Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

...................................................................

Zine ØØ:  Editorial de Agosto! 
...................................................................



Arena Híbrida - os Breakerz nas Estrelas!




   Acordei! Acordei iluminado nesse dia cinza, nublado, frio pra xuxu. Três compromissos importantes na agenda: passar na mostra Dança Expressão, curtir o racha na Arena Híbrida e depois ainda: visitar o Corello DJ. Só rolé de responsa!




Rolé responsa: a pé, de buzu ou no carango Maverick!


   No Expressão no Grajaú, sorriso amarelo, num fui. Cobertor, preguiça... digo nada... rss Mas parti pro teatro Cacilda Becker (Largo do Machado/Flamengo), com uma certeza - o sangue ferve, o break é quente e a Arena é Híbrida! Colei na tardinha mais empolgante que já teve!


Sabe como é? 



   Junto-e-misturado

                        - em dia de Break Híbrido!


[AGO/2010]    











   Nessa noite, se eu tivesse sonhado, seria assim: grandes nomes da história do break, conversando aberto, irmanando forte junto com as crews atuais. Me belisca: isso não foi um sonho! Foi a segunda edição deste ano de 2010, a 6ª Arena Híbrida na veia do break!


Foto:
- à direita, entrada do Teatro
- à esquerda, Arena Híbrida!






   A organização não é tudo, mas é muito. Tipo assim: no teatro, a Híbrida contou com uma assistência impecável. A equipe colaborou pra que a emoção do público num virasse aquela bagunça de invadir as raias - bagunça saudável, vibe entre amigos, mas... bagunça, né?










   Melhor de tudo: cheguei a tempo! Ainda peguei boa parte da mesa de debates do break. Aê, altíssimo nível! Obra do Renato Cruz, que ficou de mediador na mesa. Convidados desconhecidos para muitos da nova geração, mas que são importantes, vieram de longe, artigo importado. Poeta Xandu também evoluiu no b.boy press: conseguiu tirar umas exclusivas com esses monstros do break!

Nas Fotos: atenção no debate e na trocação!




   Um dos que estiveram na mesa, foi Felipe Moura. É o B.Boy Ursão, mola mestra do X-Style Crew, grupo de muita experiência na cena breaker. Atualmente a X-Style se divide como grupo para competições e também nas apresentações - e, notícia boa, acabou de vencer a mostra de street dance da Xuxa! É exposição em alto nível na TV!







   Outro monstro apresentado pelo Arena é história do break brasileiro: Ismael Toledo. No break desde os primórdios, Toledo integrou a Cia. Hip De La Hop, crew paulistana que existiu entre 1993 e 1997 - vencendo cinco vezes o campeonato brasileiro.






   Essa crew fez sua marca no Brazilian Street Dance Festival, evento de nome internacional, que acontece todos os anos em Santos/SP. Toledo é um B.Boy completo, inclusive já teve a chance de morar em Nova Yorque, trazendo ao Brasil a técnica de David Gray em dança de rua - o Cárdio Funk.





Ao Lado: Ismael Toledo e Júlio Bottoni,

+ acima: Felipe Moura.


   Cavanha esteve na plateia, mas sua participação no debate foi inevitável. Afinal, Eduardo Reis Cavanha representa pelo Grupo de Rua de Niterói - grupo que acolhe alguns dos ídolos do Zine00, como o B.Boy Xuxu. Seu início foi na crew Street Master, de sua origem na Ilha do Governador. Com grande esforço criou o Grupo de Rua de Niteroi, participando dos melhores festivais do cenário nacional - o GRN chegou ao Spring Dance Festival (2003) e daí já era o topo! Precisa falar mais? Sem meias-palavras: o Arena trouxe o melhor do break pra quem chegou por lá!

Cavanha no style!



   Sobre o Arena, todos esses monstros foram unânimes em dizer: o evento foi completo! O break está crescendo em consideração, ganhando espaço sólido nos principais eventos de dança do Brasil. Felipe Moura esteve no Arena pela primeira vez e foi enfático: desse nível, só mesmo nos Festivais de Curitiba e Joinville, os melhores. Foi a mesma opinião do Cavanha, do Ismael Toledo... Todos disseram isso.



        

      Renato Cruz e B.Boy Uni

   Renato Cruz, mentor disso tudo, revelou ao Zine00 sua utopia: poder conduzir o Arena Híbrida ao nível Nacional e depois bater no Internacional. Por enquanto, já emplaca em nível inter-estadual. Demorou 6 meses para organizar os detalhes gerais e trazer uma mesa rica: com histórias do H2 de Uberlândia/MG, de São Paulo, além do Rio.




   Como é que foi? Toledo disse que Renato Cruz foi perfeito! Mostrou as várias histórias do break para as gangs da nova geração. Cavanha ressaltou a importância do Arena abrir-se para o trabalho autoral, além da parte competitiva.







   Em termos práticos, pela valorização e profissionalização do breaker, Renato fez questão de incluir uma bolsa por participação. Além da premiação final, todos os B.Boyz e B.Girlz que chegaram nas eliminatórias - TODOS tiveram uma gratificação simbólica. Mais que competidores, Cruz admira as diferentes correrias para se chegar ao topo - e o reconhecimento é o grande sucesso mostrado a cada evento do Arena Híbrida. Cruz - tu é o cara!




FootWork: B.Boy Vinícios






























   Correrias... É desse nível de moral que Toledo vê sua little family Tsunami All Stars, assim é a consideração do Cavanha pela Cia. Estilo de Belém, e o Felipe não esquece: teremos mais trocação no Festival de Dança no SESC de Nova Iguaçu (28/AGO)!! [click!]





B.Boy Leko, ao lado

Jurados abaixo:
B.Boy Lúcio Pedra
B.Girl Val
e Bruno?



   NADA DISSO aconteceria sem as crews! O Arena foi criado de crew pra crew! Visualmente, identifiquei vários: B.Boyz Lagartixa e Jorge da GBCR, Leko da Muiraquitã Crew, Vinícios da ??, da Atari Funckerz: Douglas e Amanda (2º lugar na CirclePrincz! rss), B.Boy Stal da Flow 021, Waguinho da CJ Hip-Hop - outros... Sim, muitos!










   Nas battles, Poeta Xandu assistiu vários nas disputas: Café, Hélio, Xuxu, Dieguinho, Rugal, Touquinha, Faell, Rodrigo, Vinícios, Russo... Até as quartas estive por lá - muito responsa!
















   MC Slow também. O MC que escreve todos os dias, poeta e apresentador de quase-todos os bons eventos, digamos... Arrebentou nos improvisos! Botou também um tanto de cultura pra fora, fez a chamada nos rachas de break - é MC frequente! Distribuiu CD's pela Frente das Mulheres do Hip-Hop, onde participa ativamente, organização que a cada dia representa melhor nossas minas de fé! Nós e as B.Girlz - na mesma luta!




MC Slow e DJ Willamy








   Na função, DJ Willamy como sempre: SCRATCH!






É o grande DJ das rodas de break na cena Rio, peça essencial para um bom espetáculo. E chegou a ser engraçado MC Slow, esticaaaando uma rima de improviso, numa demora do DJ em colocar o som da batalha! rss São as intimidades de palco no Hip-Hop!








   Casa cheia, tod@s estavam felizes com o evento. Um dia especial pra se encontrar geral no break-a-break, e muita expectativa pelas batalhas. Break de trocação. Só digo isso.





   Da plateia aos competidores, uma energia infinita fluiu por cada racha de batalha!









6ª Arena Hibrida

B.Boy Tevez vs. B.Boy Uni

Vencedor: Tevez



Ou... Assista na Telona:
Tevez vs. Uni (Clicaqui!)
Youtube: shadowkap



   E foi uma pena: sair antes de acabar não foi nada agradável... Bom enquanto durou:

          Um break iluminado!

                   


   - mas ainda precisava encontrar o Corello DJ. Tudo bem se você não curti baile charme - mas Poeta Xandu também precisa disso. O mundo black music de cabo a rabo - mora no coração!

   Ah! Sim! Renato Cruz ainda deixou um alô para todos os B.Boyz e B.Girlz:

                                  Persistência e Resistência!



                                    Valeu Cruz!

Valeu Híbrida!                              



Até a próxima Arena! - Poeta Xandu








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

1 comentários:

Renato Cruz disse...

E aí poeta Xandu , blz?

Ficou muito legal a matéria, fico muito agradecido pela moral que vc deu ao evento Arena Híbrida. É muita ralação, e desejo de fazer dar certo. A festa é de todos,Tamo junto, e organizado.

Abração
Renato Cruz