Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger

Rio, 23.o1.2o1o



A Reciclagem nos Breaks da Brisa!


Radialismo comunitário na Rocinha:
Um bate-bola sonoro entre
Hip-Hop, Lixo Urbano e Reciclagem.



Direção e Coordenação: Luiz Carlos dos Santos Pinto

ONG Responsável:
Grupo de Breaking Consciente da Rocinha - GBCR



Colaborador na elaboração do Projeto:
Alexandre Wilson de Oliveira Santos
(Consultor Sócio-Econômico)
Tipo de Contrato: Parceria
Início: 23 de janeiro de 2010.
Término: em aberto.





I- Metodologia e Planejemento Geral

Levantamento de Informações
Realização: Dezembro de 2009 à Janeiro de 2010.
- Foram levantadas informações referentes aos seguintes tópicos:

1) Social
Dados sociais e econômicos, sobre os temas: pobreza e favelas no Rio de Janeiro(V), a favela da Rocinha em números e histórico local(V), o contexto social do adolescente da Rocinha(V).
2) Hip Hop
História e contexto social do Hip Hop nos EUA(V), histórico do Hip Hop no Rio de Janeiro(V), histórico da GBCR(V), a roda de Break na antropologia das danças populares(V).
3) Samples e Originais
Dados sobre a montagem de RAP’s Nacionais e Estrangeiros, com foco nas bases utilizadas nas rimas. A partir dessas bases buscamos reproduzir um pouco do cenário de época, especialmente na música Soul, Funk e Rithm’n Blues, com suas respectivas vertentes na música nacional: swing-samba, samba-soul e sambalanço.
4) Indústria, Poluição e Reciclagem
Dados sobre a indústria do petróleo no Brasil e no Mundo(V), dados específicos referentes à produção, distribuição, poluição e reciclagem em plástico PET e Papel(V).
5) Atividade Artesanal
Dados sobre manuseio e segurança na confecção de artesanatos em PET e Papel, métodos artesanais em PET e Papel, levantamento de mestres artesãos para serem entrevistados.
6) Implementação e Cronograma
Montagem de cronograma: a) selecionar recortes musicais em Hip-Hop e tratar do cenário de época, como história da música; b) selecionar os primeiros 10 sets musicais; c) articular parceiros na obtenção de entrevistas musicais e ícones nacionais; d) levantar informações sobre o lixo na circunvizinhança, modos de recolhimento seletivo e mestres artesãos em reciclagem; e) selecionar os entrevistados em reciclagem; f) separar o tempo em duas etapas: música e reciclagem; g) selecionar produtos, fabricantes e mercados capazes de patrocinar o projeto.
    Organizando: - As informações servem a redação do projeto, educar os locutores, preparo para implementação, conforme os itens acima: - Todos esses pontos já foram pesquisados.

0 comentários: