Rio, 23.o1.2o1o
A Reciclagem nos Breaks da Brisa!
Radialismo comunitário na Rocinha:
Um bate-bola sonoro entre
Hip-Hop, Lixo Urbano e Reciclagem.
Direção e Coordenação: Luiz Carlos dos Santos Pinto
ONG Responsável:
Grupo de Breaking Consciente da Rocinha - GBCR
Colaborador na elaboração do Projeto:
Alexandre Wilson de Oliveira Santos
(Consultor Sócio-Econômico)
Tipo de Contrato: Parceria
Início: 23 de janeiro de 2010.
Término: em aberto.
Introdução
As grandes cidades são contraditórias: vive-se o melhor do consumo, produtos de tecnologia avançada, ao mesmo tempo em que ocorrem graves problemas sociais e ambientais. Percebemos isso nos danos causados pela grande produção industrial, como poluição e dificuldades na coleta de lixo nas favelas, as consequências à saúde coletiva. O aumento do lixo urbano deve ser combatido: com discussão sobre ecologia, coleta seletiva e reciclagem de materiais com algum potencial econômico. Garrafas PET e papéis descartados são recicláveis ainda pouco aproveitados, que se somam a pobreza – questões preocupantes nos movimentos sociais, como consciência Ecológica.
Dentro dos novos movimentos sociais figuram as tribos culturais, sendo a cultura Hip Hop sua mais ativa face. O diálogo através do Hip-Hop conta com o apoio da GBCR, organização local capaz de atuar como facilitador na discussão ecológica com a juventude. A “noção de ciclos” está presente no Hip-Hop, na ecologia e na reciclagem. São idéias sociais interligadas. O presente projeto destina-se a compor um bloco para a programação semanal da rádio Brisa Rio FM, difusora comunitária da Rocinha. Com duração de uma hora, o programa proposto divide-se em: a) uma sessão musical sobre a “reciclagem” no Hip-Hop; e b) pauta informativa sobre ecologia urbana, com dados, reportagens e entrevistas, inseridos pontualmente no bloco.
No Hip Hop, movimento de expressão musical, o uso criativo dos meios eletrônicos sustenta a marca dos DJ’s e técnicos especializados, que usam as músicas já produzidas como matéria prima para fazer o ritmo do Break. São recortados trechos, modificados no tempo, nos efeitos, resultando em novo arranjo (samples) para a rima dos MC’s: o RAP é ritmo e poesia. Os MC’s prestam uma grande homenagem aos ícones da música Soul e Funk, Hit’s sonoros dos anos 60 e 70, inclusive nas versões brasileiras de época: samba-soul, swing-samba, sambalanço. É uma “reciclagem musical” – o Hip-Hop traz os bons e velhos tempos dos Bailes Black para o tempo atual.
O conteúdo musical seguirá a fórmula “samples e originais”. O conteúdo ecológico contemplará: dados de produção industrial, consumo e poluição/coleta urbana; informações sobre identificação segura dos descartáveis; valorização do artesanato com recicláveis na perspectiva de apontar soluções comunitárias. Ao término, os patrocinadores terão um veículo educativo em: práticas sustentáveis, coleta seletiva, além de indicar alternativas econômicas: o produto artesanal capaz de gerar renda. A meta é assegurar um meio ambiente sadio, bom legado às gerações futuras.
Cremos ser este um projeto significativo para modificar paisagens sociais e ecológicas:
– como um giro do LP nos Toca-Discos do Hip-Hop!
B.Boy Press
Break Todo Dia!
Poeta Xandu e ZineØØ
- Banca dos B-Boyzz
e-mail: gdbdbdg@gmail.com
Rio - RJ, Brazil
1) Dicas Para Leitura:
Zoom: [Tecla Ctrl] e gire a rodinha do mouse!
Cata-Palavra: [Tecla F3] digite e encontre!
2) Quais Infos ?
ZineZeroZero (blog e jornal comunitário); Hip Hop (arte-educação-trabalho); Produção (planos, metas, criações), Cultura (dicas de cultura geral e saúde), Notícias (festas, eventos, seminários, debates), Diário de Bordo (andamento e evolução).
+ Quem somos?
Somos o que somos, desde sempre diferentes.
+ H2
Cremos no hip hop como uma forma de pensar o MUNDO atual. Fazer Amigos, Mobilizar pessoas pela Consciência dos seus Atos, pelo ser Sadio, pelo Diálogo com a Sociedade - isso é muito mais!
+ Para começar do zerØ?
- Break é o ritmo! e na dança o B-boy bota a alma: faz seu bailado ligeiro. Para desenvolver o físico, a inteligência, o equilíbrio mental, entre na arena dos B.Boyz com a GBCR! A coisa é por aí!
- Poeta Xandu está fechado com a poesia do GOG, por isso: Gang De Breaking Da Banca Do Genival ou gdbdbdg - a coisa é por aí! Além de escritor neste blog, fã do Genival e Poeta, uso toda essa inspiração para criar a Palavra Trabalhada, em nossas Oficinas Culturais com Hip Hop.
+ GBCR e Poeta Xandu
- iniciamos um projeto conjunto de arte e educação e mergulhamos: de cabeça!
Estamos de acordo desde Ago/2009.
Tudo isso é só o começo, um bom começo!
Ernest Eugene Barnes Jr. nasceu em 1938, na Carolina do Norte/EUA. Começou a vida como jogador de futebol, mas logo tornou-se um bom artista gráfico. Sua pintura mais famosa é dos anos 70, capa do LP I Want You
- um clássico do Marvin Gaye!
Na Tela: The Sugar Shack (abaixo)
Bailão sinistro!
+ no Boom-Box?
Já está quase pronto! Demorô?
Aproveita e curte um som! Escutaê!
Som B.Boying da GBCR
CD GBCR: fx9 Respeite Essa História
CD GBCR: fx3 Mundo B-Boy
CD GBCR: fx15 Guitarra Gueto Music
CD GBCR: fx11 DJ Nino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário