Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger



Editorial dedicado aos Corres do Break!

(Editorial Parte4: Zine e Estilo de Vida no H2).




   Tecnikko e a rapa de Caxias fizeram! Foi importante. Mas também não há muito pra relaxar - no geral é fazer, com mais força, organização e muita luta pra enfrentar problemas mínimos.

Mumia Abu Jamal (Black Panther): foto à direita.
- Militante pelos direitos dos negros nos EUA,
foi preso nos anos 70, condenado por terorismo.
Até hoje há passeatas por sua liberação
do triste "corredor da morte".




   Qual mínimo? O da passagem, por exemplo. Sem din-din - a cidade grande fica grande demais! Muito triste ter uma roda de break pra ir e não ter o "da passagem" - isso é obstáculo básico no movimento breaker. Em Florianópolis, que é uma cidade de melhor condição de vida, vemos a estudantada ir pras ruas: protestar contra o aumento das tarifas de ônibus!

Se deixar
passar é pior:
aumentam
os abusos
...




Manifestações Urbanas:
grafites nas linhas de trem.








Sabe como é? 



O Corre do Break

                        - É Sem Fome, Sem Choro, Sem Guerra!!


[JUN/2010]    



   As militâncias secundarista e universitária de Florianópolis estão em pé de guerra! Chamam o governo de Democracia Militar! Acusados de praticarem habitual Violação dos Direitos Humanos. Já filmaram várias manifestações: o "chute" no “Relógio dos 500 anos” (2000), cria da Globo pra comemorar o que não existe: felicidade e bem-estar. Muito sofrida é a luta do Movimento dos Atingidos por Barragens (2005), filmado também. E, dentro do nosso foco: a passeata contra o aumento no preço do buzão.


A Revolta da Catraca/SC


Democracia Militar from Vinicius Possebon (Moscão) on Vimeo.



   Em Porto Alegre, aos domingos, deram uma colher de chá: buzão liberado para todos. Valeu até um RAP do mais-que-famoso grupo Da Guedes, com a letra Passe Livre. É cidade "muito chique" por fora, mas que enfrenta vários graus de dificuldades. Principalmente pros "da cor". Lá no sul "negrão", como dizem os gauchos, mora longe dos centros urbanos, nas periferias, além de enfrentar uma galera de neo-nazi nada a ver... Um inferninho terrorista, racista. São poucos esses aê, bem claro isso.


   No Rio, acho que também em São Paulo, quase não se vê aqueles manifestos, grandes passeatas - coisa da época do Lula, marchas, panelaços pela democria. A demo veio, a violência aumentou e taí: imobilismo no ar. Mas quando o assunto é transporte, daí sim: empurra-empurra, xingamentos, quebra-quebra, bombas! E transporte sempre vira música, samba, RAP, vira gíria. Música de adolescente: Rema-Rema-Remador! Entrei no bonde! Sucesso na voz da Regina Casé: o é bonde sinistro!





Foto: Sarau RAP é uma iniciativa
de Sérgio Vaz, mentor da Cooperifa/SP.


   O Movimento Enraizados trabalha com a idéia de rede de auto-ajuda - estamos sempre lá, para nos auto-ajudar! Pra quem se interessa: abrem cursos de todo tipo! Pra ninguém jamais passar perrengue de falta de estudo. "Eu poderia estar roub..." Ladrão virou desculpa pra fazer chacina e terror. Ou mito: bandido bom, amigo do povo. Não existe - o bagulho é sinira e dá em morte isso. O Escadinha, que lançou RAP de salvação, com GOG e tudo - caiu numa cooperativa de táxis. Disperdiçou a chance. Infeliz.



Foto: o Poeta Tubarão Dulixo é da linha de frente do H2!
Parceiro da Livraria Suburbano Convicto,
do Buzo - 1 Enraizado de letras fortes.
Na exposição abaixo, sua Arte com PET circulou com ajuda da FASE




   Colar com os justos é melhor, mas complicações acontecem tb... Por cantar um simples Rap, muitas Mortes no Trem. Isso ganhou 1 som do RZO: Trem Pirituba, valeu letra-forte! Morte no Trem teve no primeiro livro do Buzo (2000). No Rio foram os famosos surfistas - de trem!! de ônibus!!!- com letra no grupo Squaws! Tá nesse CD histórico: Hip Hop Pelo Rio, produção do Deff Yuri - já das antigas essa, héin?! Pelo seu ativismo pró-favela Def Yuri ficou muitos anos no Viva Favela - fazia rádio e jornal on-line. Outros correm à FASE - a maior parte não consegue ajuda nenhuma.

Se organizar é difícil.

Vinheta Anti-Cinema:

O Trem existe para o seu conforto!




Ou... Assista na Telona:
Trem pra todos!(Clicaqui!)
Youtube: Anti-Cinema



   O direito a manifestação pública envolve: comunicar à puliça, pedir autorização à prefeitura, carimbos e assinaturas que só mesmo Deus para se organizar tanto assim. O Quilombo de Acari já enfretou ameaças, até quedas... Muito triste isso. Só de raiva! o ZineZeroZero vai entrar com um NOVO ZINE - para dar essa moral ao livre manifesto.


Direito à Manifestação:

- manifesto indígena em Brasília [AIR]




Ou... Assista na Telona:
Manifestação pra todos!(Clicaqui!)
Youtube: AIR


   Meu 1º Zine foi uma manifestação contra o título de uma festa no Rio. O showzinho Gangsta-Play era o "Manifesta", exibia uns "gringo-drugs" e queria uma assinatura falsa, do Hip Hop brasileiro - geral odiou a ideia, MV Bill foi voz contra! Muitos zines já rolaram, MAS O 1º Zine ØØ mesmo, foi dedicado a defesa de uma posse de break comunitária, zine de favela. Quer ver? Faço 1 novo jornaleco! FAZER ZINE é sopinha de pacote: meteu a mão, tá pronto, sem carimbo, só vontade.






   Quer fazer 1 zZINEe?

Faz assim:

!) Escreva 1 pouco sobre seu motivo - pode escrever errado, certo, torto, bonito, só precisa estar bem com sua cabeça. A ideia vai de acordo com o personagem - TU mermo.

@) Depois, cata algumas algumas dessas PALAVRAS nos jornais, revistas, embalagens (pode ter letras diferentes) e recorte. Uma POESIA! FOTOS também: aquelas interessantes, de impacto. Junte BOBAGENS miúdas (folha seca, moeda, clips, fósforos...).

#) Então, pegue uma folha de PAPEL, escolha 1 FORMATO (se vai dobrar, que tamanho é melhor - 1/4 da folha parece bom), e escreva/desenhe/rabisque TUDO À MÃO mesmo. NÃO ESQUEÇA: é frente e verso, precisa um lado estar certo com o outro... rss

$) COLE TUDO aquilo, que você catou, POR CIMA do que foi escrito à mão e TÁ PRONTO!

%) Custos - corra até uma xérox perto da sua casa e mande imprimir no papel colorido uns 50 ZINES aê! Com a cópia custando 40 centavos: [1 folha/4 Zines] + [frente e verso] = [2 xerox de 80 cents]. 8 REAL = 40 zines! tá mais que bom!

Sam Proof - como dobrar 1 ZINE!         



Youtube: Sam Proof


¨) Tá pronta a bomba: SUAS IDEIAS NO MUNDO!!

&) Distribua nos eventos, pra gente saber o que você pensa!

*) Aproveita Mané! Peça pro povo dar uma contribuição, interar na tua passagem pra roda de break! Será que vão gostar? Vão dizer não, vão dizer sim - e que se dane!

() O LIVRO É SEU - só pode ser bom!




Manifestações podem ser alegres também!
Graff Dub, do grupo OPNI/Santos.
Uh! Levantar o "pão-com-ovo"
é ver beleza nos detalhes - é Arte!



   Fora isso, um ZINE é organização MENTAL, integra o quinto elemento no Hip Hop, especialmente na LUTA pelo SOCIAL. Pensamentos bons precisam virar ações, melhoria de vida, superação. Pela remuneração dentro do H2: tenta-se de tudo! Projetos sociais, academias, artesanatos, criar Cia.'s, fazer shows... Não é nenhum super-star? Lógico - precisa colar com quem é de correria e vender seus motivos aí, ser reconhecido por sua moral. Ser Camelô De Si Mesmo é abrir oportunidades. Até mesmo: poder ficar dentro do H2, com algum cacau no bolso.


K-Lot e o Bonde dos Cria
no Visão da Favela-Brasil

MC Fiell entrevista K-Lot, com CD recem-lançado!!




Ou... Assista o filme na Telona:
VDFB e K-Lot (Clicaqui!)
Youtube: VisaoDeFavelaBrasil




   Antigamente existia "dar calote", "dar ideia no motô"... Tinha muito isso. Acabou. Fim da mamata pra molecada. Barrada no passe eletrônico, na catraca controlada - com toda a responsa do motorista-e-trocador com a fiscalização por vídeo. Não disse que era o ideal, mas tinha que "dar meu jeito". Tudo bem: era também uma façanha de garoto, tirando os perregues, um sorriso até rolava. Bom... Geral precisa ter o da passagem. Geral precisa.



Logo: CARF é instituição criada
para reduzir a miséria na periferia de Sampa
Também - é casa do B.Boy Gerson da Afro-Break!



   A manifestação é um aviso. O RAP é um aviso, um Zine faz o mesmo. É a libedade de expressão: quem sou?; o que estou achando disso tudo? - escrevo ali, escrevo aqui, me comunico. Revolta é outra coisa: faz "no braço", mete linchamento, enfrenta patrão, enfrenta até a polícia! Mas quando isso num dá, aí é que queimam ônibus... E geral sabe que num dá. É melhor previnir, pensar/fazer, comunicar ao mundo suas preocupações com as tragédias: mete RAP, BREAK, GRAFFITI, DJ, ZINE, dá seu aviso!


   No break? Mesma coisa. Bota um cartaz, ou uma faixa em cima da roda de break! Ou faz um grafite bem grande, abre a roda em frente essa parede! Tá escrito ali: BREAK CONTRA A FOME NO HAITI! BREAK PELA MELHORIA NA EDUCAÇÃO! BREAK CONTRA OS MUROS NA FAVELA! Daí, você fica por cima, com diálogo, inteligência e saúde. Quer ter o da passagem?: comunique ao mundo! Alguém vai entender, vai colar nessa, formar rede nisso. Não sai queimando ônibus logo da cara não! Dá de mole não. A câmera escondida pega e... Vão te enquadrar de terrorista; gaiola ni tu... Tudo ao contrário do que penso.


   Uma vez fiz uma poesia dedicada aos Moleques Dimenó. Dessas crianças que não aguentam a violência no lar, ou que são juradas de morte e ganham o mundo: dormindo em papelão, viver a vida pelas ruas... Isso, Boris Casoi, é uma vergonha secular! Póliticos sem-vergonha... Daí, "alguém dava" balas, chicletes pra vender, uns papelotes escritos à mão: eram decorados sistematicamente, um bordão de um jeito só - pra tod@s. Uma voz tipo robô. Não existe mais assim: hoje são adultos, desempregados levando uma fieira de balas, amendoins e giletes. Essa poesia envelheceu, é datada, mas traz de volta aquela voz dos meninos: uma voz que ainda ecoa triste, repetitiva vida da rua...



Evento Circulando 3
Raízes em Movimento

Poesia aos Meninos do Rio, os Dimenó...




Ou... Assista o filme na Telona:
Poeta Xandu in concert! (Clicaqui!)
Youtube: Broder Nader




   Ficar na rua, sem teto: isso é o fim da picada. Mas ficar sem ônibus, sem trem... Isso é meio brabo também. Sem ônibus, como é que eu poderia voltar lá de Campo Grande?
Pra mim? Longe a vera! Sem ônibus? Melhor seria desistir, morar por lá. Montar acampamento dentro da
Lona Cultural de Campo Grande!

          Claro que SIM:

                  - Rio Breaking batalha forte!





O Editorial Continua...

(Editorial Parte5: Rio Breaking, sinira da Z.O.! Só ClicarAqui!)









Retornar pras BATALHAS? Só apertar aê:


0 comentários: