Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

13/09/09
Quem fica parado se cansa mais...






GBCR Forma e Informa


Teste do Informativo: parceria ZineZeroZero com a Gang de Break Consciente da Rocinha. As opiniões expressam o pensamento do autor, sem qualquer ônus a GBCR. Por enquanto...


Agenda Rápida - GBCR Fast!


GBCR apresenta: SESSION XV. Roda quinzenal de B-Boys e B-Girls, sábado 7/nov ! na Praça XV, às 14:00 hs, contato: Tel: (21) 2568-2718, ou email: gbcrhiphop@yahoo.com.br.
GBCR em Marechal na CELUB (Disco Voador), às TERÇAS, a partir das 14:00 hs. às QUINTAS, das 18:00 hs. até às 21:00 hs.


Encontrão Hip Hop Carioca - dia 12 de novembro, quinta-feira, às 14 no Largo da Carioca/ Centro/Rio. TODAS AS CARAS do set carioca vão estar lá! Depois segue para a Cinelândia. Dado o recado.

SESSÃO CATAPULTA, Anti-Cinema, Cineclube Tupinambá e Caipirinha Appreciation Society convidam para o Mate Com Angu - muito cinema, filmes novos e independentes fazem desse um dos melhores cineclubes da Baixada. Depois rola uma festa básica. Endereço: Rua Sebastião de Oliveira, 72. Centro, Duque de Caxias. Pinta lá!: QUARTA - DIA 28 de outubro, 20:30 hs.


"CIRCO E CIDADES - ENTRA A RUA E O PICADEIRO" - Hoje (28/out, quarta-feira) Malabaristas, Artistas Circenses, Palhaços e Trupes, fazem a alegria da Baixada. LOCAL: ESPAÇO CULTURAL SETOR BF. 18:30H - AV. BARONESA DE MESQUITA N°47 (DEBAIXO DO VIADUTO)

Valparaíso de GOIÁS - Batalha Stance Urban 2 vs 2 de Bboy's e Bgirl's - no Entorno de Brasilia vai rolar essa batalha firmeza, com premiação forte também. Será no dia 31/10/2009, agora no findi. Jurados: Luan (Floor Riders), Ronkaly (Quebra de Movimento) e Foguete (Floor Riders). Inscrições: R$20,00 + 1 KG de alimento. Entrada: R$3,00 + 1 KG de alimento. Info: 61-8613-7238 Candido Floor Riderso. TODAS AS CARAS do Cerrado vão estar lá! Dado o recado.

1° Evento Hip-Hop “Zumbis” - Costa Barros/RJ Multirão de grafitti, Batalha de Break, Performace de DJ’s, muito RAP E ATITUDE PARA SALDAR ZUMBI - O B-BOY + SINISTRO QUE JÁ TEVE!!! Dia 20 de Novembro, à partir das 09:00 hs, em Costa Barros.

A BATALHA FINAL - 10 anosº , Foi o primeiro Nacional realizado no país e este ano inclui sul-americanos e centro-americanos, com uma competição em cada lugar. A grande final está programada para os dias 21 e 22 de Novembro de 2009 no Paraguai. As competições serão no formato 5 vs 5, individual de B.boy e de B.girl. Enviar um e-mail solicitando as regras da competição e ficha de inscrição. (acesso: http://www.batalhafinal.net/contato.html)

II MOSTRA COOPERIFA - De hoje (21/out quarta-feira) até domingo teremos na Piraporinha de Sampa o clássico encontro de poetas e produtores culturais: cinema, teatro, performance, etc. Talvez o mais importante debate do Brasil. São as páginas da poesia marginal, da estética e da veia nervosa: favelas e periferias em celebração da vida e do amor. Quem puder, siga a trilha! (Cooperifa Tel: (11)9342-8687/8358-5965/9391-3503 Site: http://www.colecionadordepedras1.blogspot.com/ Email: cooperifa@gmail.com)

Skate :
Depois que o circo pegou fogo, o Nescau passou a ter gosto de festa e dessa vez patrocina o Mundial de street no Rio de Janeiro! Entre os dias 20 e 22 de novembro, Rodolfo Ramos, Bob Burnquist e Sandro Dias disputarão no Rio os prêmios do circuito mundial 2009. (Acesso: http://cemporcentoskate.uol.com.br/fiksperto.php?id=4809)

Som Pesado :
Sergio Izecksohn convida para a festa de 15 anos do Home Studio! Será uma chance de conhecer o som que galera anda produzindo, os atuais alunos do curso e os já famosos: O Rebu, Nervoso E Os Calmantes, DJs Raif Emerich etc. Dia 27/10/2009 no Mofo da Lapa - av. Mem de Sá, 94. (Acesso: www.homestudio.com.br)

Nota de Falecimento: triste dia 17 de outubro. 90% do acervo Hélio Oiticica, pleno de parangolés, bólides e cosmococas foi perdido em incêndio. Falta de cuidados, de políticas sérias, falta... Será uma bruta falta no mundo das Artes. Silêncio, por favor.
8º Festival Internacional de Hip Hop, em Curitibas, dilvulga em novembro as Seletivas Estaduais para 2010
Hip Hop Santa Marta, aconteceu no domingo dia 25 de outubro!
(Acesso: http://visaodafavelabr.blogspot.com/)

MC K-Lote - Bonde dos Cria da Cascadura, convidam para o rap no viaduto da Penha/RJ, e Lona Cultural de Guadalupe, respectivamente: 18 e 24 de outubro.
Hip-Hop DJ 2009 - dias 07, 14, 21 e 28 de outubro, quartas das 19 às 21hs, na Vitrine Galeria Olido - Centro/SP. Info: www.myspace.com/hiphopdj2009)

GBCR Forma e Informa
A vida dá voltas e quem resistir, sobreviverá. Sou o Poeta Xandu, pesquisador da cultura Hip Hop e desde agosto de 2008 venho batalhando para produzir um conteúdo de primeira linha em temas como: juventude de favela, cultura afro-brasileira e urbanidade. Uma batalha atrai outra e é por isso que hoje estamos inaugurando a coluna GBCR Forma e Informa: totalmente dedicada a dança do Break !! São três tempos: começamos pelo info da GBCR, passamos aos campeonatos e batalhas depois os demais ativismos Hip Hop. É informar e formar. Então b-boyzada, estamos aí!



ONG GBCR: na social !!

Ativismo Social da Gang de Break Consciente da Rocinha - Uma das mais importantes batalhas é tratavada com a juventude das escolas. Se o hip hop já sustenta essa fama boa, ainda são muitas as tarefas, organizar temas como: sociedade de consumo e de pobreza, hábitos saudáveis e riscos de doenças, auto-imagem, postura e consciência. É preciso muita seriedade e estudo, para chegar junto na EDUCAÇÃO. Para a GBCR se tornar uma ONG foi um processo natural, afinal são mais de 10 anos na luta. A GBCR é constantemente chamada por outras ONG's para instalar oficinas, tanto nos elementos do Hip Hop (Break, Grafiti, RAP e DJ) como pelo conteúdo, na forma como os assuntos são abordados. Tudo isso nos ORGULHA MUITO. Formam nossa banca educativa Fábio Pé, Berzó e os B-Boyz Luck, Bala, Doug, Amanda, Val, Bianca e outros mais. São duas oficinas semanais de dança de rua original, que acontecem em duas frentes b-boying dentro da comunidade da Rocinha. A principal é da AMABB, com uma turma de 20 alunos, em atividade todas as segundas, das 16 às 18 horas. A outra frente educativa ocorre no Laboriau, para os estudantes da escola local. O conteúdo contempla políticas de prevenção às DST's, AIDS, participa do combate a epidemia de tuberculose, nos temas violência e auto-estima, no incentivo a formação escolar, discutir racismo e africanidades - são os variados conhecimentos necessários a uma sociedade do futuro. Afora essas iniciativas, a GBCR sustenta uma frente de levar apresentações e oficinas à outras escolas da cidade. Quando a escola é pública, os diretores tem a possibilidade de investir no hip hop como atividade cultural sólida, divertida, envolvente. Muitas vezes existem fundos públicos para cultura nas escolas. Se é uma escola particular, a quem mais assusta a violência da cidade, é a oportunidade de conhecer através do hip hop um pouco das dificuldades e alegrias de quem vive nas favelas. Nesse caso, a GBCR atua como mensageira da cidadania e da cultura democrática. Uma só cidade, partida jamais - One Love! 


Contatos da ONG GBCR Caso sua escola, grupo ou comunidade tenha interesse em contratar, patrocinar, fazer alguma doação (máquinas), ou simplesmente conhecer nosso trabalho social entre em contato conosco. Tel: (21) 2568-2718, (21) 9443-4089, ou email: gbcrhiphop@yahoo.com.br

GBCR: TV Hip Hop! 
Todas as quartas-feiras a comunidade da Rocinha conta com um programa de TV com a nossa cara: Rocinha Hip Hop. É a GBCR na telinha! Trata-se da TV além da programação conhecida por todos - ali se faz TV comunitária de raiz. São os nossos VJ's Fábio Pé, Berzó e B-Boy Luck no comando da cultura urbana. Clássicos do Hip Hop nacional e uma série de entrevistas e apresentações brindam o público com palavra de gente que faz cultura. Além disso temos: dança afro, regue, poesia, muitas visitas especiais, como foi o encontro com Lindomar 3L - marca do cenário nacional, rapper de Uberaba pro mundo. Outro chegado sempre presente é o rapper Macarrão (vejam seu clip Jogo do Bicho ! ), mas o programa está aberto para toda rapaziada do mundo das Artes. É um espaço humilde, TV para gente trabalhadora, que passa um pouco do que os vizinhos e demais comunidades do Rio estão produzindo em cultura. É combinar, chegar e mostrar. QQ dúvida entre em contato Tel: (21) 2568-2718, (21) 9443-4089, ou email: gbcrhiphop@yahoo.com.br.


GBCR apresenta: SESSION XV
O nome é Session XV Cypher Breaking Jam, mas... ficou SESSION 15 mesmo. Trata-se de um encontrão de B-Boys, B-Girls, Poopers, Lockers, Rockers e demais amigos da cultura hip-hop. A intenção é unir toda a rapa nesse movimento urbano, tipo cultura ORIGINAL das ruas. A SESSION XV teve inicio dia 2 de maio de 2009, e acontece de quinze em quinze dias, na Praça XV, Centro do Rio de Janeiro, espaço amplo, capaz de receber gente sem limite pra lotação. Começa sempre após às 14:00 hs. Quando será a próxima? Sábado 17 de outubro, mas é preciso se ligar, ligar e confirmar. Como? QQ dúvida entre em contato Tel: (21) 2568-2718, ou email: gbcrhiphop@yahoo.com.br. * no caso de chuva o corre será debaixo do viaduto da Perimetral, também frente as barcas.
ATENÇÃO : SESSION XV !!
LEVEM SUAS GARRAFAS DE ÁGUA ! LEVEM SEUS BEATS GRAVADOS EM FITA K7, ou CDs ! LEVEM DUAS PILHAS GRANDES - PARA AJUDAR NO SOM !


GBCR em Marechal ! 
B-Boy Bala não se abala! Multi-homem da GBCR, está sempre prestigiando os eventos e lá em Marechal Hermes não dá descanso: é roda de B-Boy! Acontece no espaço da Liga Urbana de Basquete, antigo Disco Voador ali do lado da estação de trem, lugar que agora é CELUB. Todas às TERÇAS, a partir das 14:00 hs. e também às QUINTAS, das 18:00 hs. até às 21:00 hs. É chegar e formar, que a roda já está formada!


Coluna em Pauta:


Pauta-1: EuroBattle, Battle of Year 2009 / Battle Brazil, Red Bull BC ONE 2009, The Notorious IBE, World Hip Hop Dance Championship 2009, Hip Hop International´s 8th USA, 8º Festival Internacional de Hip Hop -Curitiba, 7ª edição do Meeting Hip Hop School -Valinhos 2009, Meeting Hip Hop Indaiatuba 2009, Cidade VS Cidade Battles 2009 -Ribeirão Preto, BRADAN 2009, etc.


Pauta-2:
Back2Black, Afrobreak, Casa do Hip Hop, Coletivo Anti-Cinema/B-Boy 3D, Raízes em Movimento, Enraizados, CIACAC, Fiell, HIP HOP CANTA E DANÇA A SOLIDARIEDADE AO POVO HAITIANO, Poeta Deley, Seminário Violência Racial, Matrizes Africanas, Confronto DeeJays, EXPOMUSIC, GOG, etc - FIM - .


O primeiro destaque não poderia ser outro: a excelente atuação dos b-boyz brasileiros nos campeonatos internacionais.


EuroBattle


No dia 04 de maio, o B-Boy Pelezinho esmerilhou na EuroBattle 2009 - que aconteceu em Paris/França. O sagaz conquistou o 1º lugar na competição b-boying, uma das etapas mais importantes do campeonato mundial de breakdance. O teatro desmoronou com seus saltos mortais iradíssimos, botando a ginga brasileira no páreo mundial. Foi um dia especial para todos os B-Boyzz.


Incentivado pelos grafiteiros OsGêmeos, passou a competir, criar estilo, ganhar força. Dos 13 até conquistar esse título inédito, aos 26 anos, esse foi o tempo para o bailado amadurecer. A glória reconhecida pelo trabalho duro, suór e acreditar muito. Hoje, aquele menino já rodou o mundo todo, já viu coisas incríveis lá com os gringos, já deu aulas pra molecada internada por crimes em SP - só faltou fazer um pouco mais. Claro, cada um tem seu estilo, suas possibilidades e limitações. Sonhar é grátis, para realizar só depende de empenho. Parabéns Pelezinho!


Nas palavras que ele deixou no site na Nike, seu patrocinador: "falta incentivo", "falta patrocínios", "apoio cultural" - "Meu diferencial com certeza foi a ginga brasileira" - "fazer uma performance diferente, objetiva e limpa" - "me preparei meses antes" - "sensação no momento é e foi simplesmente única" - "é o primeiro campeonato de nível mundial, onde o Brasil fica em 1° lugar" - "Meus planos futuros é trabalhar bastante, educar meu filho e constituir uma família."


Battle Of The Year 2009 /Brazil


Outra do circuito mundial é a Batalha do Ano, em bom inglês: Battle of The Year. BOTY, para os íntimos. É um circuito mundial, com uma etapa brasileira: Battle Brazil. É um evento globalizado, comercial, mas isso é sonho - viver do break é mais! Apesar de outras tentativas de realização, foi o Campinas Street Dance Festival que abriu as portas para a BOTY Alemanha trazer essa pro país. Contou com o apoio dos nossos governos federal, estadual, municipal, programas de prevenção à AIDS e a força dos alemão cheios de patrocínios. (Acesso: http://aboom.wordpress.com/2009/07/21/a-batalha-do-ano/)


Este ano é especial: são 20 anos de realizações BOTY, e os alemão convidaram geral pra festa. Onde? Se eu for te contar como é pra chegar lá... Faz assim, ó: tira uns bilhetes pra Alemanha, daí segue pra Hannover, também de avião, salta e vai de trem até Braunschweig. Será nessa cidadezinha que o bicho vai pegar. Entendeu?


Pra Alemanha irão aqueles b-boyz classificados nos campeonatos regionais. São mais de vinte países: da Europa de leste a oeste, da Tailândia à China Comunista na Asia; do Zimbabue ao Marrocos na África, do Suriname ao Brasil. Norte-americanos, óbvio, sempre presentes (mas sem BOTY por lá...). Achou que é muito? No Brazil a competição é chamada BOTY-Brazil, aconteceu agora no dia 6 de setembro lá em Campinas/SP. Paulistas clássicos, como a Tsunami All Stars ou Beat squad de São Jose do Rio Preto; a DF Zulu Breakers da Ceilândia-DF; a Super Star B.boys de Curitiba-PR; a ADR CREW da cidade de Sorriso do Mato Grosso. Sabe quem levou? Amazon B.boys, uma crew cheia de garra, que até foi premiada no Hutuz, representando por Belém do Pará. Deve ser o açaí... Valeu Belém!!


Importantes nomes do b-boying vieram formar na banca julgadora e o nível é sempre alto: Kujo (USA); Salah (FRA); Ken Swift (USA); e os brasileiros B.Boy Negão (SAMBA); B.Boy Alemão (SAMBA); Mr. Jeff (Discípulos do Ritmo). Pra quem foi, como nosso guerreiro B-Boy Bala (GBCR); teve a oportunidade de participar das oficinas, travar contatos e sonhar mais e mais e mais. Sonhar é tipo 0800 - grátis toda vida! Grana? Pra quem enfrenta a dança de chão o resto é moleza. Para se ter idéia, o valor do b-boy é tão pouco que o vencedor teve como prêmio uma passagem de avião para Alemanha - depois de todo o esforço é isso que levam os Amazon B.boys para as finais. Os outros vencedores? 400 pratas aqui, outras graninhas ali... Triste, mas não é pra chorar! Trabalha não pra tu ver! Lá nos gringos a situação é outra... (Acesso: http://www.battleoftheyear.de/)


Red Bull BC ONE 2009


Evento que já teve o Brasil como sede; desta vez vai acontecer na fonte: Nova York/USA. Serão 16 B-Boys competindo no mano-a-mano, mês que vem que vem: 18 de novembro de 2009. Ôu! Se bem me lembro, foi na década de 1970 que o Bronx brilhou pro mundo. Ali onde Michael Jackson se criou! Kool Herc; Bambaataa; TAG 157; TheoDor Wizard - estou falando de break, de dança de chão, de grafiti, de rap afiado e discotecagem de fera! Uma moçada que um dia mirou a decepção na vida bandida; mergulhou de gangue de rua; Bloods and Creeks, bobajada de sair no pau? Sai dessa e vem pro hip hop!! Só felicidade! Aê, meu cumpadi, entra na briga, na briga certa: batalha de break no Red Bull BC One 2009 Champion.


Diferente dos campeonatos normais, para entrar no Red Bull eles julgam também a reputação, o caráter e as contribuições pra evolução na comunidade B-Boyzz. Ano passado foi Wing, da Coréia do Sul, em 2007 foi o Ronnie dos E.U.A.. Próximo? Pode ser você, se começar a levar o bailado com seriedade. O pancadão vai tremer as paredes do famoso teatro Hammerstein Ballroom, no coração de Manhattan. É certeza de ver os grandes da parada, como Lilou, Baek, Hong10, Extremo, mas nomes brasileiros como Pelezinho, Muxibinha... Só fera! (Acesso: http://www.grupos.com.br/blog/123break/)


The Notorious IBE


Nesse exato momento está rolando na cidade de HEERLEN, na Holanda, as batalhas do The Notorious IBE. Lugar lindão, tudo limpinho e organizado, com vários centro esportivos - são os Cyphers. Uma exposição de fotografias se destaca: Martha Cooper, americana que produziu a mais bela coleção de fotos dos trens do Bronx - totalmente grafitados, de cabo a rabo. Campeonato assim, alto nível, tudo certo pros b-boyz. A final rolou no dia treze de setembro. Já deve ter um nome para nossa galeria dos imortais... Deixe eu ver... Só tem no Youtube, em inglês... Bom, no Power Move quem levou foi B-Boy Hill do México e isso basta. Os brasileiros foram limados pela organização, por conta de visto de entrada, mó sujeira da imigração. Muito gringo comemorou, até entrou na internet pra mandar recado feio, f se isso, f se aquilo, no teu off. Falta de educação e medo de encarar os feras daqui. Nem comento mais nada sobre isso. Tsunami na cabeça deles!! Submundo, já sabe né? éapqop! (Acesso: http://dancaderuabrasil.blogspot.com/)


World Hip Hop Dance Championship 2009


Aconteceu na cidade de Las Vegas, nos EUA, entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, juntando cerca de dois mil participantes, vindos de 30 países. Pelo segundo ano seguido, Las Vegas recebe dois eventos de dança de rua de nível internacional: o "Hip Hop International´s 8th USA" e/ou o "World Hip Hop Dance Championship". Os dois são diferentes, mas não entendi no que.... Pelo aspecto cultural, os participantes precisaram demonstrar a capacidade de unir as danças regionais com o hip hop - e a capoeira tem feito muito sucesso por aí! Ganhador do prêmio Lenda-Viva-do-Hip-Hop 2009, o bailarino e coreógrafo Toni Basil foi o convidado de honra da organização. As equipes tiveram apenas dois minutos para impressionar os jurados, em cenografia, coreografia e a fidelidade ao básico da dança de rua. (Site: www.hiphopinternational.com)


No World Hip Hop Dance Championship, a equipe vencedora foi a equipe francesa R.A.F. CREW. A NEUTRAL ZONE ADULTS do México ficou em segundo e Singapura chegou junto com JOYCE & THE BOYS! Na internet, o povo que viu diz: a mais original e perfeita da noite foi a PHILIPPINE ALLSTARS, que ficou na quarta posição na Adult Division Finals. Não nos foi possível saber direito sobre a "Hip Hop International´s 8th USA" - tudo em inglês, pouca informação... De qualquer jeito par ece que... Na categoria Varsity Division Finals quem levou foi REQUEST Crew, da Nova Zelândia. Quem ficou lá nas eliminatórias foi o grupo IMPACTO URBANO (do Brasil), com uma pontuação muito inferior a dos finalistas. Na Junior Division Finals tivemos o b-boy LIL PHUNK BOYZ (EUA), ainda com os pontos da operação de apendicite nas pregas. Guerreiro! No Popping a medalha foi para MARIE POPPINS, no Locking deu o já premiado pelo Don "Campbellock" Campbell Award: OMAR THOMAS! Nossa outra trupe representante, ACTION DANCE (SC), também ficou pelas preliminares... (Acesso: http://hiphopinternational2009.blogspot.com/)


Buscamos saber sobre nossos representantes. O grupo Impacto Urbano Soul Street Cia é cria da cidade de Cordeiro-RJ. Com uma formação ainda recente, não deram mole e seguiram pelos campeonatos levando prêmios: no Danceff de Varginha-MG, no Internacional de Dança em Macaé-RJ, em Cabo Frio RJ, até levar o 1º Lugar no Street Culture Hip Hop Internacional Brasil 2009, em Ribeirão Preto-SP. (Acesso: http://impactourbano.zip.net/index.html) Também classificado nesse evento em Ribeirão, o Action Dance levou o segundo lugar na Júnior e o terceiro na Adulto. É o trabalho técnico de Fernando Curcio e Renan Lima, da banca premiada do Dança de Rua do Brasil, de Santos. Cria de Itanhaém-SP, no Action Dance são sete anos de correria reconhecida pelo Departamento Municipal de Cultura dali, o que facilitou o patrocínio Sabesp, que bancou passagens aéreas, estadia e demais despesas. Tiraram o 1º lugar no Festival de Dança de Rua de Valinhos, 3º no Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba, que garantiu passagem para o 1º lugar no XIV Festival de Dança do Mercosul, realizado na Argentina.


8º Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba.


ATENÇÃO!! *As datas das Seletivas Estaduais para 2010 estarão sendo divulgadas a partir do final de outubro.


Realizado entre 2 e 5 de Julho, disputaram 1.400 dançarinos, com a estimativa de 10.000 pessoas circulando. Foram oferecidos cursos e workshop para mais de 600 bailarinos, com professores altamente qualificados: Tony Gogo (EUA/JAP), Lyle Beniga (EUA); Octávio Nassur (BRA), Gigi Torres (EUA), Henrique Biachini (BRA) e Fernanda Fiúza (BRA). Com as seletivas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram mais de 400 trabalhos coreográficos em DVD e 103 grupos classificados para a edição de 2009. Tudo terminou em Buenos Aires, numa disputa com 10 grupos argentinos selecionados. O Grupo Hip-Hop Soul foi sagrado o melhor da América Latina na categoria avançada. Uma equipe profissional, dedicada a Dança de Salão, mostrou que é capaz de entrar no cenário das ruas. Também, é cada vez mais valorizado o grupo que leva suas raízes para os palcos internacionais. Outro de Santa Catarina foi o grupo Lótus, que ganhou o 2º lugar da categoria avançada, seguido do Action Dance. (Acesso: http://blogdapulp.wordpress.com/) ou (Acesso: http://dancacatarina.com/) ou (Acesso: http://www.festivalhiphop.com.br/)


SP/ Valinhos - 7ª edição do Meeting Hip-Hop School Valinhos 2009


As inscrições rolaram até o dia 31 de março, no prodedimento de praxe: mandar DVD com 2 minutos de coreografia, numa carta com todos os dados da crew e a escolha da categoria (Junior, Sênior, Avançado, Mostra). Um e-mail para contato@meetinghiphop.com.br e está tudo pronto. Estava, porque já rolou, cabou. Aconteceu nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril, um abraço. De dia a bboyzada ocupou o Parque Municipal Monsenhor Nardini, a noite pulava pra Auditório Municipal. Segundo o organizador do evento, Ralph, estão previstos cerca de 1,1 mil dançarinos provenientes de de 50 cidades do Brasil. Quem se classificou com certeza estará no Meeting de Indaiatuba - Você foi? B-Boy Neguin (ou teria sido Clévio de Souza? essas info de internet...) levou o prêmio e estará por lá! (Acesso: http://www.festivalhiphop.com.br/)


SP/Indaiatuba - Meeting Hip-Hop School Indaiatuba 2009


As batalhas vão rolar entre os dias 10 e 12 de outubro de 2009, com o nome de King of the Kings Battle. As inscrições terminaram dia 15 de setembro, mas quem estiver por ali - um confere vai bem. Com seminário, palestras, workshops, com a presença forte dos estados de SP, SC e MG. Os confrontos serão por grupos nas categorias JUNIOR, SÊNIOR e AVANÇADO. Estão inscritos os cariocas da CIA DE DANÇA DE RUA DE NITERÓI; XSTYLE PROJECT do RIO DE JANEIRO e CIA DE DANÇA URBAN LIFE aqui de TRÊS RIOS, interior do RJ. A festança será na Sala Acrísio de Camargo. Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina - INDAIATUBA-SP (Acesso: http://www.meetinghiphop.com.br)


SP/ Ribeirão Preto - CIDADE VS CIDADE BATTLES 2009


Essa batalha é uma realização bacana do B-Boy Markin (CONEXÃO BF) de Ribeirão e B-Boy Dudu de Franca. A quantidade de participantes e o nível dos jurados (Papel DF Zulu; Edu da UBI; B.girl Zane; Rafa Still; Neguinho e Pelezinho Tsunami Alls Star) - tudo isso demonstra o carisma dos organizadores e a garantia de belo espetáculo de Break. A moral é tanta que até o campeão mundial de iô-iô deu as caras - o nosso Rooney Yo Yo! A Crew Super Flow levou o 1º LUGAR (e as 1.500 pratas!). Fernandinho Style Master levou o prêmio no footwork, a Cia Eclipse venceu no Locking (Léo) e no Poppin (Kiko Popper). No individual saiu o Muximbinha e para desconcerto dos marmanjos, o bailado forte da nossa querida Fabgirl! Local: Rua Javari - Clube da ADPM. Próximo a EPTV. Bairro Ipiranga - Ribeirão Preto/SP. Contatos: BBOYSBF@HOTMAIL.COM; B.BOYDUDU10@HOTMAIL.COM; ou no E-MAIL: cidadevscidade@hotmail.com (Acesso: http://cidadevscidade.blogspot.com/)


SP/Cangaíba - 2º Zumb.Boys Original B.Boys Style


Dia 4 de outubro aconteceu o torneio de b-boys no teatro do CEU de Cangaíba, com a finalidade de divulgar a dança de rua na comunidade. Uma iniciativa louvável do B-Boy Dell, que se organizou com Projeto BECO e Zumb-Boys Crew e conquistou apoio até da prefeitura de SP. Colocou até uma premiação legal! É torcer para sair tudo bem, com todas as dificuldades. Local: CEU Quinta do Sol. Rua Luiz Imparato, 564 - Jardim Císper-SP. Contatos: Tel 92752518; Email zumbdel@hotmail.com; Blog www.zumbboys.blogspot.com)


BRADAN - Brasil Break Dance/CUFA


Com muita luz e flow, a final do nacional brilhou neste sábado, dia 3 de outubro, e o piso decorflex ficou todo pisoteado! Pelo Rio de Janeiro os B-boys Xuxu e Tchespin, da Crew MUIRAQUITÃ até tentaram segurar o caneco, mas tentar não é levar. Crew Dourados City (DDOS CITY), vieram do Mato Grosso do Sul após 21 horas de van, para sagrarem-se vencedores os B-boys: Rockabros, 18 anos, e King Wild de 23. "Foi muito treino e fé”. Na segunda colocação tivemos a Crew Muiraquitã, que mostrou garra e não deixou barato não!! Perdeu com gostinho de quase! Aliás, existe um filme bem legal, que mostra as internas dessa rapa, em 90 minutos de documentário: Muiraquitã Brazil - pode procurar! _ na Rio Filmes tem. Crew Estilo Brutal do Pará ficou em terceiro, com os B-boys Charles e Manim. Ganharam de WO da Crew Veteranos do Break, também paraense... Tô falando? É o açaí rapaziada!! (http://www.bradan.com.br/)


DF e Entorno/ Stance Battle (Valparaíso-Go)


Valparaíso será terra arrasada depois que os jurados Ronkaly (Quebra de Movimento), Luan e Foguete (Floor Riders) anunciarem os vecedores do planalto central. Serão batalhas de 2 vs 2, de Bboy's e Bgirl's, agora no final de outubro (24/10/2009). Apesar do sapateado nervoso, nada como um evento desenvolvido dentro de uma igreja - algumas almas se salvarão! Inscrições no local: R$20,00 + 1 KG de alimento não perecivel. Contato: Candido Floor Riders (61) 8613-7238, ou Orkut . É o recado do parceiro B-Boy FuzzyBoy, membro da DF Zuu Breakerz, que agora está montando uma equipe de competição na Ceilândia, pelo Programa Jovem de Expressão da Caixa-Seguros: a QUADRANT SIX - BODYMECHANIC. Junto com a B-Girl FabGirl promovem todas as segundas e quartas de noite o Treino Livre de Breaking, na PRAÇA DO CIDADÃO 18/20 DE CEI NORTE. Salve a CEÍ e a brodagem do DF e Entorno! (Acesso: http://fuzzyboydfzulu.spaces.live.com/)


Norte/ Maranhão/ Pará/ Piauí/ Amapá


Se alguém perguntar por que do Norte, eu respondo: garra! São vários pequenos eventos, batalhas pouco conhecidas e disposição de sobra para encarar o bailado de chão. Na Vila do Turu em São Luís do Maranhão aconteceu no dia 27 de setembro o BATALHAS DE RUA, na base do só chegar! No dia 19 foi a vez do Nascido Pra Guerra, um bailão bate-cabeça com lançamento do CD do MANO ROBSON. Em Vargem Grande do Maranhão foi em 30 de agosto a NEW BATLE 2009 VARGEM GRANDE, vencida pela STYLE CREW e pelo BBOY VINNY. E a Batalha São Bernardo? E a Batalha Rei da Ilha? Quem venceu foi o B-Boy Gaberré da velha escola. Ouviu fala da Batalha do Gueto 2009? Pois é, a comunidade em massa foi nesse evento organizado pela crew Força Gueto. (Acesso: http://conexaodasruas.blogspot.com/) Se no Maranhão é assado, no Piauí é assim - tacacá no tucupi! A União Nordestina de Bboys é o encontro das águas, que vê com bons olhos a força da OLD STYLE CREW, de Teresina/PI, Amazon Crew/PA, ou crew Força Gueto/MA. Ficam as palmas também para o desenhista do cartaz criado para a Batalha Negro Cosme (abr/2009) - ficou maneiríssimo! (Acesso: http://bboykayo-supercrew.blogspot.com/)


Norte/ PI/Picos - II Encontro de hip-hop de Picos/ 2009


A cidade de Picos conquistou seu espaço no Hip Hop e foi um dia de muito flow pra toda a rapa. Seminários, palestras, basquete de rua e uma batalha de B-boys invadiu o Centro Cultural Admor, que é a sede da Unegro, e no colégio Marcos Parente, onde rolaram as oficinas. O objetivo do evento foi discutir cultura negra, saúde e alimentação. Pela Lei 10.639 o ensino de cultura negra passou a ser obrigatório e nada mais justo que um bom bate-papo sobre esse assunto. Foi montada na Praça Felix Pacheco a exposição "Cultura Hip-Hop".


África/Cabo Verde/Ilha de Santiago - Concurso de Dança Hip Hop 2009


Terra onde os TC Dancer fazem sucesso total na dança do break, não parece um lugar lá muito urbano. Digo, sem querer ofender. O arquipélago fica na costa da África e é lindo de morrer! A beleza quase esconde as mais de 600 crianças de rua, meia duzia de ladrão de varal e alguns mil bêbados. O hip hop sempre ajuda a abrir o espírito, discutir a sociedade, até no paraíso. Tudo bem, tudo bem, a metade do povo de lá é obrigado a migrar, feito retirante nordestino, sulista pau rodado e por aí entra o hip hop: é uma ilhota violenta mesmo! Para participar não foram feitas muitas exigências, com grupos de vários níveis, apenas as coreografias deveriam retratar a Violência Doméstica, que foi o tema escolhido para pensar. O grupo B-Brother, da Assomada, viajou de avião até a capital (Cidade da Praia, na ilha de Santiago) e venceu o Concurso de Dança Hip Hop 2009, que aconteceu nos dois últimos fim-de-semana de agosto. A competição aconteceu no pavilhão Vavá Duarte, com algumas horas de atraso. Para quem foi, nada que fizesse esmorecer os ânimos! Alegria maior foi assistir os bboys Ricky Boy e o Djodji TC, da Crew TC Dancer. Parabéns ao povo de Cabo Verde! Muita morabeza pra vocês!


Sul/Bento Gonçalves - Confronto Final


No domingo dia 20 Bento Gonçalves tremeu com o pancadão do break: foi o Confronto Final, um campeonato de b-boys de todo o Brasil. O Ginásio Municipal ficou pequeno e as workshops apresentaram o Hip Hop tri-original. A prefeitura aproveitou para cobrar entrada a R$ 3, mais um quilo de alimento. Alunos da rede pública municipal se livraram dessa. (Contato: Babiana Mugnol )


Sul/Novo Hamburgo - URBAN JAM NH 2009


Em março 2009 tivemos essa correria na praça central de Novo Hamburgo, organizado pelo Bboy A-On da O.S.Crew, com a discotecagem Dj George 180º.


Sul/Porto Alegre - Usina Urbana


A mostra Usina Urbana fechou os trabalhos nesse dia 20 de setembro. A Usina do Gasômetro ficou lotada e parado ninguém ficou! Na vitrola circularam os DJ's Anderson, Lucio Ka-hara e Débora Blank, várias sessions de vídeos da Zeppelin Filmes, bailado ligeiro com a Restinga Crew. Para ver o circo pegar fogo bastou chegar a trupe do Circo Petit, ali da capital mesmo. Essa de circo ainda vai longe. (Acesso: http://usinaurbana.blogspot.com/2009_09_01_archive.html)


Afrobreak


Uma iniciativa cultural de peso vem se desenvolvendo na região Sul de Diadema/SP: é o trabalho de Gregory Smith. Investiu tudo na produção da Rede Cultural Beija-Flor e montou um espaço educativo super-bacana para o Hip Hop, com a legenda Afrobreak. A diferença está na forma de organização, um prédio que possui teatro próprio, uma proposta sócio-educativa bem construída para desenvolver os jovens da região. É um espaço que une a alegria do encontro e a seriedade de organizar o trabalhador pobre, numa perspectiva de combate ao desemprego. Em 21 de Abril de 2009 montaram a segunda edição da Confraternização Afrobreak, um encontro especial para B.Boys /B.Girls, que juntou cerca de 400 pessoas. Sem falar das batalhas que eles organizam, as palestras e discussões políticas. Foi um sucesso a batalha Rival vs Rival ocorrida em 26 de Julho de 2009 no Espaço Cultural Beija-Flor. (Acesso: http://www.afrobreak.blogspot.com/)


Casa do Hip Hop


Este ano tivemos também em Diadema o aniversário de 10 anos da Casa do Hip Hop. Nomes como Nino Brown, Z'África Brasil, Acme, dentre tantos, fizeram uma bela festa. Aconteceu dia 25 de julho e o selo da Zulu Nation vibrou com o 7 to smoke. Foram representantes das equipes AfroBreak, Discípulos do Ritmo, Funk Fockers, Nossa Crew, Palmares e Beat Squad. Parabéns a todos!


Back2Black


No finalzinho de agosto a estação de trens da Leopoldina ganhou as cores da África. Foram três dias com muita oficina, filmes, encontros e música. As políticas afro foram reviradas e a sonoridade foi do Senegal, com Youssou N'Dour, do Benin com Angelique Kidjo, de Angola com Paulo Flores e Cabo Verde com Mayra Andrade. O barulho brasileiro contou com clássicos da MPB e o peso pesado do rap: estavam lá MV Bill, banda Black Rio, Mano Brown e Ice Blue, o DJ Sany Pitbull. Talvez o mais importante tenha sido encontrar por aqui a cena krumping de Los Angeles: foram nomes como DJ Goofy, Miss Prissy, Deuce, Bad Newz e Out Law. O Bala esteve por lá e se acabou no sapateado, representando a GB em alto nível. (Acesso: www.back2blackfestival.com.br)


Fiell


Após um rolé pelo Nordeste, o rapper Fiell retorna ao Santa Marta/RJ. Inquieto, aproveitou o tempo fora para shows, palestras e gravou outro filme documentário. Xodó da comunidade, foi aclamado para orientar as atividades culturais do local. Uma briga boa foi a luta para estabelecer a roda de funk no Santa Marta. Proibida por duas vezes pela a Unidade Pacificadora local, a roda (26/7) foi acompanhada por PMs armados, do início ao fim. Além da situação policialesca, o funk esteve sob censura, com a iminência de uma lei das piores, para liberação do funk sob condição e arbítrio da PMRJ. Caiu a lei e MC Leonardo, membro da Apafunk e incentivador das rodas, ficou radiante com a notícia. Ponto para MC Fiell, que responde pela Visão da Favela Brasil, colorindo a favela com muito grafiti, rap e roda de funk de raiz. Aguardamos o Hip Hop Santa Marta, festividade das melhores, que deve acontecer no dia 25 de outubro! A última edição rolou no dia 27 de setembro de 2009. (Acesso: http://visaodafavelabr.blogspot.com/)


Raízes em Movimento


Na mídia mural e comunitária o destaque vai para o Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão. Com a importante atuação do sociólogo Alan, cria dali, o Núcleo desenvolve um belo trabalho de articulação entre as lideranças comunitárias e políticas públicas. Montaram um centro de referência para o grafiti, Raízes em Movimento, revelando talentos e encaminhando artistas grafiteiros para a formação universitária. É a profissionalização do hip hop. A galera se movimenta e também se move todo o universo. No dia 11 de setembro formaram na banca do Centro Interativo de Circo/CIC, um belo evento na Praça XV. Para politizar o ambiente, tivemos as intervenções de: Dj LP, Dj Kong, Dj Léo ADB, Cristiano Dub Master, Mc Gutierrez, Nação Maré, Skate com Grilo e Duda, Cine Club Set na Arte e 021 Skateboarding e, claro, graffiti com Raízes em Movimento. Nem preciso dizer que o Bala esteve lá, afinal, a Praça XV recebe a b-boyzada aos sábado numa iniciativa contundente da GBCR. Os Raízes fizeram aniversário no dia 31 de agosto, com direito a bolinhos, velas e bate-palminhas! Parabéns! (Acesso: http://eventocirculando.blogspot.com/) Últimas Notícias: O NCCA promoverá o Circulando 7, ainda sem data. Fui! contato: Vitor (21) 8187 7533; David email: davi.amen@gmail.com


Coletivo Anti-Cinema


Quem manda notícias da baixada é o povo do Coletivo Anti-Cinema. Um salve para Marcio Grafiti e demais amigos! Fizeram a documentação videográfica da grafitagem dos 4800 metros de muro do Colégio Republica do Libano em Vigário Geral. Foi um espaço abertos para varios grafiteiros mostrarem seus trabalhos. Naquela humildade: Kros, Bad Boy, Cove, KDO, Mquinho e muitos outros! Estiveram também presentes no evento Cabaré Viaduto (18/09), debaixo do viaduto de Mesquita/RJ, com direito a muita poesia, circo, shows psicodélicos - Uhh! Bacana também foi a entrevista que o Coletivo gravou com Slim Rimografia, que está lançando o clipe Sol, faixa do segundo álbum lançado em 2006. A produção e edição do vídeo-clip é de autoria do B-Boy 3D. Só mais uma do Marcio: O Cinema com Batuque voltou! Ponto de encontro da cultura periférica, retornou com uma nova equipe, mas a mesma garra para mostra algo que preste nas telas e mentes. Teve uma session no dia 25 de setembro e outros episódios acontecerão na noturnas do SESC de São João de Meriti. O enedereço do SESC é Avenida Automóvel Clube, 66, próximo ao Metrô da Pavuna. Dado o recado! (Acesso: http://coletivoanticinema.blogspot.com/)


BACK TO THE STREETS e B-Boy 3D


3D e Casper respondem pela Back Spin Crew e juntaram-se a Puber (Street Breakers) e e Delog (Rico Nossa Crew), simplesmente venceram no LG BBoy Championship 2009, com a marca BACK TO THE STREETS. Foi uma festa e contou com a presença de Kool DJ Fresh e DJ Brown, Mr Fe e os jurados, Bboy Menno, MovieOne e Skim. Além do foot-work de primeira, B-Boy 3D é um dos responsáveis pela excelente qualidade do desenho animado A Batalha do Vinil, produzido pela Terpin Produções para a MTV. Vale conferir! B-Boy 3D, Terpin - tamo juntos! (Acesso: http://db3d.blogspot.com/) ou (http://mtv.uol.com.br/coletivo/blog/lg-bboy-championship-2009)


Slow da BF


O dia 26 de setembro foi especial para muita gente. Por exemplo? Pro Slow da BF o dia começou numa loja de discos, onde escolheu um CD para dar de presente ao pai. Aniversário do DJ Luiz Bigode, mestre das antigas festas de soul e funk. Apesar de Todo dia ele escrever um texto novo pro seu blog, a homenagem que Slow da BF fez em homenagem a seu pai - foi muito bonita mesmo! Clima família, churras bombando dos DJ's da velha guarda, casa cheia. Entre uma carne e outra, ainda lembrou da parceria com Marcio Graffitti, nos dias em eles passam na Caixa D'Água de Padre Miguel - é a Oficina da Imagem e da Palavra que assalta a Vila Kenedy. Educação é tudo: nos trampos, na família, nas emoções de cada dia. Fica o nosso salve pro Slow, que segue fast pelo coração do RIO. "Ser filho de DJ é isso..." (Acesso: http://tododiaumtextonovo.blogspot.com/)


ITAGUAÍ..."ACTION OF INK 2"


Aconteceu também na BF a manifestação IMAGINÁRIO PERIFÉRICO, em Itaguaí (07/09/09). Com a responsabilidade de quem sabe o que faz, os Lunaticos crew descolaram de pintar os muros do Teatro Municipal, que estava em azul, mas ganhou todas as mil cores do grafiti. Claro, com muito rap e apresentações artísticas apra deixar o dia mais feliz. Foi o trampo do amigos: MICA (tel: 95479212) e HUM (93649490), da banca do KDO e Mquinho.


Enraizados


No dia 26 de setembro de 2009 tivemos mais um evento organizado pelo Movimento Enraizados, em Morro Agudo - Nova Iguaçu/RJ. Foi o lançamento da Biblioteca Enraizados, com acervo de 25 mil livros para a população. Foi exibido o documentário IGUAÇU-MESNIL, feito pelo cineasta francês Bruno Thomassin. O filme retrata a a visita dos Enraizados por cidades francesas como Nancy, Blanc Mesnil, Medon e Paris. Além das pérolas da casa, vários grupos marcaram presença. A Fundação Capoeira do Mestre Estrangeiro demonstrou a força desse esporte radical típico brasileiro. Enraizados de Austin levaram uma peça teatral muito bacana (Lídia, Fabrício, parabéns total!), pintou até uma Glória Maria engraçadíssima, com espetáculo pra lá de cômico. Foram apresentados dois livros fundamentais para o cenário hip hop: DJ TR e Écio Salles. DJ TR falou de sua vida no Hip Hop e dos 10 anos de cuidados na escrita para produzir o Acorda Hip Hop (Ed. Aeroplano, 2007). Apesar do livro inédito "História e Memória de Vigário Geral" (2008), que traz a experiência cultural do AfroReggae em costurar a cidade partida, Ecio Salles preferiu levar o POESIA REVOLTADA (TRAMAS URBANAS, 2007), livro em que conta a importância do rap em representar as dúvidas, procuras e certezas de quem faz do hip hop o grande relato das favelas.
A GBCR não poderia ficar fora dessa. No bailado B-Boy Jorge (GBCR Rocinha); os B-Boys de Santa Rita (Nova Iguaçu) Angelo e Rafael tiveram que enfrentar a vitalidade da Re.Fem., que não perde uma chance no desafio do break. Poeta Xandu fez sua estréia como mestre cerimônias e passou ao público a agenda GBCR, nossos informes e alguns toques sobre epidemia em AIDS e TB. Só saúde! A Rede Enraizados está presente em 17 estados brasileiros com o objetivo de formar militantes do hip hop. Nosso guerreiro Luck conhece bem e já foi entrevistado pelo site do enraizados. Vale marcar uma por lá.
 
Contato: Local: Espaço Enraizados - Morro Agudo Rua: Rua Thomaz Fonseca, 508 Cidade: Nova Iguaçu Site: http://www.enraizados.com.br Tel: (21)2768-2207


Filme: Rap de Saia


Agilidade e pesamento forte é tudo que não falta para a ligeiras Re.Fem. e Queen. Força no bailado, rap cortante e o documentário Rap de Saia completa o visual. São 18 minutos por um passeio muito interessante pelo dia a dia de algumas das mulheres do Hip Hop carioca. Não apenas o enfrentamento do mundo machista, mas as desconfianças da família, o visual e a postura feminina de rappers como as seguntes: Edd Wheller, Paula Diva, Re. Fem., Queen, JC (Fúria Brasileira), Lisa (Ultimato à Salvação), Vitória (VB), Queen (West Coast), Negra Ro, Negresoul, Joy-C, Afro Dhy, Maninha e Cris Soul. É só uma palhinha, são muitas por aí!


Mixtape: Lívia Cruz e Costa A Costa


A vida não é por acaso, nem é passeio. Lívia veio de Recife (PE) com uma bagagem forte no Rap e encontrou canal com o coletivo Brutal Crew: Viúva Rainha foi a rima que lhe deu destaque no Hutuz em 2003. Depois foi a volta: gravou Mel e Dendê e agora está consagrada para sempre pelas mixtapes Sexo, Drogas e Violência (parceria forte com os cearences do Costa A Costa) e Rotação 33, clássico do DJ KLjay. Será sempre um prazer ouvir suas palavras!


bAILE sOuL-fuNK cOmBO


Gerson King Combo deu uma palhinha de imortalidade no teatro Odisséia, na noite do 11 de setembro, tenebroso Bin Laden em plena Lapa/RJ. Totalmente atualizado pelas loucuras eletrônicas do “DJ Sany Pitbull”, "a menina é bonitinha" mas pra dançar no estilo funk swingueira precisou encarar também uma session de live P.A., e só depois voltar ao clássico do funk style com a banda Cabaret Cru. Foi o momento Soul-Funk Rootz Futurista no dial do seu rádio mental. Sintoniza, Broder! (Acesso: http://diboahiphop.blogspot.com/)


CIACAC


Parada de Lucas conta com a militância especial da Neuza, que abriu sua própria casa para dar início à educação das crianças da vizinhança. Uma pessoa super-especial que logo cativa quem se aproxima dela. Falo de um espaço com mais de 7 anos de atividade, quase sempre com recursos mínimos, patrocínio zero e todas as dificuldades de se fazer uma resistência invisível ao poder público. Sua noção de responsabilidade é tanta que muitos apoiadores internacionais chegam junto, promovem cursos, pintam e bordam na base do 0800. Foi assim que o TaladaNaTela dedicou uma exposição de grafitis, fotos e muito desing artístico, misturando personalidades estrangeiras e nacionais que atuam no CIACAC e no Tabajara. Aconteceu no dia 22 de agosto na Casa Carioka, em Copacabana. Esperamos ver um pouco dos nossos impostos dedicados a pessoas como essas. Alô governos! (Acesso: http://www.ciacac.org/contribuicoes.php)


HIP HOP CANTA E DANÇA A SOLIDARIEDADE AO POVO HAITIANO


Aconteceu noS diaS 25 e Segunda-feira, dia 5 de setembro, no Largo da Carioca/Centro do Rio, esse evento inusitado. Muitas vezes achamos que só no Brasil temos problemas de violência policial e que a culpa é só da favela. No Haiti, importante ilha do mar do Caribe, a situação é grave, desde a queda do presidente Aristides. Raptado pela oposição saiu pro exílio na França e a população que o apoiava passou a ser perseguida - também pelas tropas da ONU. Inclusive a seção brasileira na ONU. Por isso sublinhamos a importância de demonstrar repúdio à violência, que as pessoas pobres possam sofrer menos. Foi um belo encontro, com gente do top de Bê Negão e rappers como Us Neguin Q Ñ C Kala; Re.Fem.; Os Cria de Cascadura e b-boyz de Acari e Costa Barros. Esbanjando alegria, MC Deco da Apafunk comemorou a queda da lei anti-funk, nesse mesmo dia. Na semana seguinte o funk virou patrimônio da cultura nacional. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO, LUTA POR DIREITOS. Derramamos um pouco de lágrimas pelo Haiti - Paz!


H2 e Sociedade


O cruzado hip hop com as causas sociais não é simples e nem sempre vira manifestação e combate. Como foi o combativo II Hip Hop Ocupa USP, ocorrido em abril de 2009, manifestando contra o desemprego, a violência e as arbitrariedades e perseguições da reitoria da universidade. (Contato email: hiphopocupausp@yahoo.com.br) Outro exemplo de preocupação social é o intercâmbio favela-universidade, puxado pela Dra. Heloisa Buarque de Hollanda, com o Programa de extensão Universidade das Quebradas do PACC/UFRJ na Praia Vermelha-Urca (Acesso: www.pacc.ufrj.br). DJ TR esteve por lá e ficou satisfeito com o que viu.


Poeta Deley


Com muita experiência na militância pela juventude de favela de Acari, Costa Barros e adjacências, o Poeta Deley é um ícone do movimento pelos direitos humanos e dignidade das pessoas desses locais. Foi a fada madrinha para o belo trabalho do antropólogo Marcos Alvito, seu livro As Cores de Acari. Depois que resolveu não levar a roda de funk para outros locais distantes dali, passou a ser alvo de críticas da Apafunk e Movimento Funk É Cultura. Alô galera! Espirito leve e coração aberto - existem muitas pessoas para serem mobilizadas, despertar consciências, superar obstáculos. Temos muito o que fazer além de criticar os amigos. O funk continua, mas existem coisas mais importantes de serem transformadas. Deley lembrou bem no seu blog: entre 2006 e 2007 foram mortos 3,5 negros por hora no país, segundo o pesquisador Marcelo Paixão, da UFRJ. A parcela de negros assassinados subiu para 67% dos mortos. Entre brancos, mestiços e pretos, às vezes achamos que não há brancos nas favelas - Paz para TODOS, de TODAS AS CORES! (aCESSO: http://deleydeacari.blogspot.com/)


Seminário Violência Racial


Um preto, confundido como ladrão de carro no estacionamento, foi espancado pra valer pelos seguranças de um shopping paulista. A família estava em compras, voltou e encontrou esse homem destruído. Detalhe: o carro era bonito, mas era dele mesmo. Passeatas, palestras, atos por justiça aconteceram depois desse triste dia 22 de agosto em Osasco/SP. O Movimento Negro brasileiro chama "Violência Racial Brasileira" situações como essas, em que a cor fala pela violência. O seminário Violência Racial aconteceu no dia 9 de setembro e foi seguido de debate na Câmara Municipal de São Paulo. Estiveram por lá o rapper Mano Brown dos Racionais e pesquisadores como Sueli Carneiro (SP), Vilma Reis (BA), Thais Zimbwe (RJ), Panikinho (SP), Gevanilda Santos (SP) e Edson Cardoso (DF). "O Hip-Hop demonstra uma postura definida de não compactuar com o acordo de silêncio, a qual a sociedade brasileira submete a população negra cotidianamente", diz Sueli Carneiro. Foi o toque dos ativistas Andreia e Cleber do Geledés Instituto da Mulher Negra (Acesso: http://www.geledes.org.br/)


Matrizes Africanas


Aconteceu no Teatro Raul Cortez em Duque de Caxias o 1º Colóquio Nacional das Religiões de Matrizes Africanas, no dia 10 de setembro. Um dos aspectos críticos é o combate a intolerância religiosa. O Brasil é famoso por suas misturas, de raças, de culturas diferentes e as religiões com elementos da África estão sempre em evidência para pesquisadores e adeptos do mundo inteiro. Agredidas constantemente, muitas dessas tendas e terreiros vão perdendo espaço e a falta de proteção por políticas de governo é um grave suicídio cultural. Como diz a Zulu Nation: Deus, Alá, Anamastê, Jah, Saravá - One Love!


Confronto DeeJays


A batalha de DJ's "Confronto DeeJays" reuniu no SESC Pompéia seis dos melhores representantes do Brasil: Guirraiz (Paraíba), Tano (Diadema - SP), Pow e Marques (São Paulo), Nino (da GBCR, Rio de Janeiro) e Brother (Distrito Federal). Nos intervalos o público ainda curtiu as performances de DJ RM, DJ Erick Jay (do programa “Manos & Minas”, da TV Cultura) e DJ Nato, do grupo “Pau de dá em doido” - banca julgadora. Organizado pelo DJ Zulu, MC e autor do projeto, cada dupla foi julgada nos quesitos batida e scratch e a plateia completou o julgamento com palmas, definindo o escore. Com sua sequência de apresentações de três minutos, Dj Nino levou o prêmio saindo como vencedor. É GBRC no páreo!


DMC BRASIL


Ano passado o preço dos ingressos derrubou o brilho do DMC BRASIL 2008. Poucos tiveram grana para assistir a performance do clássico DJ Cash Money e muitos também não viram a vitória de RM, do CLÃ LESTE DJS. Esse ano aconteceu no dia 8 de setembro uma nova final deste clássico. o paulistano Erick Jay conquistou o título do DMC Brazil Championship 2009, ele que já é bi-campeão do Hip-Hop DJ. Foram jurados do evento os DJ's KLJay, Ninja e Boogie Blind. Só deu SP na competição: 2º pro DJ Abade e 3º lugar para a DJ Lisa Bueno, uma gatinha que detona nas pick-ups! Quem foi ainda curtiu a performance de back-to-back, com o DJ Esperto aplicando várias doses dos hits de Michael Jackson. (Acesso: http://djsound.virgula.uol.com.br/noticias)


Hip-Hop DJ 2009


Com entrada a 0800, a Vitrine Galeria Olido receberá o fino dos scratchs nos dias 07, 14, 21 e 28 de outubro, todas as quartas das 19 às 21hs. Mais uma fera sairá da jaula para o olimpo do disquinho de vinil! A Vitrina fica na Av. São João, 473 - Centro/São Paulo. (Info: www.myspace.com/hiphopdj2009)




EXPOMUSIC


Maior feira de música da América Latina, a EXPOMUSIC é ponto de encontro para músicos e profissionais se atualizarem com produtos das grandes marcas de áudio, iluminação e acessórios. Sua seção E-DJs é especial para conhecer novos mixers, toca-discos, CD Players e o NS7 - controlador de alta resolução. EXPOMUSIC 2009: 25, 26 e 27 de Setembro. Ingresso: R$ 15,00. Local: Expo Center Norte, São Paulo.


GOG


A brecha do sistema segue pelo programa Manos e Minas da tv Cultura - a TV Educativa lá de Sampa. Quem se ajeitou foi o Poeta do Gueto fazendo a produção de plateia, fora as miliumas do rap nacional. Acontece todos os sábados ás 19:00 hs., com repeteco na madrugada de 1 hora. Espaço pra rapa mandar o recado, sob o comando de Thaide, que antes tava de Rappin Hood. (Acesso: http://poetadogueto.blogspot.com/) No sábado dia 19/9, apresentou o Cartão Postal Bomba! Além de mostrar seu CD, GOG foi convidado para dar uma palhinha na discussão sobre violência nas escolas. Mostrou suas experiências de superação da violência obtidas por meio de atividade artística com o hip hop. Ponto pra mídia!


FIM




1 comentários:

Anônimo disse...

Hola muy bonito blog! Hombre .. Hermosa .. Increíble .. Voy a tu favorito y tomar la alimenta también ...