Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger



Editorial dedicado aos Corres do Break!

(Editorial Parte5: Rio Breaking, batalha sinira na Z.O.!)


Lona Cultural de Campo Grande




   B.Girl Penelope e os B.Boyz JP Black e Max

                  - linha de combate na batalha Rio Breaking!

   Organizaram o corre no domingo (30 de maio), que foi bem assim: bem uns 300 B.Boyz e B.Girlz reunidos pela dança, ao som do DJ Willami, numa troca forte em Campo Grande - evento importantíssimo pro cenário Zona Oeste! Muito melhor que ficar em casa vendo o Faustão! E as fotos? Pros outros eu falo que é foto artística... Ai-que-ódio! essas fotos amarelas do meu celular!!!! Muita raiva que eu sinto! Ainda bem que a CUFA esteve por lá e filmou tudo! Só que... direitos reservados - não será fácil ver no ZineZeroZero.








   Olha a importância disso: reunir vários grupos escondidos por Itaguaí, Pedra, Guaratiba, Sepetiba e da cena fluminense: Rio das Ostras, Macaé, Unamar, Arraial do Cabo, Cabo Frio... B.Boy Jeft de Petrópolis foi jurado! Meu Deus! Foi monstro isso! Só faltou o B.Boy Filé - que tá trampando pra garantir as misturas em casa, que tá de cria novinha - b.boy filézinho! rss Inclusive foi o B.Boy Dimas que lembrou: a batalha de duplas organizada pelo Filé foi um marco em Sepetiba. Escola forte!






Sabe como é? 



Os Corres do Break ?

                        - São as Batalhas + Fortes!!


[JUN/2010]    








   Direita: Move!

   Esquerda: B.Girl Pê na produça!




   Boa parte da rapa veio de longe. Presente na RioBreaking, B.Boy Nareba veio de Macaé pra representar o CEMH2. Apesar da palidez na região, o CEMH2 vem se esforçando, organizando o Cidade Ocupada, que deve acontecer de novo em Julho. É o que esperamos - um repeteco do que foi em 2009, com casa cheia em Macaé! Mas deixemos pra falar dessa cena depois: as batalhas são + urgentes!






Direita: Max! na organização!




   Batalhas? Mais uma vez a família GBCR mostrou grande qualidade no bailado. Não foi nada fácil, pois ali estavam os pesos pesados do breaking Tuka e Leko da Muiraquitã Crew (2º lugar) - que só perderam porque o Skilo tava demais! Skilo e Jingal (Atari Funckerz) estavam mais que inspirados nesse dia, lenvando o prêmio de 1º lugar) - na última etapa do evento, já de noite!




    No vídeo:
Batalha na Rio Breaking

Leko & Tuca (win) vs. B.Boyz ? e ?



Ou... Assista o filme na Telona:
Batalha! (Clicaqui!)Youtube do FlowKidzCrew




-------Foto: B.boy de vermelho (?): manda de salto mortal sinistro!!





    Em terceiro ficaram os B.Boyz Rodrigo e Claudinho, da Reflexo Urbano, que também não deram moleza pra ninguém. Valeu família Híbrida! No mano-a-mano foi a vez do Doug, que derrubou o Troia, que estava num dia muito forte! Troia dança e na boca do povo isso é marmelada. Troia derrubou vários, desses que tem técnica "power" das boas - mas dança feito um robôzinho... Antes de tudo, break é dança. Num dianta treinar escondido, saber fazer e perder o FLOW nas músicas. Sinto muito - é assim.





    No vídeo:
Batalha FINAL na Rio Breaking

Skillo/Jingal vs. Claudinho/Rodrigo vs. Leko/Tuca



Ou... Assista o filme na Telona:
Batalha! (Clicaqui!)Youtube do FlowKidzCrew

*Skillo & Jingal VENCEM DE PAU!




   No B.Girlism: uma injustiça aconteceu. Pô, eu amo-adoro ver a pequena Lívia jogando forte! Mas botar ela na batalha é ver tod@s na plateia de torcida por ela! Pulando, invadindo a arena, batendo no chão até doer a mão - com força mesmo! Isso não foi justo com a B.Girl Chocolate, uma adol já, mais velha... Ficou toda sem jeito. Sei lá - é pensar isso melhor. B.Girl Mandinha (Atari Funckerz/GBCR), foi quem venceu no b.girling! Parabéns Amanda! Merecido.



Foto: Gang de Breaking Consciente da Rocinha





   A luta feminina taí! Foi uma oportunidade de conversar com a B.Girl Val - talvez a B.Girl mais completa da cena carioca. Estava ali, feliz com o Rio Breaking: pela variedade de estilos representados, pela vibe forte que imperou na Lona. Val dança desde 1998, quando se mudou pra Rocinha e logo conheceu o break da GBCR - e foi break pra sempre!



Foto: B.Girl Val, GBCR Hard Breaking!




   Perguntada sobre a cena feminista do breaking, falou um pouco sobre Hip Hop Mulheres (2010) em Carapicuíba/SP. Assitiu aos vários debates, onde teve a chance de falar sobre a importância do break na divulgação de uma cultura de respeito, sem preconceitos, nem de cor, nem de credo. Ela vê no break um diferencial, não vê como uma cena machista, o que gerou muitas criticas das colegas. No RAP, B.Girl Val fecha com a Nega Gizza: pela postura, pela voz forte. Depois de uma batalha de palavras, B.Girl D'Sá, Formiga e Val - mostraram ao público como é esse bailado do Break. É mulherada norótica!




Acima: arquibancada em chamas!

Centro: B.Boy P.J. Black nos Mic!

Direita: Arena de Batalha!








   É a força da Val, suas colegas B.Girl Miwa, FabGirl, Morgana, Aní, que fazem a linha de frente e a renovação da cena feminina no break. Conheci B.Girl Fabi: é cria de Caxias, começou há pouco tempo na correria da Lira de Ouro, e já estreiou na DC Kings - onde a B.Girl Negona deu moral forte na organização. Em Campo Grande as B.Girls Ariele, Luana, Estefânia formam uma nova geração na CJ Hip Hop, casa com longa história de break em Campo Grande. São as B.Girls na correria!




Na foto: B.Girl Negona, DC Queen!








   Desde o tempo em que os B.Boyz Reis, Foi e Jagal botaram frente na CJ, juntou B.Boy Tiano, B.Boy Cria, Crash - a região ganhou a batalha Batendo de Frente e nunca mais parou! Tiano falou que a Batendo de Frente de 2005 (ou 2004?) marcou a Zona Oeste inteira. E por causa disso, hoje temos break forte em Sepetiba, Campo Grande - e o Instinto Coletivo na Pedra de Guaratiba.



   Na foto:
  Rafael, Max Laser, Esposa:

     - beatboxing to be good!



   Fortalecendo por Coroa Grande /Itaguaí, marcou presença B.Boy Rafael, coordenador e coreógrafo da Expresso Break Crew. Local do Engenho, Rafael é professor na rede estadual e vive mil corres pra organizar o 3º Perifery Battle - agora no 1o de julho! Junto com a família Expresso Break estava Max Laser - um show de beat boxing! Das antigas (ex-Gang 309), Max teve a infância sofrida, "de rua", mas agora está muito feliz - vai aparecer no Faustão no domingo, dia 6 de junho! Mesmo dia da Batalha no Olimpo da Vila da Penha - organizada pelo B.Boy Fera e seus parceiros. Só levar uma TV pra batalha! kkk!







   Galerinha nova, B.Boy Jeferson, Rho, Ryo, Tito e Phug fazem a Super Star B.Boyz. Uma crew que mal começou e já entrou na correria - com alvo certeiro na Rio Breaking! Pois é, na agenda também entram no evento do Sítio Diamantina, pra representar pelo Hip Hop, divulgar o break, ocupar espaços! É isso aê, rapaziada!



Foto Abaixo: Super-Stars!




   Já no modelo mortal combate - B.Boy D-Ferente e gang da Flow Kids, B.Boy PH e os capetas da Z1, os inferninhos da Avenger - faltou o B.Boy Marral!! Deve tá traumatizado depois do furo de S.J. de Meriti... rss! Das antigas, B.Boy Lúcio Pedra esteve presente - com a IQ Fênix mostrando uma boa apresentação de crew!




  Acima:
        foot-working to kill!

  Centro:
        DJ Williami nas MK!

  Direita:
        D-Ferente e sua gangue!











B.Boy Lúcio Pedra convida geral pra formar nos Treinos de Break da Fundação, no Cantagalo, aos domingos!


   Popper Samuel ficou feliz com a Rio Breaking - nos últimos tempos, foi o 1º evento que incluiu as categorias popping, locking! A última vez que participou de um evento do Hip Hop com Popping - foi nos Estados Unidos. Samuel diz que a categoria é marginaizada, que outra crew que ele conhece é a One Face, de Belford mesmo. Canta, dança, o broder faz a diferença na The Kids Of Dance Crew, representando em alto estilo Nova Aurora/Belford Roxo.



Foto: The Kids Of Dance!




   Foi a oportunidade pro Samuel conhecer outros amantes da cultura popper: Popping Jeff, por exemplo. Jeff veio de Arraial do Cabo e não mede distância para estar junto com a Verbo Funky Crew, que predomina em Macaé. Vê a cena popping com otimismo, apesar dos poucos eventos: gostou muito da Batalha Final (2009/SP) e realizou o sonho de ir a França assistir ao Just Debout! - maior evento popper do mundo! Junto com Under Locker e Locker Roger, coordenador da VB, estiveram na Piano Locking, organizada pela Style Carioca, participaram da Quem é Quem, organizada pela Soul da Dança em Unamar - é popping pra detonar! Wagner Bi-o fez a final com Roberto Pica-Pau e saiu vencedor no popping...


   Bom popper também é o Lagartixa da GBCR - pura experiência! De olho no que eu fazia, deu a dica pra entrevistar o B.Boy Júlio - fera abrigado na casa do Fera. Importado do DF, Júlio integra a The Brooklin Crew, que mete break de rua todo 1º sábado do mês lá na Asa Sul - Centro de Brasília. Dos eventos, ele aconselha o 3 vs. 3, organizado pelo B.Boy Paulo, da Quebra De Movimento, e o Cidade vs. Cidade - onde sua crew saiu vencedora nesse 2010. No DF a cena é forte, com Estilo de Brasília, BSBGirls e toda a rapa calanga - B.Boy Julio represents!!





                   Broders an Sistas: cansei de escrever!

    Percorremos o Grande Rio quase todo, gastamos muito din-din em passagens, conhecemos pessoas novas, saldamos as crews que estão aí na correria. E quem quiser que use dos bons exemplos. Quer saber?


   Chega por Hoje!

       - voOu prOuutros cOorres dOo brReAakK:

                                      PáPum!PáPum!-Parará-Partiu!

1 braço! - Poeta Xandu       









      Hã? Sim! O Editorial: ACABOU pro mÊs de Junho!!!


Retornar pras BATALHAS? Só apertar aê:


2 comentários:

Unknown disse...

Passando para deichar um abraço para todos da cultura HIP HOP.
Também parabénizar o autor do blog meus parabéns tudo de bom ai mano um abraço até mais.
Dia 01/07/2010 PERIFERY EDIÇÃO ESPECIAL

Dimas/Sepetiba disse...

fala galera !
passando para deixar um salve a todos que fizeram parte direta ou indiretamente deste evento que por sinal vai ser referência para futuros encontros aqui na zona oeste !!
e não esquecendo também de parabenizar pela estrutura do blog que esta muito maneira!
vlw , fiquem na peace!!!