Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger



Editorial de Junho: dedicado aos Corres do Break!

(Editorial Parte6: a cena Breaking de São João!)



É Tempo de São joão!


       - Anarriê, B.Boyzada!!!

   É... Festa junina num vi. Quentão mesmo só o break de São João de Meriti - ferveu a cena, com a Crew Baixada Break Boyz Hip Hop! Não tinha forró, só os clássicos do funk e dos Break-Beats. Também não tinha fogueira, mas geral pulou. Com Duda do Break é assim: não precisa de forró! O DeeJay comanda o balancê e a quadrilha segue no compasso!


Esquerda:
- Coreto de Vilar dos Teles!


   Cheguei na cidade e logo de cara lembrei do Marcio Graffiti. Botou enquete no blog do Anti-Cinema: quem tem mais buracos? São João de Meriti ou o solo lunar? Meu amigo, é buraqueira mermo! E tem outra: uma terrinha fina, espalhada por tudo que é rua, enche os olhos de poeira. Isso até vira RAP, mas não dá perder tempo, reclamar: é aguentar o que tem e fazer bonito. Fez-que-fez, mas-não-foi, acabou fondo e voltou! Rodou, sapateou, esmerilhou no footwork, jogou spinnig de cabeça - então congela: cliques de fotos pra mais um freeze no coreto!





ZineZeroZero: Air Chair tatuado no chapô!






Sabe como é? 



        É Noite em São João!

                                - com a Baixada Break pra soltar balão!!


[JUN/2010]    



   Diferente da outra data marcada, o break dessa vez foi autorizado, carimbado, registrado e a prefeitura ainda botou um trio elétrico pra fazer a sonorização! Pra alegria de quem organizou; pra felicidade de quem tava de bob's na praça; pro delírio da B.boyzada que se empolgou com o pancadão do break! Também, ó o canal: B.Boy Duda e B.Girl Sara revezando os set-list's no lap-top!

   Trio elétrico, né? Cheguei e tava lá o caminhão, sonzeira no grau, Duda do Break lá em cima e quase ninguém na praça. Tudo bem, ainda era cedo. B.Boy Duda desceu logo pra me comprimentar e travamos aquela conversa básica. Foi desenrolando a trilha:
           - "Aqui a gente chama de Coreto, a praça da prefeitura: é onde a gente mete ocupação de roda break todo santo sábado."
           - "Ali detrás é o Centro Cultural de Vilar dos Teles, onde rola a oficina de break toda quarta-feira."
           - "Doutro lado é o Colégio Cabral, mais outra oficina de break no Escola Aberta, com rede estadual."


Na Foto ao lado: B.Boy Duda na micareta do break!

Na Foto abaixo: B.Boy Michel, novinho ensaiando os freeze!


   Dez anos de break na veia: fazendo rua, fazendo escola, centro cultural... E o Duda termina:
           - "É... Falta espaço pro break aqui em São joão... A gente ocupa a praça porque é o lugar disso: na rua, block party estilo Bronx, break de frente pro povo!"


   Humm... Broder sagaz, esse Duda! Pode até faltar algum gás de espaço, ou das galeras dessa área, mas o que o B.Boy Duda já faz vale por dez crews!

   O que foi acontecendo, foi muita gente de passagem perceber o ritmo, parar pra saber o que era aquilo. Popper Bruxo, com anos de estrada na cena SJM, viu e foi estacionando ali na frente. - Como é? Pô, sabia não... Pra ele foi surpreza. E contou um monte, de quando o break de São João era clássico, histórias das antigas, de 10, 20 anos, praça cheia, geral dançando amarradão por aquelas esquinas. Hoje Bruxo não vê mais isso - ou não via, certo Duda? Entrou de volta no carro e ficou de voltar. Arriscar aquele bailado old school, né?


Esquerda - B.Boy Do Gueto



Abaixo - B.Boy Coyote e Popper Bruxo!














   Duda até chamou as crews nervosas para colar na batalha: Ronie e Pizza de Caxias, a gang do B.Boy Tecknnyco, B.Boy Jack da gang de Saracuruna, a turma do Pilar, com B.Boy David, mais alguns outros. Na real? Não sei se veio todo mundo, mas a rapa de Caxias chegou lá! Foi o bonde do B.Boy Patolino, uma b.boyzada que representa legal. E nessa de "papo vai, papo vem", "chega um, chega outro", pisquei os olhos e roda já tava lotada! A Roda da B3H2 bombando e as batalhas de duplas já no pique de começar.














Nas Fotos: o caminhão do break Antes e Depois!!

   A roda cresceu de formar uma mancha na praça - um monte de marmanjo de olho, uma pá gatinha no suspiro, a criançada curiosa, mães e pais achando bonito - e é bonito isso! Em números? Acho que B.Boy mesmo eram uns cinquenta. De público chegava aos 200. É como duda falou: a região está precisando de um reforço no break, tanto de espaço, como de botar mais pilha no break de São João, Vilar dos Teles, dar uma atenção lá pras bandas de Saracuruna, Santa Cruz da Serra... Despertar o B.Boy adormecido. É um trabalho formiguinha, passo a passo, pra levantar essa moral
- vamos fortalecendo no que dá.


   Na B3H2, B.Girl Sara é exemplo de resistência feminina. Mulher de correria, Sara também sente a falta de espaço, mas reclama - e faz. Pra poder manter o pique lança break nos eventos da Flash Back, equipe de som das antigas, que sempre abre espaço pras meninas - e a rua Campos fica mais florida e charmosa! Formando com B.Girl Eugeney, Ananda e B.Girl Dengo, entre outras, as meninas reclamam da cena machista em São João de Meriti. Dizem que os B.Boyz não dão espaço, desconsideram, nem se preocupam. Que que é isso galera? Assim não poOoºode...


Foto bonita:
Break e resistência na banca da B.Girl Sara!





   E o resultado é que a maioria delas sofre com o medo, com a vergonha, fica sem jeito. Mesmo com a boa ajuda do B.Boy Duda, insistindo, botando pilha que precisa se impor... Acaba que não rola. No outro encontro da B3H2 até que elas compareceram, mas dessa vez... Só B.Girl Sara de frente - guerreira do Break! Mas também deixa um recado pras meninas:

         - é perder a vergonha e chegar junto, dançar!




Foto:
A rapa de boa em São João.






   Cabeça boa é o B.Boy Delícia, que geral zoa ele de "gordinho". Pra quê batismo no break se ficar nesse estilo? B.Boy Delícia tem lá seus quilinhos, mas entra na roda, sapateia e que se dane - o cara faz!



Esquerda: quique de mão norótico

Centro: Anotando as Batalhas

Lá embaixo: B.Boy Delícia de jurado


















   Delícia conta que a B3H2 reune 3 crews diferentes, que num certo momento quebraram a firma, mesmo assim estão sempre juntas. Delícia tava de jurado lá e teve até uma treta de reclamação - que Sorriso perdeu pro B.Boy Amendoim. B.Boy Amendoim bem gostou de levar essa - vi pelo sorriso. rss


Acima/Direita: Duda do Break comanda nos mic!
Ao Lado: E o break giiira!


   Sorriso, como me explicou B.Boy Boro,é na verdade o B.Boy Jumper - que até jogou forte nos moves, estilo superior, mas... Delícia explica de novo: o julgamento é orginalidade, movimento e musicalidade. Ali faltou: Variação, em top rock, footwork, repetiu movimento e pior - faltou dançar. É breakin’ galera! Se não dança não adianta acrobacia!

Direita: Vitória é sempre uma alegria!

Embaixo: Melhor se o jogo é forte!!






   E pra fechar com B.Boy Delícia - isso é um cabeção! Colou no Cinema com Batuque, na sexta-feira, no bom colegolismo com Marcio Graffiti, MC Slow, ficha grande de São João. E? Tava lá, filme dele, com assinatura dele na tela, percorrendo importantes festivais de curta metragem - "O Mendigo" - filme dele! Pois é, Delícia aprendeu o manejo de roteiro e câmera com a banca do poeta Ricardo Açougue (é dono de açougue... rss) e do diretor Mário Goni - gente da poética de Meriti.





Direita: Ferveção de Meriti

Centro: Jamal do Gueto, rapper forte!

O da Esquerda: B.Boy Wil - Style Tricks!










   Mas era geral de casa. Depois B.Boy Delícia entrou na roda, batalhou, foi julgado também. De Caxias a Z1 B.Boyz teve lá. Também de Caxias foi a Original GEN B.Boyz que levou a melhor: 3º lugar com os B.Boyz Patolino e Suenzo - sendo Dieguin e Bizo cravados no pódium: 1°Lugar - é o caos!

   Não é só quem ganha, quem perde. Destaque na cena de São João é B.Boy Yashiro, que jamais se esquece do break no Circo Voador, evento que teve workshop e racha de alto nível. O que acontece é uma circulação sadia, uma crew que viaja, visita outras crews, deixa suas referências por onde passa. Aprender-Ensinar.

   B.Boy Jumper forma na Style Tricks de Vilar dos Teles, junto com os B.Boyz: DK, Lee, Max Kuwabara, Wil e Boro. Da mesma forma que Caxias marcou presença em São João, a STC esteve na batalha DC Kingz, em Duque de Caxias. São eventos super-importantes pra cena breaker da BF. E também da "Tricks", não poderia deixar de falar do B.Boy Wil - jogo fortíssimo! Style Tricks na parada!! Uma boa crew.

Na Foto: B.Boy Patolino é desafiado!

Abaixo/Esquerda: Na arena, Patolino arma o air chair!






   Sim, fiquei surpreso! Muita versatilidade em São joão. B.Boy Michel, garoto novo, e B.Boy Silas, desde cedo fechados na cena. B.Boy Do Gueto, que começou no bailado, pulou pro mic e fez a apresentação das batalhas no estilo impecável! Figura de muita energia mermo! B.Girl Sara, ora dança, ora garra na sonorização. De qualquer jeito geral dança. B.Boy Coyote, que além de jogar um break limpo, faz um MC'ing de primeira - Conversamos a vera também! Dividiu o freestyle nos mic junto com o rapper Jamal do Gueto! B.Boy Duda do Break, nem se fala. Faz de tudo um muito! Pula fogueira quem quiser, mas pula, filhote, pula que a B3H2 de São João é rojão, é bomba e busca-pé!!


Break muito intenso mesmo!





   Hii! Acordou o João, não? Não?! rss

                       Então acorda pro break, parcêro!


Pow! - Já Fui!

Poeta Xandu – de alavantu por esses beats da Baixada!












Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: