Zine ZerØ ZerØ

Porque tudo começa do zerØ____e pro zerØ até pode voltar.

FaceBook
Youtube
Amô
Saúde
Blogger
03/04/2010

Eva Todor




Eva Todor começou aos quatro anos, ainda em Budapeste, na Ópera Real da Hungria, aos 8 veio para o Brasil. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi bailarina, teve aulas com Maria Olenewa, e chegou a ter um bom nome. Começou na dança, mas migrou para o teatro de revista aos 14 anos, onde conheceu e casou-se com o diretor da companhia teatral, Luiz Iglesias.

O teatro de revista tinha dois gêneros: um gênero livre, que aceitava a nudez; outro mais familiar, como uma peça musical. Com a confusão, optou por uma companhia de comédia, aberta com seu próprio nome, o Eva, que ficou famosa: tipo de menina-moça, engraçada, mas nada pornográfico. Uma comédia fina, diz ela.




Iniciou pela TV Tupi, com o seriado Aventuras de Eva [em 1957], bem depois foi para a Globo, quando atuou em Locomotivas – e nunca mais parou de fazer televisão. Parou com o teatro porque, sem seus maridos, procurar peça, montar e financiar sozinha não era possível. Sobre a atualidade: “...hoje em dia é muito mais difícil. Agora uma companhia aluga um teatro por três meses e só abre sexta, sábado e domingo. Eu fiquei 23 anos no teatro Serrador, de segunda a segunda, peça em cima de peça, com temporadas longas em Portugal.”

Com seu primeiro, viveram juntos por 28 anos, até sua morte; depois casou-se com Paulo Nolding, da mesma carreira de empresariar teatro - por 25 anos. Diz: “Como é que vocês dois morrem e me deixam sozinha?”.  Era o tempo da novela Top Model, quando Boni acabou garantindo seu espaço na TV Globo, no quadro fixo de atores. Fez 21 trabalhos na Rede Globo (entre minisséries e novelas), uma das últimas foi a Caminho das Índias.


Acesso:
Rede Globo
Entrevistas: Da Hungria para o Brasil: Eva Todor recorda carreira e conta casos

24/01/2010 10h25 - Atualizado em 29/01/2010 14h12

http://redeglobo.globo.com/novidades/entrevistas/noticia/2010/01/entrevista-da-hungria-para-o-brasil-eva-todor-recorda-carreira-e-conta-casos.html








Quer as BATALHAS? Só apertar aê:


                            Vá para...

0 comentários: