do álcoól, violência urbana e coloca-se como protagonista na elevação da auto-estima para tantos jovens negros, pobres, moradores da periferia. A Z.1 B.Boys, através da arte Hip Hop, visa a construção de um "Novo Rio de Janeiro", junto com as novas políticas culturais.


     - Objetivo Específico:

    O projeto de montagem do espetáculo recebeu o nome provisório de "Avatares do Breaking".

     - Sobre o Tema:

    O projeto visa adaptar para a linguagem da dança o enredo do filme "Avatar", dirigido por James Cameron.

    O filme foi escolhido como tema por tratar das atuais condições globais: a necessidade de reordenamento amplo. Novos valores, que sejam capazes de reduzir o terrorismo e o desequilíbrio ambiental. Os centros urbanos são portadores de pequenos reflexos da macro-política: desigualdade e preconceitos sociais, violência urbana e destruição de patrimônio, mas também iniciativas individuais e coletivas no enfrentamento dos problemas.

    A "nova" cidade levanta contradições, mas exige superação - tendo em vista grandes acontecimentos como a Copa do Mundo e a Olimpíada. Os temas apontados estão interligados, na realidade e na ficção, e serão transformados em drama cênico e coreográfico.

    A montagem de um espetáculo Hip Hop deverá seguir o modelo "Rock Steady".

    Rock Steady é um grupo pioneiro na estruturação da liguagem do Hip Hop para apresentá-la em teatros, expondo elementos como: a música RAP, o DJ, o Graffiti, a dança dos B.Boys. Um desenvolvimento nesta linha, é o exemplo da Compagnie Kafig (França), onde o coreógrafo Mourad Merzouki realiza uma importante experiência cênica com breaking - um trabalho desenvolvido desde 1995.



     - Histórico da crew Z.1 B.Boys

    A Z.1 B.Boys é um corpo de baile informal, que desenvolve atividade em artes cênicas no estilo Hip Hop, na dança "Breaking"* ou "B.Boying". A Crew Z.1 B.Boys representa o esforço de jovens motivados pelo breaking, moradores de Duque de Caxias/RJ e entorno.

    A Z.1 B.Boys foi fundada em 20 de novembro de 2009, dia de Zumbi dos Palmares, por isso [Zumbi] + [B.Boys] = [Zum B.Boys ou Z.1 B.Boys]. Sua existência é expressão de um ativismo continuado pelo breaking em Caxias. Atualmente atuam com o projeto "Na Rua", criado por B.Boy Tecnykko para ocupar a praça do Pacificador, o entorno do Teatro Raul Cortez no Centro da cidade - uma das propostas do Hip Hop é ganhar o público na "rua". Entre os fundadores da Z.1 B.Boys, destacam-se os B.Boyz Tecnykko, PH, Zulu e B.Girl Negona.


     - Raízes

    Tecnykko, Ghél, Pizza, alguns outros, formam núcleo histórico nesta moderna tradição cultural: dança b.boying em Duque de Caxias. Os três cedo envolveram-se com as chamadas "danças urbanas" (1995), até surgir a Força Extrema Crew (2002) - já dedicada exclusivamente ao B.Boying. Hoje a prática já está disseminada por toda a Baixada Fluminense, por todas as capitais do Brasil - em geral, por bairros periféricos.

    A crew promove o projeto Urbanos (desde 2004), desenvolvido pelos instrutores Tecnykko e Ghél, instalado até os dias de hoje no Centro Cultural Lira de Ouro, em Caxias. Além destes projetos, os B.Boys e B.Girls participam e/ou promovem de encontros Breaking, atuam em projetos sociais, são competidores ativos nos níveis Grande Rio, estudual e nacional.


     - Realizações

Treinos e Educação Física:

    - Projeto Urbanos (desde 2004)
    - Projeto "Na Rua"

Organização de Campeonatos:

    - DC Kings Battle! (10/ABR/2010) *competição de breaking, nas categorias individual e dupla, evento com cerca de ?? competidores, mais de cem pessoas de público.
    - DC Kings Battle! 2ª edição (18/DEZ/2010)

Participação em Campeonatos:

    - B.Boy Pizza, com seu trabalho profissional junto a crew U.B.I Zulus Kings (União de B.Boys Independentes - de nível nacional), conquistou o 1º lugar nos campeonatos Bradan/CUFA-Rio 2009 e 2010, em dupla com B.Boy Maluquinho, por essa crew também venceu em nível nacional no Battle Brazil (Ago/2010) - sendo um membro ilustre da Z.1 B.Boys.

Espetáculos:

    - "Di Malandro - a Ópera Rap da Malandragem", espetáculo desenvolvido pelo projeto Urbanos, sobre peça escrita pelo cantor de rap P,10 (Allan Pereira), com direção teatral de Guedez Ferraz, direção coreográfica de Adriana Miranda e B.Boy Tecnykko, apresentado no Teatro Raul Cortez [nov/2009].
    - Por ocasião do 6º Aniversário do Centro Cultural Oscar Niemeyer [24/set/2010], a Z.1 B.Boys recebeu homenagem oficial da prefeitura de Caxias, tendo apresentado o espetáculo "Z.1 B.Boying" ao público presente no Teatro Raul Cortez.



*O Breaking é um legado da globalização do movimento Hip-Hop no Brasil, cujo início ganhou destaque nos anos 80, figurando em linguagem de TV, no Programa do Chacrinha, na novela Partido Alto (1984 - Agnaldo Silva e Glória Perez - disponínel no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=-VFAOX_CMUk). Desta época aos dias de hoje, sua visibilidade é crescente. No Breaking, os integrantes são chamados breakers. São divididos em gênero B.Boys (homens) e B.Girls (mulheres), e reunidos em grupos denominados "crew" ou "gang"* - não há bairro do Grande Rio que não tenha suas crews locais, sendo algumas mais sólidas no tempo.


**A noção de pertença de cada "crew" ou "gang" reflete-se na permanência ou troca de siglas - nomes abreviados. Apesar da troca e/ou adição de siglas entre os b.boys ser algo corriqueiro, cada nova nomenclatura corresponde a uma etapa diferente da sociabilidade: alguns nomes surgem com projetos, outros por identidade, ou por militância, por entrada em igreja etc.. Algumas crews serão adotadas por nível técnico, quando os B.Boys miram um estágio de profissionalismo - a carreira em competições B.Boying.



     - Etapas Previstas:


    1- Elaboração do texto e roteiro (1° e 2° mês)

    2- Locação de espaço e formação de elenco (do 1° ao 6° mês)

    3- Criação Cênica (1°, 2° e 3° mês)

    4- Criação Coreográfica (3° e 4° mês)

    5- Ensaio Geral e Acabamento Técnico (4°, 5° e 6° mês)

    6- Agendamento de Teatros (3° mês, ou antes)

    7- Ensaio Aberto (5° mês)

    8- Agenda de Apresentações (4°, 5° e 6° mês)




     - Organização Geral


    Direção Geral (6 meses)

    Produção Literária (2 meses)

    Direção de Arte Cênica (6 meses)

    Direção Coreográfica (2 meses)

    Composição de Elenco (6 meses)

    Direção Musical (2 meses)

    Direção de Cenário (3 meses)

    Figurino, cabeleireiro e maquiador (2 meses)

    Assistência, Transporte e Rodies

    Acessoria de Comunicação (4 meses)



Custos Estimados ao Mês

    Categorias profissionais

*Nos projetos pesquisados, a diferença entre o artista "não especializado" e o profissional especializado, em valores, chega a um terço, ex: corpo de baile popular fica em R$ 600,00 cada; um instrutor de renome, ou com formação chega a R$ 3.000,00. Sendo um projeto entre amigos, é possível prever alguma equidade salarial, o que não ocorrerá aos profissionais de mercado.



     - Necessidades Técnicas

    · Iluminação (Iluminador e Equipamento)
    · Sonorização (DJ, Músicos, 2 Técnicos de Som, equipamentos)
    · Cenário (Arte, Cena, Assistência, Transporte e Rodies)
    · Caracterização (figurinista, cabeleireiro e maquiador)

*Se for possível acumular tarefas, é preciso ver quem e qual a qualidade desse duplo comprometimento.


     - Documentação e autorizações

    OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) – registro e pgtº de taxas.

    ECAD – pgtº dos direitos autorais e autorizações.

    Direito de imagem e som – publicações e periódicos.

    Direito da Adolescência - autorização do juiz.

    Impostos como ISS - verificar os trâmites.


Supondo um orçamento TOTAL

    

    - Pessoal


Direção Geral, 6 meses
Roteirista, 2 meses
Cenário, 2 meses
Coreógráfo, 2 meses
Compositor DJ ou Músico, 2 meses
Comunicação, 4 meses
Figurinista, 2 meses
Cabeleireiro, 2 meses
Maquiador, 2 meses
20 Breakers no Elenco, 6 meses
Iluminador, 2 meses
DJ, 2 meses
3 Músicos, 2 meses
2 Técnicos de Som, 2 meses
4 Assistência, 2 meses
2 Rodies, 2 meses

------esqueci alguém?


------------ CADA UM RECEBERÁ POR PARTICIPAÇÃO -----------


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TOTAL: 24 profissionais

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Num socialismo radical, para todos os meses:

Por exemplo: cada cabeça valendo R$ 1.700,00

24 x R$ 1.700,00 = 27.800,00 por mês

6 meses = R$ 166.800,00 só de pessoal

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Se fizermos algo parecido com a realidade, separando por alto, os trabalhadores de ideias de um lado e os trabalhadores executivos do outro... Ficou horrível isso, mas...


12 trabalhadores elite: a R$ 1.500,00

Por exemplo: Direção Geral, 6 meses - Roteirista, 2 meses - Cenário, 2 meses - Coreógráfo, 2 meses - Compositor DJ ou Músico, 2 meses - Comunicação, 4 meses - 4 Breakers do Elenco, 6 meses - DJ, 2 meses - 1 Músico, 2 meses - 1 Técnico de Som, 2 meses

todos os meses: R$ 1.500,00 x 12 cabeças x 6 meses = 108.000,00
meses certos: R$ 1.500,00 x {[6+2+2+2+2+4x4+2+2+2] = 36 meses } = 54.000,00


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...Por aí já percebemos o orçamento - muito irreal...


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O que podemos fazer?

com orçamento PADRÃO de      30 mil reais...    

10 + 10 + 10 = pessoal + adereços e equipamentos + eq. técnica








     - Técnica

· Iluminação (Iluminador e Equipamento)
· Sonorização (DJ, Músicos, 2 Técnicos de Som, equipamentos)
· Cenário (Arte, Cena, Assistência, Transporte e Rodies)
· Caracterização (figurinista, cabeleireiro e maquiador)


Impostos e Taxas - verificar os trâmites.








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