Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger



...................................................................
Poly Som - resistência ou derrota nos LP's?
...................................................................
Confira abaixo. (clica no Leia Mais!)
 


   Segundo o Blog Roxo, nos Estados Unidos as vendas de discos de vinil subiram consideravelmente. Chegaram a bater os 2,8 milhões de LPs produzidos até o reveillon 2010. Parece bom.

   A Poly Som! deve estar terminando a fase de reformas para reabrir... Não ouvi mais nada sobre ela. Parece que a demora é básica: algo muito mais no campo do "quem compra?" que propriamente o maquinário.

   A máquina precisa do acetato, que é uma fortuna, é importado. Toda a fábrica depende de uma "carcaça velha", mas boa, capaz de ser reciclada até o infinito: desde a mesa de corte até as prensas. A capacidade de produção será de 40 mil discos por mês, sendo que, com 5.000 LPs (2002) prensados por mês - já dava pra manter o risco no acetato, sem fechar as portas. Rezamos por isso.

   Se a fábrica existe até hoje, foi do coração de Nilton José Rocha, que se meteu nessa em 1999 - só há pouco tempo foi vendida a João Augusto, novo dono da Polysom.

   A fábrica pra funcionar assim, em baixa rotação, precisa de três funcionários essenciais: o técnico de corte - pra pilotar o torno, o rack e a mesa; o galvonoplasta - pra tocar a madre de acetato e moldar o vinil na prensa; e a secretária - pra anotar os pedidos.
Pedidos. Vamos perdir! Alô! Produtores! Peçam!


Poly Som

A Última Fábrica de Vinil da América Latina!!

*O documentário, filmado em plano-seqüência,
registra a rotina na fábrica de discos de vinil,
mostrando as etapas de produção dos LPs.
A Poly Som foi criada em 1999, quando os LP's
já eram produtos inviáveis - até hoje resiste
numa ruazinha escondida em Belford Roxo (RJ).
Vida longa! Long Play never die!



Ou... Assista na Telona:
Poly Som - produção em LP (Clicaqui!)
Youtube: glaucomalagoli


Fontes:
1- Matéria produzida pela web-editora Claudia Assef, sob o título "Poly Som, a guerreira fábrica de vinis de Belford Roxo, vai voltar à ativa" (13.02.09), acompanhada de reportagem da própria feita em 2002.
Acesso: novembro de 2009, no sítio: http://rraurl.com/blogs/tag/poly+som

2- Matéria produzida pelo site G1, sob o título "Polysom, a única fábrica de discos de vinil do Brasil, voltará a funcionar este ano em Belford Roxo", reproduzida no Blog Roxo.
Acesso: novembro de 2010, no sítio: http://blogroxo.wordpress.com/2009/07/20/polysom-a-unica-fabrica-de-discos-de-vinil-do-brasil-voltara-a-funcionar-este-ano-em-belford-roxo/











Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: